Buscar

Licenciatura em foco

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Ana Clara Santos de Lima (979283)	
Disciplina:
Licenciatura em Foco (LED107)
Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668355) ( peso.:3,00)
Prova:
29173789
Nota da Prova:
10,00
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1.	A educação intercultural e os direitos humanos nos fazem construir diversos caminhos. Como educadores, somos desafiados a promover processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que impregnam, muitas vezes, com caráter difuso, as relações sociais e educacionais que configuram os contextos em que vivemos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
✔ a)A naturalização é um componente que faz em grande parte invisível e especialmente complexa esta problemática, que invade e povoa nossos imaginários individuais e sociais.
bA natureza humana, advinda de fatores sociais, muitas vezes vem sendo inserida a contextos preconceituosos, não levando em conta o lado individual do ser humano.
c)Um dos fatores de ser natural é abdicar os direitos das crianças, propondo ações exclusivas para cada sociedade, para tornar um ambiente mais acessível.
d)Ao se naturalizar com posturas incorretas, a sociedade se acostuma com práticas discriminatórias, prejudicando a natureza das situações advindas de várias culturas.
2.	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
✔a)É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
b)É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
c)É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
d)É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
3.A perspectiva intercultural surgiu da necessidade de dar um novo norte ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo. Assim, a inclusão das diferentes comunidades socioculturais é de suma importância. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito dinâmico e histórico de cultura é importante nessa perspectiva.
II- O conceito histórico de cultura é importante nessa perspectiva.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
IV- O conceito dinâmico, múltiplo e histórico de cultura é importante nessa perspectiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)As sentenças II e IV estão corretas.
b)Somente a sentença IV está correta.
✔c)As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)Somente a sentença I está correta.
4.A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social.
II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos
III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)As sentenças III e IV estão corretas.
b)As sentenças II e III estão corretas.
c)As sentenças I, II e III estão corretas.
✔ d)	Somente a sentença IV está correta.
5.A filosofia nos leva a pensar e questionar sobre situações da realidade. Esse pensar e questionar não é feito de qualquer maneira, ele deve ter alguns critérios para que se diga uma reflexão filosófica. Nesse aspecto, é preciso que contemple três requisitos. Quais são eles?
✔a)A radicalidade, o rigor e o conjunto.
b)A espontaneidade, a flexibilidade e a individualidade.
 c)A criatividade, a mobilização e a flexibilidade.
 d)O conjunto, a radicalidade e a espontaneidade.
6.O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a pretensão de universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. Para tanto, elaborou algumas estratégias. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Criar mais salas de recursos multifuncionais.
II- Promover a formação de professores de AEE.
III- Aumentar a oferta do AEE.
IV- Limitar o acesso à escola de quem recebe o benefício de prestação continuada.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)Somente a sentença II está correta.
✔b)As sentenças I, II e III estão corretas.
c)As sentenças III e IV estão corretas.
d)As sentenças I e IV estão corretas.
7.A educação não formal é uma atividade com uma intencionalidade, mas com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, bem como na escola e nas atividades extracurriculares que integram os conhecimentos da educação formal. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande desafio da escola não é investir na superação da discriminação.
II- O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo
IV- A discriminação surgiu de interpretações deturpadas com a finalidade de manipular a opinião e justificar a escravidão.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)As sentenças I e III estão corretas.
✔ b)As sentenças II, III e IV estão corretas.
c)Somente a sentença I está correta.
d)As sentenças I e IV estão corretas.
8.Existe a necessidade de o futuro professor construir suas novas respostas para os problemas da educação. Nesse sentido, devemos nos atentar à tecnologia no âmbito educacional. Sobre a tecnologia na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não observar as contradições desse processo social.
( ) Superar contradições teóricas e práticas.
( ) Observar as contradições desse processo social.
( ) Não superar contradições teóricas e práticas, bem como observar as contradições desse processo social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)V - V - V - F.
b)F - F - V - V.
✔c)F - V - V - F.
d)V - F - F - F.
9.Seria ingenuidade acreditar que o acesso à informação e à tecnologia será equalizador dos problemas sociais, pois a disparidade social não é uma questão de acessibilidade, mas sim de políticas públicas. A promoção das mídias educacionais, na visão tradicional, tem cumprido o mesmo discurso. Sobre esses artefatos digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O computador e os outros artefatos digitais são as ferramentas que, na atualidade, não centralizam o discurso da publicidadee do consumo.
( ) Deve-se debater sobre a concepção de tecnologia presente na educação, especialmente em nosso recorte sobre as mídias eletrônicas.
( ) Deve-se destacar a supervalorização moral das tecnologias, bem como a informatização das rotinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)V - V - V.
b)F - V - F.
c)F - F - V.
✔d)V - F - F.
10.A internet modificou a forma como consumimos conteúdo. Com ela, novas tecnologias buscam dinamizar a forma como as informações são transmitidas para o consumidor. Dentre elas, uma vem ganhando visibilidade pela flexibilidade e facilidade de disseminação. Nessa tecnologia, o produtor do conteúdo pode se expressar de várias maneiras, discorrendo sobre assuntos diversos, como séries de TV, cinema, literatura, carreira profissional, cultura, humor, jogos, História, cotidiano, entre outros. Sobre o tipo apresentado de ferramenta que pode ser utilizada pelo docente na aplicação das TICs em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
a)Portal da TV Escola.
b)Portal da Matemática.
✔c)Poadcast.
d)Blogs.
11.	(ENADE, 2011) Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. A receita "Tacacá", comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
 a)Um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
✔b)Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas
c)Um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
 d)Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
12.(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
✔a)A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
b)A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c)A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
d)A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.

Continue navegando