Buscar

As entorses do tornozelo são rupturas dos ligamentos que mantêm o tornozelo no lugar

Prévia do material em texto

As entorses do tornozelo são rupturas dos ligamentos que mantêm o tornozelo no lugar.
· Geralmente, as entorses no tornozelo ocorrem quando as pessoas caminham ou correm em superfícies irregulares e o pé vira para dentro, esticando os ligamentos do tornozelo além de seus limites e rompendo-os.
· Normalmente, o tornozelo fica inchado e caminhar é doloroso.
· Em geral, os médicos conseguem diagnosticar entorses no tornozelo com base no exame físico e, às vezes, em radiografias.
· O tratamento pode incluir RICE (repouso, gelo, compressão com bandagem, e elevação da perna), uma tala ou bota removível e, possivelmente, cirurgia.
Nos Estados Unidos, são relatados cerca de 25 mil entorses do tornozelo por dia.
A articulação do tornozelo consiste em osso da canela (tíbia), osso menor da perna (fíbula), osso do tornozelo (talo) e diversos ligamentos que mantêm os ossos do tornozelo no lugar ( Ligamentos: mantêm o tornozelo unido).
A gravidade da entorse depende de quais ligamentos forem lesionados e da gravidade do estiramento ou ruptura. Com base na gravidade, os médicos classificam entorses em
· 1º grau: Moderado
· 2º grau: Moderado a grave
· 3º grau: Muito grave
A maioria das entorses do tornozelo é leve.
Sintomas
Em geral, a área sobre o ligamento lesionado fica dolorida e inchada. A gravidade dos sintomas depende da gravidade da ruptura. Se os nervos forem danificados, as pessoas podem ter problemas de perceber onde estão seu pé e tornozelo sem olhar para eles (um sentido chamado propriocepção).
Moderado
Os ligamentos se distendem e rompem, mas as rupturas são tão pequenas que podem ser vistas somente com um microscópio. O tornozelo não costuma doer nem inchar muito, mas fica enfraquecido e mais propenso a sofrer novas lesões. A recuperação pode demorar horas a dias.
Moderado a grave
Os ligamentos se rompem parcialmente. Muitas vezes o tornozelo fica inchado e com hematomas e caminhar é geralmente muito doloroso e difícil. A recuperação demora dias a semanas.
Se as entorses reincidirem, elas podem danificar os nervos.
Muito grave
Os ligamentos se rompem totalmente. O tornozelo inteiro pode ficar inchado e com hematomas. O tornozelo fica instável e as pessoas não conseguem colocar nenhum peso sobre eles.
Geralmente, a recuperação demora seis a oito semanas. Se as pessoas não aguardarem até a recuperação total do tornozelo antes de retomarem suas atividades habituais, elas aumentam o risco de lesões futuras e o tornozelo pode não sarar bem.
Os nervos também podem ser danificados.
As entorses muito graves do tornozelo podem fraturar a cartilagem nas extremidades dos ossos na articulação do tornozelo. Esta lesão pode causar dor duradoura, inchaço e, às vezes, problemas para caminhar. A articulação pode travar (aderir) ou ceder (curvar-se involuntariamente). Às vezes surge artrite no tornozelo em idade jovem. 
Diagnóstico
· Avaliação de um médico
· Às vezes radiografias para verificar se há fraturas
Os médicos perguntam como ocorreu a lesão e fazem um exame físico. Durante o exame, os médicos movem a articulação do tornozelo de várias formas para determinar a gravidade da entorse. Eles tocam delicadamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.
Os médicos podem geralmente diagnosticar entorses baseados em resultados do exame físico. Mas às vezes os médicos tiram radiografias para verificar se há uma fratura quando
· O tornozelo estiver muito dolorido em certas áreas.
· As pessoas não conseguirem colocar nenhum peso no tornozelo devido à dor.
· A pessoa tiver mais de 55 anos.
Pode ser feita uma imagem por ressonância magnética (IRM) para verificar se há outras lesões, principalmente se o tornozelo ainda estiver dolorido depois de seis semanas.
Tratamento
· Repouso, gelo, compressão e elevação
· Acetaminofeno
· Uma bandagem, tala, bota especialmente desenhada ou gesso
· Fisioterapia
O tratamento pode incluir repouso, gelo, compressão e elevação (RICE), bem como acetaminofeno para controle da dor e apoio do tornozelo com uma bandagem elástica, uma tala e uma bota especialmente desenhada, ou gesso dependendo da gravidade da entorse.
Entorses leves
A maioria das entorses do tornozelo é leve, não requer tratamento especial e sara bem.
Recomenda-se RICE. Ele inclui o seguinte:
· Repouso: não andar apoiado no tornozelo lesionado e usar uma muleta para caminhar quando necessário
· Gelo: colocar bolsas de gelo sobre o tornozelo lesionado
· Compressão: comprimir o tornozelo colocando uma fita ou bandagem elástica ao redor dele e do pé
· Elevação: elevar o tornozelo o máximo possível
Costuma-se usar acetaminofeno para aliviar a dor.
As pessoas conseguem, em sua maioria, começar a caminhar e exercitar-se imediatamente, desde que usem calçados de apoio e sejam cuidadosas em como e quanto usar o pé. À medida que a entorse sara, elas devem aumentar aos poucos a quantidade de caminhada e exercícios que praticam.
Você sabia que...
	· Se uma entorse no tornozelo for leve, as pessoas conseguem, em sua maioria, começar a caminhar e exercitar-se imediatamente, desde que usem calçados de apoio e sejam cuidadosas em como e quanto usar o pé.
Entorses moderadas
O tratamento inclui RICE e uma tala removível ou uma bota especialmente desenhada. A tala ou bota é usada até que as pessoas consigam andar confortavelmente sem ela. A maioria das pessoas consegue caminhar e exercitar-se dentro de poucos dias.
A fisioterapia é necessária para ajudar a minimizar o inchaço, manter diversos movimentos articulares e aumentar aos poucos a força dos músculos ao redor do tornozelo (e, desta forma, evitar futuras entorses).
Entorses graves
Entorses graves requerem assistência médica imediata. Sem tratamento, o tornozelo pode ficar instável e dolorido.
O tornozelo é imobilizado em gesso removível ou bota. A maioria das pessoas precisa de muletas e é encaminhada a um especialista.
A realização, ou não, de cirurgia, é um assunto controverso. A maioria dos especialistas acredita que a reconstrução cirúrgica de rupturas de ligamentos não é melhor que tratamento sem cirurgia.
É necessário realizar fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio antes que as pessoas voltem a praticar atividades extenuantes. A fisioterapia também pode acelerar a recuperação.
Entorses na parte alta do tornozelo
Essas entorses geralmente exigem gesso por várias semanas.

Continue navegando