Buscar

Filologia Portuguesa (LET40) - Avaliacao FINAL (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Filologia Portuguesa (LET40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669094) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29322773
	
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Durante muito tempo, as concepções de linguagem coexistiram e, em alguns casos, competiram entre si. A forma de enxergar a língua/linguagem determina, em muito, as nossas práticas pedagógicas diárias. Em alguns casos, viu-se a língua como algo coeso e perfeito, regras fixas a serem seguidas. Em outros, foi-se para outro extremo: a de que tudo é possível, segundo o desejo do autor/falante. A partir de Geraldi (1997, 8-13), "Admitir uma indeterminação absoluta da linguagem seria trocar uma ilusão por outra: a ilusão da uniformidade pela ilusão da multiplicidade indeterminada". Disserte sobre sobre a ilusão da uniformidade da língua e sobre a multiplicidade indeterminada.
FONTE: GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: M. Fontes, 1997. p. 8-13.
	Resposta Esperada:
A citação demonstra dois extremos e duas ilusões. A de que a língua é totalmente coerente (uniformidade da língua), coesa ? cabe ao autor/falante se adaptar a essa língua perfeita, sabendo utilizá-la, dominando-a em sua totalidade. Em outro momento, surge outra ilusão (multiplicidade indeterminada): a de que o falante pode usar de sua subjetividade, livremente, sem quaisquer cuidados referentes à situacionalidade, contexto e aos interlocutores. Nos dois casos, a ilusão impera, visto que a língua possui regularidades e convenções e, também, pode ser elaborada nas mãos de autores e falantes ? pode ser moldada e adaptada.
	2.
	A língua como sistema construído em coletivo pode receber uma imensidade de olhares e análises. As correntes teóricas são variadas, assim como a forma de abordagem a partir de uma mesma corrente. Em se tratando da Linguística Aplicada, podemos observar duas abordagens predominantes. Disserte sobre a análise diacrônica e a sincrônica: características de cada uma dessas vertentes.
	Resposta Esperada:
Na sincrônica, realizamos um estudo em um momento histórico específico. É possível comparar esse estudo a uma fotografia - um momento capturado e analisado. Já a análise diacrônica de uma língua lança um olhar do presente ao passado, ou seja, procura entender o que ela fez para vir a ser o que é hoje.
Parte inferior do formulário

Continue navegando