A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
109 pág.
PROVA SUPORTE BASICO DE VIDA

Pré-visualização | Página 3 de 17

Ainda em relação à Carta de Ottawa, existem cinco pilares que regem o significado das ações de Promoção da Saúde.
Assim, leia atentamente as afirmativas abaixo e observe quais são verdadeiras ou falsas:
I. O primeiro pilar é o da construção de políticas públicas saudáveis, em que os políticos devem ter a saúde como prioridade no governo.
II. O segundo pilar é a criação de ambientes favoráveis, permitindo que a Promoção da Saúde trabalhe ações comunitárias para a melhoria das condições de vida. A participação popular na saúde deve ser encorajada.
III. O terceiro pilar é o reforço da ação comunitária, em que a população deve ser estimulada a ter uma visão socioecológica da saúde, encorajando a comunidade para cuidar dela mesma, do outro e do meio ambiente.
IV. O quarto pilar é o desenvolvimento de habilidades pessoais, em que deve existir um apoio ao desenvolvimento pessoal e social por meio da educação, do incentivo de habilidades e informação; favorecendo maior controle sobre a saúde e o meio ambiente.
V. O quinto pilar é a reorientação dos serviços de saúde, em que os serviços de saúde devem compartilhar os trabalhos de Promoção da Saúde entre comunidade, trabalhadores de saúde e instituições de saúde, privadas ou não. A atenção ao indivíduo deve ser global e integral.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, IV e V.
b. IV e V.
c. I, III e V.
d. I, III e IV.
e. II e III.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Nos dias atuais é necessário que existam maiores investimentos na área de Saneamento básico, principalmente no que diz respeito ao tratamento do esgoto. Em relação a esse assunto, leia as afirmações abaixo:
I. O esgoto pode ser doméstico e industrial, além da presença de águas pluviais (provenientes das chuvas) e águas de infiltração (provenientes do subsolo que são introduzidas na rede).
II. Em relação ao esgoto doméstico, esse possui características físicas, químicas e líquidas.
III. A falta de saneamento e de educação sanitária permite que os dejetos sejam lançados diretamente sobre o solo, criando, desse modo, situações favoráveis à transmissão de doenças.
IV. O destino adequado dos dejetos humanos não favorece o controle e prevenção de doenças a eles relacionadas.
Estão corretas as questões que se afirmam em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. I e II.
c. I e III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Somente a II.
Limpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O descarte dos resíduos produzidos tanto industrialmente como residencialmente deve ser adequado de acordo com o tipo de resíduo. Os resíduos perigosos devem ter atenção redobrada tanto para sua segregação como para seu descarte. As substâncias consideradas perigosas apresentam toxicidade, reatividade, corrosividade, inflamabilidade, explosividade, radiatividade, patogenicidade dentre outras características que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente. Para que esses resíduos perigosos tenham sua destinação final adequada é adotada a simbologia de risco da National Fire Protection Association (NFPA), dos EUA, também conhecida como Diagrama de Hommel. Nesse diagrama são expressos quatro tipos de risco que possuem coloração diferente para cada tipo. Baseado nesse diagrama, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Corrosividade (vermelho), Reatividade (amarelo), Inflamabilidade (azul), Riscos específicos (branca).
b. Infecção (vermelho), Corrosividade (amarelo), Riscos à saúde (azul), Riscos específicos (branca).
c. Corrosividade (vermelho), Reatividade (amarelo), Riscos à saúde (azul), Riscos específicos (branca).
d. Inflamabilidade (vermelho), Reatividade (amarelo), Riscos à saúde (azul), Riscos específicos (branca).
e. Inflamabilidade (vermelho), Corrosividade (amarelo), Riscos à saúde (azul), Riscos específicos (branca).
Limpar minha escolha
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O planejamento urbano é um processo que visa a melhora da qualidade de vida das pessoas. Esse processo acontece desde o ano 3.500 a.C. No entanto, ainda hoje, principalmente nas grandes metrópoles, é possível detectar a falta de planejamento urbano. Baseado nesses aspectos, leia as afirmações abaixo:
I. O planejamento urbano pode ser um planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.
II. Com a chegada das indústrias nos séculos XVII e XIX houve a necessidade de melhores condições de vida e saúde, incluindo um replanejamento urbano.
III. O planejamento urbano lida com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano.
IV. Para um adequado planejamento urbano é necessário que o solo esteja adequado, pois a presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, prejudica as formas de vida e seu desenvolvimento regular.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa I.
b. Somente a alternativa II.
c. I e III.
d. Todas as alternativas.
e. Somente a alternativa III.
Limpar minha escolha
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Durante a evolução social do homem, ele passou a utilizar os recursos naturais sem pensar nas gerações futuras ou, mesmo, sem pensar nas consequências do uso abusivo dos recursos sobre a sua saúde. Na era primitiva, esses recursos não custavam nada (financeiramente) e ainda estavam disponíveis com certa abundância a todos que necessitavam deles. Mas, atualmente, esse quadro mudou. A sociedade evoluiu e o crescimento populacional favoreceu à escassez desses recursos, comprometendo a utilização deles. Assim, o homem passou a pagar pelo uso de alguns desses recursos. Por exemplo, para que tenhamos água potável (água própria para o consumo) em nossa residência, temos que pagar por ela. Refletindo sobre o que foi descrito anteriormente, assinale a afirmativa correta:
Escolha uma:
a. Campanhas educativas favorecem o consumo racional dos recursos naturais, mesmo pagando por eles.
b. O pagamento do recurso natural evita seu desperdício.
c. O pagamento do recurso natural desfavorece o seu desperdício, sendo que o pagamento do recurso não está associado à sua escassez.
d. O pagamento do recurso natural nos dá o direito de usá-lo sem pensar no quanto podemos desperdiçá-lo.
e. O pagamento do recurso natural não está associado à sua escassez.
Limpar minha escolha
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Todos os trabalhadores, independentemente da área atuante, necessitam de se precaver dos riscos no ambiente de trabalho. Em relação a esses riscos, assinale quais são os cinco riscos classificados pelo Ministério do Trabalho:
Escolha uma:
a. Risco de queda, risco ergonômico, risco físico, risco químico e risco biológico.
b. Risco de acidente, risco ergonômico, risco físico, risco químico e risco biológico.
c. Risco de queda, risco cancerígeno, risco físico, risco químico e risco biológico.
d. Risco de acidente, risco ergonômico, risco psíquico, risco químico e risco biológico.
e. Risco de acidente, risco ergonômico, risco psíquico, risco físico e risco biológico.
Limpar minha escolha
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Antes da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a falta de tratamento médico para a população mais carente permitiu a criação das Casas de Misericórdia. Em relação a esta época, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nesse período, as políticas de saúde eram trazidas do exterior e tinham sempre como alvo a população trabalhadora.
b. A primeira campanha de saúde foi realizada em Olinda, contra a febre amarela, e teve como preocupação as futuras gerações e a contaminação dessas.
c. As Casas de Misericórdia foram abertas para o tratamento da população carente e lá eram usadas as sangrias e medicina popular para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.