Buscar

Suporte Básico de Vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Suporte Básico de Vida
1) Quando o atendimento APH se trata de um politrauma, é preciso que haja a sistematização da assistência. De acordo com o consenso geral, a avaliação rápida e precisa da vítima de trauma é de extrema importância para que as medidas sejam aplicadas corretamente. Avalie as opções abaixo e escolha aquela que informa corretamente (completamente) quais são as etapas da sistematização do atendimento ao politraumatizado:
R= Preparação, triagem, exame primário (CAB), reanimação, medidas auxiliares ao exame primário e reanimação, exame secundário e história pregressa, medidas auxiliares ao exame secundário e cuidados definitivos.
2) Entendendo o conceito de suporte básico de vida (SBV) e suas características, escolha a alternativa correta:
R=O SBV isenta procedimentos invasivos, podendo ser realizados por leigos previamente treinados.
3) O trauma é a terceira causa mais comum de morte, sendo entendido como uma doença de caráter endêmico na sociedade moderna. Sendo doença, foram estabelecidas estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação com o intuito de reduzir morbimortalidade. Pelo mesmo motivo, foram estabelecidos os picos temporais de morte, descrevendo três picos. Aponte a alternativa que descreve os três picos temporais:
R= Morte imediata, morte prematura e morte tardia.
4) Leia atentamente o texto:
“O oxigênio é fonte de vida, sendo distribuído para todo o corpo através dos batimentos do coração. Na ausência destes batimentos, há sofrimento potencialmente fatal, na maioria dos órgãos do corpo humano, principalmente o cérebro.”
R=Baseado nas evidências de que a manutenção da nutrição celular pelo oxigênio deverá ser prioridade no atendimento de urgência e emergência, a massagem cardíaca deverá ser iniciada assim que iniciadas as manobras de RCP, já que o sangue circulante é que garante a nutrição celular nos primeiros minutos de PCR.
5) Durante a avaliação e controle de hemorragia, alguns parâmetros de avaliação primária poderão auxiliar o socorrista. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que descreve estes parâmetros corretamente:
R= Nível de consciência, coloração da pele e pulsos.
6) Em caso de acidentes com escorpiões, o procedimento correto é:
R=Fazer compressas mornas e dar analgésicos até que a vítima chegue ao atendimento médico.
7) A avaliação das vias aéreas com proteção da região cervical visa prioritariamente:
R= Avaliar a presença ou não de alguma obstrução das vias aéreas sem causar lesão cervical.
8) “A angina é uma dor característica, em aperto ou como um peso na região retroesternal, que se irradia para pescoço, membros superiores e tórax anterior. Pode ser acompanhada de sudorese, palidez, falta de ar e sensação de morte iminente. A dor que não cessa após 15 minutos (apesar do uso de medicamentos) pode ser indicativa de lesão miocárdica”.
R=Acionar o sistema APH, realizar CAB inicial, questionar a vítima sobre episódios anteriores e orientar mastigar duas aspirinas, aguardar socorro, se houver rebaixamento do nível de consciência, iniciar manobras de RCP.
9) Os acidentes causados por queimaduras são os que acometem a pele e causam as lesões mais devastadoras que o corpo humano pode sofrer. Neste tipo de acidente, o corpo libera mediadores celulares e humorais que determinam a alteração da permeabilidade capilar, metabólica e imunológica, levando a distúrbios hidroeletrolítico, desnutrição e infecção. (COSTA et. al., 1999, p. 181).
O atendimento à vítima de queimadura vai ter o protocolo modificado a depender do tipo de acidente. Escolha a alternativa que informa todos os tipos de acidentes causados por queimadura:
R=Podem ser de primeiro, segundo e terceiro grau, por inalação, queimaduras químicas, térmicas e elétricas.
10) O traumatismo cranioencefálico (TCE) representa uma alta prevalência nas situações de emergência seja em decorrência de acidentes automobilísticos ou sequelas físicas permanentes a outros tipos de acidentes. Desta forma, o conhecimento dos diversos traumas encefálicos e a melhor abordagem de tratamento, são fatores essenciais para o sucesso no primeiro atendimento. Assim, avalie as alternativas e escolha a que apresenta todos estes tipos de traumas:
R=Concussão, contusão, hematoma cerebral (epidural e subdural), subaracnóideo e intraparenquimatoso.
11) No momento em que a vítima é atendida, dentro do elo precoce de atendimento, serão avaliados: o nível de consciência, respiração, presença de hemorragias, tamanho e simetria pupilar, temperatura corporal, presença de ferimentos, incapacidade funcional e áreas dolorosas.
Entendendo todas as fases, o momento acima se refere a:
R=Atendimento secundário.
12) Durante o primeiro atendimento da vítima de trauma cervical, o socorrista deverá ficar atento a sinais como:
R= Alteração do nível de consciência, dor ou sensibilidade na região cervical e alterações motoras e sensitivas.
13) Quanto à consolidação de uma política pública para os atendimentos de urgência e emergência, podemos observar que foram implementadas estratégias de atendimento de forma que o tempo fosse o fator determinante para as ações. Assim, temos como conceito de urgência e emergência, respectivamente:
R= Significa uma situação imprevista, com ou sem risco potencial de vida, mas que a vítima necessita de atendimento médico imediatamente. Significa uma situação de risco iminente de vida ou de sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
14) As fraturas podem ser classificadas como fechadas (há lesão do tecido ósseo, mas sem lesão do tecido tegumentar) e expostas (há lesão tegumentar com aparecimento de tecido ósseo). Os sinais e sintomas vão variar entre estes dois tipos de fraturas, apresentando alguns componentes diferenciais como tipo de dor e possibilidade de infecção. Caberá ao socorrista, realizar a triagem e conduzir o atendimento conforme protocolo já estabelecido, diferenciando a abordagem no tipo de fratura fechada e aberta. Aponte a alternativa que estabelece corretamente as duas abordagens:
R=Fratura fechada: compressas de gelo e fratura exposta: cobrir com compressas.
15) “A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos e é regida por três fatores: a força do coração, o diâmetro do vaso e o volume de sangue circulante. Quaisquer alterações em um destes fatores, poderá alterar o valor da pressão arterial” (GUYTON, 2011).
R=No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.
16) Leia atentamente o texto:
“O coração é um órgão oco, que possui a função de bombear o sangue pelo corpo. Este órgão possui quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos. O sangue chega da grande circulação pela veia cava no átrio direito.”
R= Quando o sangue chega ao átrio direito, significa que ele está carregado de CO2 e que esta etapa faz parte da circulação sistêmica.
17) O afogamento caracteriza um acidente em que a vítima corre risco de morte por sufocação atribuída à asfixia causada pela aspiração de líquidos. Quanto à segurança do socorrista neste tipo de acidente, é sabido que ele não poderá intervir se:
R=Se o socorrista não souber nadar ou não estiver seguro da estrutura geográfica do espaço aquático.
18) Quanto ao exame primário, podemos dizer que:
R=Deve ser realizado de 5 a 10 minutos e contemplar o mnemônico ABCDE (atenção à inversão CAB) do trauma (ATLS).
19) Antes de iniciar um atendimento, o socorrista deverá “avaliar o cenário” para dimensionar os riscos potenciais. Escolha a alternativa que representa assertivamente e na sequência correta, os parâmetros que deverão ser contemplados nesta avaliação de cenário, imediatamente antes da intervenção:
R=Segurança; cinemática do trauma; bioproteção; triagem e número de vítimas.
20) Devido à alta prevalência de fibrilação e taquicardia ventricular (FV e TV) nos atendimentos de urgência e emergência, ficou regulamentado o uso do DEA (desfibriladores externos automáticos) em locais públicos, por pessoas treinadas ou leigas. Escolha a alternativaque melhor explica a decisão sobre o uso do equipamento, inclusive por pessoas leigas:
R=A decisão se deve à constatação de que a desfibrilação precoce é o elo da corrente que mais pode aumentar os índices de sobrevivência fora do ambiente hospitalar.
 
Suporte Básico de Vida
 
1) Quando o atendimento APH se trata de um politrauma
, é preciso que haja a 
sistematização da assistência. De acordo com o consenso geral, a avaliação rápida e 
precisa da vítima de trauma é de extrema importância para que as medidas sejam 
aplicadas corretamente. Avalie as opções abaixo e escolha aquela que i
nforma 
corretamente (completamente) quais são as etapas da sistematização do 
atendimento ao politraumatizado:
 
R=
 
Preparação, triagem, exame primário (CAB), reanimação, medidas auxiliares ao 
exame primário e reanimação, exame secundário e história pregressa
, medidas 
auxiliares ao exame secundário e cuidados definitivos.
 
2)
 
Entendendo o conceito de suporte básico de vida (SBV) e suas características, 
escolha a alternativa correta:
 
R=O SBV isenta procedimentos invasivos, podendo ser realizados por leigos 
previamente treinados.
 
3)
 
O trauma é a terceira causa mais comum de morte, sendo entendido como uma 
doença de caráter endêmico na sociedade moderna. Sendo doença, foram 
estabelecidas estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação com o 
intuit
o de reduzir morbimortalidade. Pelo mesmo motivo, foram estabelecidos os 
picos temporais de morte, descrevendo três picos. Aponte a alternativa que descreve 
os três picos temporais:
 
R=
 
Morte imediata, morte prematura e morte tardia.
 
4)
 
Leia atentamente o t
exto:
 
“O oxigênio é fonte de vida, sendo distribuído para todo o corpo através dos 
batimentos do coração. Na ausência destes batimentos, há sofrimento 
potencialmente fatal, na maioria dos órgãos do corpo humano, principalmente o 
cérebro.”
 
R=Baseado nas 
evidências de que a manutenção da nutrição celular pelo oxigênio 
deverá ser prioridade no atendimento de urgência e emergência, a massagem 
cardíaca deverá ser iniciada assim que iniciadas as manobras de RCP, já que o 
sangue circulante é que garante a nutri
ção celular nos primeiros minutos de PCR.
 
5)
 
Durante a avaliação e controle de hemorragia, alguns parâmetros de avaliação 
primária poderão auxiliar o socorrista. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que 
descreve estes parâmetros corretamente:
 
R=
 
Nível 
de consciência, coloração da pele e pulsos.
 
6)
 
Em caso de acidentes com escorpiões, o procedimento correto é:
 
R=Fazer compressas mornas e dar analgésicos até que a vítima chegue ao 
atendimento médico.
 
7)
 
A avaliação das vias aéreas com proteção da região 
cervical visa prioritariamente:
 
R=
 
Avaliar a presença ou não de alguma obstrução das vias aéreas sem causar 
lesão cervical.
 
8)
 
“A angina é uma dor característica, em aperto ou como um peso na região 
retroesternal, que se irradia para pescoço, membros super
iores e tórax anterior. 
Pode ser acompanhada de sudorese, palidez, falta de ar e sensação de morte 
iminente. A dor que não cessa após 15 minutos (apesar do uso de medicamentos) 
pode ser indicativa de lesão miocárdica”.
 
 
Suporte Básico de Vida 
1) Quando o atendimento APH se trata de um politrauma, é preciso que haja a 
sistematização da assistência. De acordo com o consenso geral, a avaliação rápida e 
precisa da vítima de trauma é de extrema importância para que as medidas sejam 
aplicadas corretamente. Avalie as opções abaixo e escolha aquela que informa 
corretamente (completamente) quais são as etapas da sistematização do 
atendimento ao politraumatizado: 
R= Preparação, triagem, exame primário (CAB), reanimação, medidas auxiliares ao 
exame primário e reanimação, exame secundário e história pregressa, medidas 
auxiliares ao exame secundário e cuidados definitivos. 
2) Entendendo o conceito de suporte básico de vida (SBV) e suas características, 
escolha a alternativa correta: 
R=O SBV isenta procedimentos invasivos, podendo ser realizados por leigos 
previamente treinados. 
3) O trauma é a terceira causa mais comum de morte, sendo entendido como uma 
doença de caráter endêmico na sociedade moderna. Sendo doença, foram 
estabelecidas estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação com o 
intuito de reduzir morbimortalidade. Pelo mesmo motivo, foram estabelecidos os 
picos temporais de morte, descrevendo três picos. Aponte a alternativa que descreve 
os três picos temporais: 
R= Morte imediata, morte prematura e morte tardia. 
4) Leia atentamente o texto: 
“O oxigênio é fonte de vida, sendo distribuído para todo o corpo através dos 
batimentos do coração. Na ausência destes batimentos, há sofrimento 
potencialmente fatal, na maioria dos órgãos do corpo humano, principalmente o 
cérebro.” 
R=Baseado nas evidências de que a manutenção da nutrição celular pelo oxigênio 
deverá ser prioridade no atendimento de urgência e emergência, a massagem 
cardíaca deverá ser iniciada assim que iniciadas as manobras de RCP, já que o 
sangue circulante é que garante a nutrição celular nos primeiros minutos de PCR. 
5) Durante a avaliação e controle de hemorragia, alguns parâmetros de avaliação 
primária poderão auxiliar o socorrista. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que 
descreve estes parâmetros corretamente: 
R= Nível de consciência, coloração da pele e pulsos. 
6) Em caso de acidentes com escorpiões, o procedimento correto é: 
R=Fazer compressas mornas e dar analgésicos até que a vítima chegue ao 
atendimento médico. 
7) A avaliação das vias aéreas com proteção da região cervical visa prioritariamente: 
R= Avaliar a presença ou não de alguma obstrução das vias aéreas sem causar 
lesão cervical. 
8) “A angina é uma dor característica, em aperto ou como um peso na região 
retroesternal, que se irradia para pescoço, membros superiores e tórax anterior. 
Pode ser acompanhada de sudorese, palidez, falta de ar e sensação de morte 
iminente. A dor que não cessa após 15 minutos (apesar do uso de medicamentos) 
pode ser indicativa de lesão miocárdica”.

Continue navegando