Buscar

Projeto de Pesquisa: Problema e Objetivos

Prévia do material em texto

Informações pertinentes a este trabalho:
· O arquivo final precisa conter um mínimo de 6 e um máximo de 8 páginas, sem contar as páginas destinadas às Referências.
· O arquivo submetido à correção deve ser entregue exclusivamente em formato .pdf, qualquer outro tipo será desconsiderado.
· O Projeto de Pesquisa obrigatoriamente deve ser escrito com este template como modelo. Projetos escritos em outros modelos serão desconsiderados.
· O Projeto de Pesquisa entregue necessariamente precisa conter todas as seções que estão descriminadas neste template: Título, Introdução, Justificativa, Objetivos Gerais (dentro dessa seção poderá conter os Objetivos Específicos também), Metodologia, Resultados Esperados e Referências – nesta ordem. Projetos de Pesquisa que contenham outras seções que não apenas estas poderão ser penalizados. 
· Apesar do problema ser discutido em conjunto durante os Encontros Virtuais, esta entrega é exclusivamente individual. Todo e qualquer trabalho acadêmico com cópia indevida poderá ser zerado.
· Seções que poderão ser iguais para os estudantes do mesmo polo: Título, Objetivos Gerais e Justificativa. Todas as outras seções podem seguir a mesma lógica, mas não podem ser escritas da mesma forma.
· Os estudantes podem optar por trabalhar com projetos diferentes desde que partam do mesmo problema escolhido pelo polo. Por exemplo, caso o problema seja o excesso de resíduos de plásticos gerados, um estudante pode optar por escrever um projeto sobre um produto biodegradável e outro sobre a implantação da política dos 5 R’s em uma empresa. Contudo, um estudante desse mesmo polo não pode escrever um projeto sobre outro problema.
· É obrigatório seguir as regras de formatação do template e que estão indicadas logo abaixo.
Regras de Formatação:
· O texto deverá ser formatado em folha A4, com espaçamento simples (1,0) entre as linhas. A fonte obrigatoriamente deve ser Times New Roman, tamanho 12, justificado. As margens superior e esquerda devem apresentar 3 cm e as margens inferior e direita, 2 cm.
· A primeira linha do parágrafo deve estar recuada em 2 cm em relação à margem esquerda (bem como este template está escrito), com exceção da seção Referências (veja no final deste template).
· O texto de todas as seções que compõem o Projeto de Pesquisa deve ser escrito de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa, com vocabulário adequado ao objeto proposto e obrigatoriamente em terceira pessoa. Caso seja necessário escrever em primeira pessoa, tal escrita deve ser feita por meio de citação direta.
Para outras dúvidas que possam surgir conforme o desenvolver da escrita do Projeto de Pesquisa você pode entrar em contato com o professor mediador por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. 
Bom trabalho!
Prof. Rodrigo Orgeda
Prof. Jader Garcia
Título em português: deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo palavras-chaves que representam o conteúdo do texto (máximo de 15 palavras)
Insira aqui o seu nome completo (sem abreviações) seguido de seu RA
1. INTRODUÇÃO
Este capítulo deve informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. 
As citações feitas para referenciar as fontes durante o texto devem seguir a NBR 10520:2001. Veja alguns exemplos:
Exemplo de citação da fonte no início do texto/frase: 
· Conforme Morais et al. (2000)...
· A NBR 6461 (ABNT, 1983a) especifica...
· Sakai e Sugita (1995) sugerem...
Exemplo de citação da fonte no final do texto/frase: 
· ...(BRANDÃO; HEINECK, 1998).
· ...(SILVA; ROMAN, 2001; LAVELLE, 1998).
· ...bem como proposto na ASTM C-780 (ASTM, 1991).
Observação importante: as citações não devem estar presentes apenas na introdução, mas, sim, em quaisquer seções que outro trabalho tenha sido citado. Todas as citações deverão ser devidamente referenciadas no final do trabalho.
2. JUSTIFICATIVA
Este capítulo deve contemplar a resposta do acadêmico para a pergunta: 
Por que este foi o problema elencado pela turma? 
A sugestão é revisitar o roteiro da Semana 4, na qual o tema “Justificativa” foi tratado com mais detalhes, bem como os roteiros das semanas 3 e 6.
3. OBJETIVOS GERAIS 
 Qual é o objetivo geral do seu trabalho? Você vai explorar, explicar, entender, analisar um problema? Realizará uma coleta de dados? Ou o seu trabalho se encarregará de fazer uma revisão bibliográfica sobre determinado assunto? 
Para escrever esta seção utilizamos verbos no infinitivo e é escrito na forma de tópicos. Portanto, ele geralmente é curto e objetivo. Os roteiros trabalhados nas semanas 3 e 6 trazem mais informações a respeito deste tópico.
Nessa etapa também é possível (não obrigatório) escrever os objetivos específicos, que dão maior clareza sobre as ações que serão tomadas para alcançar o Objetivo Geral e dão base de sustentação para escrever a metodologia.
4. METODOLOGIA
O método de pesquisa deve ser detalhadamente apresentado, o que normalmente inclui delineamento ou estratégias que seriam utilizadas, bem como instrumentos de coleta e análise de dados claramente especificados. O objetivo principal da metodologia é clarificar/ilustrar/esquematizar como os estudantes pretendem alcançar a solução proposta para o problema elencado pela turma. Previamente, durante as 9 semanas, a classe escolheu um problema e elaborou uma solução:
Qual é essa solução adotada e quais os passos necessários para que ela seja atingida? 
A metodologia deve demonstrar uma linearidade na sua implantação, ou seja, qual passo precisa ser efetuado antes e qual é subsequente a ele? Esta explicação deve ser feita preferencialmente por meio de texto corrido, mas pode estar dividido em tópicos, desde que estejam bem explicados. Recursos gráficos como desenhos, quadros, tabelas, esquemas, croquis, fluxogramas, e demais itens que auxiliem no entendimento da metodologia também podem ser utilizados. Para mais detalhes, revise os roteiros das semanas 3, 5 e 6.
5. RESULTADOS ESPERADOS
Neste item, escrito em terceira pessoa, o estudante deve esclarecer qual o resultado espera encontrar a partir dos objetivos e metodologia. A solução para o problema deve ser detalhada, demonstrando quais são os princípios/dados que estão sustentando aquela solução. Caso exista um apoio da solução proposta por meio de outros estudos similares, estes podem ser citados neste tópico. 
Nessa seção deve conter ao menos uma das 169 metas dos 17 ODS que o seu projeto ajudaria a alcançar caso fosse executado. Todos os 17 ODS foram todas apresentados durante os encontros das 9 semanas de aula.
Para mais detalhes, revise o Roteiro da Semana 6.
REFERÊNCIAS
As referências devem ser reunidas no final do artigo em uma única ordem alfabética, de acordo com NBR 6023 - Referências – Elaboração (2002). Alinhado à esquerda. Veja alguns exemplos de como fazer uma Referência e observe que a maneira de referenciar muda dependendo do tipo de material consultado (se é um livro, se é um jornal, uma matéria de revista, uma matéria encontrada na internet, artigos, anais, entre outros).
· Exemplo de referências de Normas (nacionais e estrangeiras) consultadas:
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM C-780: standard test method for preconstruction and construction evaluation of mortars for plain and reinforced unit masonry. Philadelphia, 1991.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6461: blocos cerâmicos para alvenaria: verificação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 1983a.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: agregado para concreto: especificação. Rio de Janeiro, 1983b.
· Exemplo de referências em teses (doutorado) ou dissertações (mestrado)
BARROS, M. M. B. Metodologia Para Implantação de Tecnologias Construtivas Racionalizadas na Produção de Edifícios. São Paulo, 1996. 410 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
HOFFMANN, Alessandra Corsato. Registrar para Preservar: a arquitetura religiosa em madeira na cidade de Maringá-PR. Dissertação deMestrado. Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL, Maringá, 2015.
· Exemplo de referência de livro em obras com um até três autores:
TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio-Ambiente, 2. ed. São Paulo: Difel, 1980. 288p.
BABELON, Jean-Pierre; CHASTEL, André. A noção de Patrimônio. 4. ed. Paris: Liana Levi, 2010. 171 p.
POULOT, Dominique; AMAGOU, Emmanuel; CHOAY, Françoise. Patrimônio e Modernidade. 3. ed. Paris: L’Harmattan, 1998. 320 p.
· Exemplo de referência de livro em obras com mais de três autores:
BLEDZIK, A. K. et al. A Comparision of Compounding Process and Wood Type For Wood Fibre-pp Composites. Composites Part A: applied Science and Manufacturing, v. 36, p. 789-797, 2005.
· Exemplo de referência em anais de simpósios, convenções e encontros científicos:
BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Classificação das Formas de Aplicação da Flexibilidade Arquitetônica Planejada em Projetos de Edifícios Residenciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., Florianópolis, 1998. Anais... Florianópolis: UFSC, ANTAC, 1998. v. 2, p. 215-222.
· Exemplo de referência em periódicos (revistas/jornais):
LAVELLE, J. A. Acrylic Latex-Modified Portland Cement. ACI Materials Journal, Detroit, v. 6, n. 1, p. 41-48, jan/feb. 1988.
RAPOPORT, A. Environmental Cognition in Cross-Cultural Perspective. In: MOORE, G. T.; GOLLEDGE, R. G. (Eds.). Environmental Knowing. Stroudsburg: Dowden, Hutchinson and Ross, 1976. p. 220-234.
· Exemplo de referência retirada da internet: Todas as vezes que a fonte for retirada da internet, ao ser referenciada precisa, obrigatoriamente, apresentar o site em que é localizada (coloca-se “Disponível em: http://...”), juntamente com a data em que o estudante fez o acesso ao site (“Acesso em 19 out 2019”, por exemplo). Veja alguns exemplos:
LUSO, Eduarda; LOURENÇO, Paulo B.; ALMEIDA, Manuela. Breve História da teoria da conservação e do restauro. ESTiG – Instituto Politécnico de Bragança. Braga, n.20, p. 31-44, 2004. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/1402. Acesso em 29 mar. 2019
ROCHA, Flavia Yared. Ter-Lugar: O Espaço e a Arquitetura no pensamento de Martin Heidegger. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20836@1. Acesso em 03 mai. 2019
CONEGERO, Lethicia. Prédio depredado gera queixas. O Diário do Norte do Paraná. Odiario.com. Maringá, 24 mar. 2019. Disponível em: https://d.odiario.com/maringa/753270/predio-depredado-gera-queixas. Acesso em 22 maio 2019
UNESCO. O Patrimônio: legado do passado ao futuro. Representação da UNESCO no Brasil, 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/heritage-legacy-from-past-to-the-future/. Acesso em 25 abr. 2019
· Para mais exemplos de como realizar a correta citação no meio do texto, consultar a norma ABNT NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação, 2002.
· Para mais exemplos de como realizar a correta referência no item “Referências”, consultar a norma ABNT NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração, 2018

Continue navegando