Buscar

A MATRIZ TEÓRICA DAS PROPOSTAS EMANCIPATÓRIAS

Prévia do material em texto

A MATRIZ TEÓRICA DAS PROPOSTAS EMANCIPATÓRIAS 
5a unidade
	
		1.
		Philippe Perrenoud defende a ideia de que a competência surge na escola como resposta ¿a um problema antigo: o de transferir conhecimentos¿. Nessa afirmação, ele critica a escola porque esta não faz uma ligação dos conhecimentos transmitidos com a própria vida do educando. Nesse contexto, o conceito de competências significa:
	
	
	
	É o saber teórico, fruto de estudos intensos das obras dos grandes autores, voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao bom raciocínio, bem como àqueles saberes valorativos relacionados ao saber conviver;
	
	
	É o saber prático voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias à resolução de problemas cotidianos, bem como àqueles saberes valorativos relacionados ao saber conviver;
	
	
	É o saber prático, fruto de estudos intensos das obras dos grandes autores, voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao bom raciocínio, bem como àqueles saberes valorativos relacionados ao saber conviver;
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta;
	
	
	É o saber teórico, voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias à resolução de problemas cotidianos, bem como àqueles saberes valorativos relacionados ao saber conviver;
	
Explicação: 
Segundo Perrenoud (1999, p. 30): "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.). Para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações". 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre os pressupostos necessários para a realização da formação integrada e humanizadora na educação profissional encontram-se:
	
	
	
	uma articulação entre o ensino médio e a educação superior e a universalização da carreira docente.
	
	
	a articulação da instituição com os alunos e os familiares e a adequação continua dos currículos do ensino profissional.
	
	
	um projeto social e a garantia de investimentos na educação.
	
	
	a democracia participativa e a universalização da carreira docente
	
	
	a garantia de investimentos na educação e a democracia participativa
	
Explicação: 
Educação profissional tem o compromisso com a inclusão e a permanência dos jovens integrada os sistemas educacionais públicos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A formação integral na Educação Profissional coloca em pauta uma concepção de educação que está em disputa permanente na história da educação brasileira, na qual é dada ênfase a:
	
	
	
	Formar para o trabalho em sua dimensão manual atendendo os setores produtivos do mercado.
	
	
	Educar a todos ou os mais aptos ao conhecimento de modo a atender às necessidades da sociedade.
	
	
	Educar com foco na erradicação do analfabetismo colocando a educação do popular como objeto de políticas de Estado. 
	
	
	Educar prioritariamente aos mais jovens, com foco em responder às necessidades do mundo do trabalho.
	
	
	Formar no ensino fundamental para as habilidades cognitivas sensoriais.
	
Explicação: 
Percebe-se que a Educação Profissional causou um impacto, caracterizado pelo desafio pedagógico de atender a demanda trazida com defasagem ano de escolaridade/idade.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A pedagogia das competências ou toyotista tem por finalidade formar profissionais flexíveis, capazes de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas. Ela: I - muda o eixo da memorização para o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores II - adota métodos que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras, como o método de como os projetos III- envolve a fragmentação curricular, dividindo o conhecimento em disciplinas isoladas, desvinculadas da prática social concreta. Assinale a opção correta: 
	
	
	
	apenas a alternativa II é verdadeira
	
	
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras 
	
	
	apenas a alternativa III é verdadeira
	
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É característica do ¿Modelo Japonês¿:
	
	
	
	Tem como princípios básicos a separação da execução da concepção.
	
	
	Tem como objetivo eliminar os movimentos inúteis.
	
	
	Baseia-se em controle de tempos e movimentos, para eliminar o tempo dedicado às tarefas não produtivas.
	
	
	Caracteriza-se pela intensificação do trabalho através da sua racionalização cientifica.
	
	
	Requer a participação do cérebro do trabalhador, que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, com tarefas diversificadas.
	
Explicação: 
Modelo Japonês: Requer a participação do célebro do trabalhadorm que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, con tarefas diversificadas
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A organização tradicional dos currículos de educação profissional divide o estudo da profissão em dois momentos: o primeiro de natureza teórica, de formação básica ou geral, e o segundo de formação específica, vinculado à área de atuação profissional, marcando diferentes níveis de aprendizagem e deslocando a dimensão da prática profissional para o segundo momento da formação. Em uma perspectiva emancipatória, defende-se um currículo que 
	
	
	
	apresente o conhecimento, descolando-o da prática e de sua dimensão histórica.
	
	
	separe o tempo e o espaço de aprender teoricamente e o tempo e espaço para atuar praticamente
	
	
	enfatize a reprodução mecânica de formas operacionais, dos fazeres
	
	
	estreite a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos
	
	
	privilegie a prática em detrimento da teoria
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O trabalho é uma atividade social central para garantir a sobrevivência de homens para garantir a sobrevivência de homens e mulheres e para a organização e o funcionamento das sociedades(Manfredi, 2002).¿ 1.Sobre o capitalismo, o trabalho e os trabalhadores na era industrial, assinale com um X as afirmativas corretas: 
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	
	nos anos 90, ocorreu a passagem da dinâmica industrial centrada no mercado interno para a inserção competitiva na economia mundial. 
	
	
	a passagem do século XVIII para o XIX favorecem o aparecimento da grande indústria, do trabalhador livre e assalariado. 
	
	
	os trabalhadores assalariados podem ser divididos em grupos: nível elevado de escolaridade; dirigentes e postos subordinados. Esses grupos estão relacionados com as diferentes ocupações econômicas. 
	
	
	os processos produtivos passam a ser orientados ao invés do caráter qualitativo das tarefas manufatureiras para um processo encaminhado para economia de tempo. 
	
Explicação: 
A Passagem  do sec,. XVIII para o XIX, favoreceu o aparecimentro da Indústria, do trabalhador livre e assalariado.Os processors produtivos passam a ser orientados ao invés do caráter qualitativo das tarefas manufatureiras para um processo encaminhado para a economia de tempo. Os trabalhadores podem ser divididos em grupos, níveis de escolaridade e com diferentes ocupações econômicas. Nos anos 90, ocorreu a passagem da dinêmica industrial centrada no mercado interno para inserção  competitiva na economia mundial.
De acordo com a questão, todas as alternativas estão corretas.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Abaixo são arroladas algumas características da pedagogia taylorista/fordista e das competências. Assinale com um "T" as características da pedagogia taylorista/fordista e com um "C" as da pedagogia das competências
 ( ) seleção dos conteúdos pautada na visão positivista de ciência 
( ) método expositivo combinado com a realização de cópias, ditados e exercícios 
( ) confere um sentido prático aos saberes escolares
 ( ) compromisso com o desenvolvimento de competências cognitivas superiores 
( ) uniformidade de respostas e procedimentos padronizados
 Indique a alternativa que contem a ordem correta: 
	
	
	
	T/C/C/C/T
	
	
	T/C/T/C/CT/T/C/C/T
	
	
	C/C/T/T/T
	
	
C/T/T/T/C

Continue navegando