Buscar

atividade57222

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EAD
)
Disciplina de INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
Professora: APARECIDA ROSIVANIA SANTOS DE LIMA 
Aluno (a): Sandra Aparecida da Silva Contezini RGM: 183.2939
ATIVIDADE DAS AULAS – 01, 02, 03 e 04
Preencha o gabarito com a alternativa de cada atividade.
Será corrigido somente o gabarito.
	01
	02
	D
	C
 
 
1) Um dos componentes que dão materialidade aos elementos do Projeto Ético-Político do Serviço Social é a dimensão jurídico-política da profissão. Há, nessa dimensão, duas esferas distintas, porém articuladas, são elas:
(A) um aparato jurídico-político profissional e um aparato jurídico-político vinculado ao Estado.
(B) um aparato jurídico-político profissional e um aparato jurídico-politico ligado às classes sociais.
(C) um aparato jurídico-político profissional e um aparato jurídico-politico ligado aos movimentos sociais.
(D) um aparato jurídico-político estritamente profissional e um aparato jurídico-político mais abrangente.
(E) um aparato jurídico-político profissional e um aparato jurídico-político ligado às causas trabalhistas.
2) Hoje é consensual que, no Brasil, o Serviço Social se origina no seio do movimento católico, mas seu processo de profissionalização e legitimação está vinculado à expansão das grandes instituições assistenciais em um período histórico marcado pelo aprofundamento do corporativismo do Estado e por uma política econômica industrializante. A expansão do proletariado urbano cria a necessidade política de controlar e absorver este contingente. O Estado, incorporando parte das reivindicações populares, amplia a base legal da cidadania, mediante uma intensa legislação social e sindical.
 Este período da história brasileira refere-se 
(A) à República Velha (1889-1930). 
(B) à Segunda República (1930-1937). 
(C) ao Estado Novo (1937-1945). 
(D) à Quarta República (1945-1964). 
(E) à transição democrática (1985-1988).
3) Explique como pode ser compreendido o processo de reprodução das relações sociais.
O processo de produção e reprodução das relações sociais, pode ser entendida com a reprodução da vida social em todos os sentidos material, de produção, a religião, ou seja, de todos as maneiras que o ser humano se posiciona em seu dia a dia. Observando que seu produto não é a prioridade do mercado a esfera privilegiada na compreensão da vida social, é a esfera da distribuição da riqueza, visto que, as leis históricas que regem a sua produção são tidas como leis “naturais”, isto é, assemelhadas àquelas da natureza, de difícil alteração por parte da ação humana. Quando se trata de processo de reprodução das relações sociais, não se reduz, pois, à reprodução da força viva de trabalho e dos meios materiais de produção, cita-se a reprodução das forças produtivas sociais do trabalho e das relações de produção na sua globalidade, envolvendo sujeitos e suas lutas sociais, as relações de poder e os antagonismos de classes. Envolve a reprodução da vida material e da vida espiritual, isto é, das formas de consciência social, podendo ser jurídicas, religiosas, artísticas, filosóficas e científicas, e é através das quais os homens tomam consciência das mudanças ocorridas nas condições materiais de produção, pensam e se posicionam perante a vida em sociedade
4) Os estudos em bases científicas procuraram um modelo para o Serviço Social brasileiro, sendo dois pontos bem importantes nesta construção, os encontros de Araxá (1967) e de Teresópolis (1970). Considerando os seminários de Araxá e Teresópolis, faça um texto de 10 a 15 linhas descrevendo suas principais características.
O seminário de Araxá teve o objetivo de examinar a questão da Teorização do Serviço Social e neste documento obtive pontos importantes: como características a promoção e prevenção na atuação, deixou de ser uma opção para ser uma linha de seguimentos, a enfatização nos direitos humanos, onde visava a promoção do homem e a relação de cuidados e deveres deles como se desse condições de vida e de melhora que ele já tinha, mas não sabia 
direitos humanos a promoção do homem e a relação e deveres, condições de vida e de melhoria os direitos que tinha e não sabia.
O seminário de Teresópolis representa um avanço a mais após o documento de Araxá onde poucas diferenças não houve um documento pronto e sim uma divisão em dois grupos A e B. O grupo A buscou formas cientificas, os estudos e prognósticos, com o sentindo de conhecer, investigar e estudar cada caso como único, e depois diagnosticar o grupo B iria diretamente à intervenção de modo técnico com planos e métodos de intervenção
5) De acordo com Guerra (1997), “a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho”. Baseado nessa informação comente em um texto de no mínimo 10 linhas a importância da instrumentalidade no trabalho do Assistente Social.
A instrumentalidade é muito importante no trabalho do serviço social pois o assistente social poderá efetivamente objetivar suas finalidades em um resultado profissional, ou seja, é uma qualidade que o profissional adquiri na medida que vai alcançando seus objetivos, sua intencionalidades em respostas profissionais, através da capacidade adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais mudam, modificam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes em determinado nível da realidade social no nível do cotidiano.
OBSERVAÇÃO:
Para realização das atividades utilizarem apenas o guia de estudos.
A atividade que apresentar cópia (sites, colegas ou aula) será zerada. 
A atividade deverá apresentar as normas de formatação da ABNT. Caso contrário será descontado 0,15 da atividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando