Buscar

Caso Clínico Lesões Celulares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIATENAS
CURSO DE MEDICINA
AGRESSÃO E DEFESA I
PROF. ME. THIAGO ALVARES DA COSTA
LESÕES CELULARES
1 - Um jovem de 17 anos de idade, infectado pelo vírus da hepatite A, tem sofrido náuseas leves há cerca de 1 semana e desenvolveu uma icterícia bem discreta na esclera. Ao exame físico, apresenta mínima sensibilidade no quadrante direito superior. Os achados laboratoriais incluem níveis sorológicos de 68 U/L de AST, 75 U/L de ALT e de 5,1 mg/dL de bilirrubina total. O aumento dos níveis dessas enzimas séricas do paciente provavelmente resulta de qual das seguintes alterações dos hepatócitos?
(A) Autofagia por lisossomas
(B) Aglutinação da cromatina nuclear
(C) Defeitos na membrana celular
(D) Dispersão dos ribossomos
(E) Tumefação mitocondrial
2 - Uma mulher de 69 anos de idade tem sofrido ataques isquêmicos transientes nos últimos 3 meses. Ao exame físico, apresentou um ruído audível à auscultação na região cervical. Foi realizada uma endarterectomia na carótida direita. A placa ateromatosa curetada era de coloração grosseiramente amarelo-acastanhada e firme. Microscopicamente, qual dos seguintes materiais pode ser encontrado em abundância sob a forma de cristais que produzem longos espaços, semelhantes a feudos?
(A) Glicogênio
(B) Lipofucsina
(C) Hemossiderina
(D) Imunoglobulina
(E) Colesterol
3 - Uma mulher de 38 anos de idade sofreu uma forte dor abdominal com hipotensão e choque, que resultou em sua morte 36 horas após o início da dor. Da aparência grosseira
do mesentério, observada na figura abaixo, qual dos seguintes eventos é o que mais provavelmente pode ter ocorrido?
(A) Infecção por vírus da hepatite B
(B) Pequeno infarto intestinal
(C) Linfadenite tuberculosa
(D) Colecistite gangrenosa
(E) Pancreatite aguda
4 - Em um experimento, células são expostas à energia radiante sob a forma de raios X. Como resultado, as células são lesionadas pela hidrólise de água. Qual das seguintes enzimas celulares protege as células contra esse tipo de lesão?
(A) Fosfolipase
(B) Glutationa peroxidase
(C) Endonuclease
(D) Lactato desidrogenase
(E) Protease
5 - Uma mulher de 68 anos de idade perdeu a consciência repentinamente. Ao despertar depois de 1 hora, não conseguiu falar nem movimentar o braço e a perna do lado direito.
Após 2 meses, uma varredura de TC do crânio mostrou a existência de uma extensa área cística no lobo parietal esquerdo. Qual dos seguintes processos patológicos é o mais provável de ter ocorrido no cérebro?
(A) Necrose gordurosa
(B) Necrose de coagulação
(C) Apoptose
(D) Necrose liquefativa
(E) Cariólise
6 - No 28º dia de seu ciclo menstrual, uma mulher de 23 anos de idade tem o início do sangramento menstrual que dura 6 dias. Ela vem apresentando ciclos regulares há muitos anos. Qual dos seguintes processos provavelmente é o que ocorre no endométrio logo antes do início do sangramento?
(A) Apoptose
(B) Necrose caseosa
(C) Heterofagocitose
(D) Atrofia
(E) Necrose liquefativa
7 - Um homem de 50 anos de idade sofreu um episódio de dor no tórax 6 horas antes de sua morte. Um corte histológico do miocárdio ventricular esquerdo obtido na necropsia mostrou uma área de coloração eosinofílica intensa com perda de núcleos e estriações cruzadas nas fibras do miocárdio. Não havia hemorragia nem inflamação. Qual das seguintes condições provavelmente foi a que produziu essas alterações miocárdicas?
(A) Infecção viral
(B) Trombose na artéria coronária
(C) Trauma torácico brusco
(D) Anticorpos reativos contra o miocárdio
(E) Dieta deficiente em proteínas
8 - Um homem de 54 anos de idade passou por um episódio de forte dor torácica na região subesternal, com mais de 3 horas de duração. Um ECG mostrou alterações compatíveis com um infarto agudo do miocárdio. Após uma terapia trombolítica com fator ativador de plasminogênio tecidual (AP-t), seus níveis sorológicos de creatinaquinase (CQ) aumentaram. Qual dos seguintes eventos provavelmente ocorreu após a terapia de AP-t?
(A) Lesão de reperfusão
(B) Regeneração celular
(C) Lesão química
(D) Aumento da síntese de CQ
(E) Atrofia de miofibras
9 - Uma mulher de 33 anos de idade apresentou letargia crescente e diminuição da produção de urina desde a semana anterior. Estudos laboratoriais mostram níveis sorológicos de creatinina de 4,3 mg/dL e nível de nitrogênio ureico em torno de 40 mg/dL. Uma biópsia renal foi realizada e a amostra foi examinada por meio de microscopia eletrônica. Qual das seguintes alterações morfológicas provavelmente é a mais sugestiva de um diagnóstico de necrose tubular aguda?
(A) Tumefação mitocondrial
(B) Formação de bolhas na membrana plasmática
(C) Aglutinação da cromatina
(D) Fragmentação nuclear
(E) Desagregação de ribossomos
10 - Um homem de 40 anos de idade apresentava um carcinoma indiferenciado de pulmão. Apesar da quimioterapia, o homem morreu devido à disseminação de metástases. Na necropsia, foram encontrados tumores em muitos órgãos. O exame histológico mostrou muitos focos em que as células tumorais pareciam contraídas e intensamente eosinofílicas. Seus núcleos exibiam agregados condensados de cromatina sob a membrana nuclear. O processo que afeta essas células tumorais contraídas provavelmente foi desencadeado pela liberação citosólica de qual das seguintes substâncias?
(A) Lipofucsina
(B) Citocromo c
(C) Catalase
(D) Fosfolipase
(E) BCL-2
11 - Um homem de 63 anos de idade tem uma história de agravamento de insuficiência cardíaca congestiva com duração de 2 anos. Um ecocardiograma mostra estenose mitral
com dilatação atrial esquerda. Há um trombo no átrio esquerdo. Depois de 1 mês, essa pessoa sentiu dor no flanco esquerdo e notou que apresentava hematúria. Testes laboratoriais indicaram elevação dos níveis sorológicos de AST. Qual dos seguintes padrões de lesão tecidual provavelmente está presente?
(A) Necrose liquefativa
(B) Necrose caseosa
(C) Necrose coagulativa
(D) Necrose gordurosa
(E) Necrose gangrenosa
12 - Na necropsia, um homem de 40 anos de idade apresentou fígado aumentado (2.200 g) com uma superfície de corte amarelada. A figura mostra a aparência microscópica do fígado. Antes da morte, os níveis sorológicos de colesterol e triglicérides estavam normais, porém a concentração de albumina sérica estava diminuída e o tempo de protrombina aumentara. Qual das seguintes atividades provavelmente conduziu a tais achados?
(A) Injetar heroína
(B) logar basquete
(C) Beber cerveja
(D) Fumar cigarros
(E) Tomar aspirina
13 - Uma mulher de 22 anos de idade que tem leucemia sofreu um transplante de medula óssea cujo doador era parcialmente compatível. Um mês depois, sua pele apresentava escamação e exantemas. O exame de uma amostra de biópsia de pele revelou a alteração celular mostrada na figura. É mais provável que essa alteração seja resultado de qual das seguintes reações bioquímicas?
(A) Ativação de caspases
(B) Redução da síntese de ATP
(C) Aumento da glicólise
(D) Ativação de lipases
(E) Peroxidação lipídica
14 - Um homem de 44 anos de idade tem um histórico de diabetes melito mal controlado, levando à doença arterial coronariana. Seu débito cardíaco atualmente está diminuído. Um aumento da concentração de qual das seguintes substâncias no sangue seria o mais indicativo de uma lesão celular reversível decorrente da diminuição da perfusão em múltiplos órgãos e tecidos?
(A) Dióxido de carbono
(B) Creatinina
(C) Glicose
(D) Ácido láctico
(E) Troponina
15 - Um experimento introduz uma mutação de um gene "nocaute" em uma linhagem celular. A frequência de células contraídas apresentando aglutinação de cromatina e formação de bolhas citoplasmáticas está aumentada em comparação ao observado na linhagem celular sem mutação. A sobrevida geral da linhagem celular mutante é menor. Qual dos seguintes genes é o provavelmente afetado por essa mutação?
(A) BAX
(B) BCL-2
(C) C-MYC
(D) FAS
(E) p53
16 - Uma preparação tecidual é experimentalmente submetida a uma atmosfera hipóxica. As células do tecido começam a intumescer e inicia-se a aglutinação da cromatina dentro
do núcleo. ATPases são ativadas
e a produção de ATP diminui. Qual dos seguintes íons, uma vez liberado da mitocôndria, conduz a tais achados e à eventual morte celular?
(A) Ca2+
(B) Cl+
(C) HCO32-
(D) K+
(E) Na+
(F) P042+
17 - Uma radiografia torácica de um homem assintomático de 37 anos de idade mostrou um nódulo medindo 3 cm, localizado no lobo médio do pulmão direito. O nódulo foi excisado com uma ressecção do contorno pulmonar e seu seccionamento mostrou que estava nitidamente circunscrito apresentando um centro mole e branco. O tecido da cultura do nódulo produziu crescimento de Mycobacterium tuberculosis. Qual dos seguintes processos patológicos foi o que mais provavelmente ocorreu nesse nódulo?
(A) Apoptose
(B) Necrose caseosa
(C) Necrose coagulativa
(D) Necrose gordurosa
(E) Alteração gordurosa
(F) Necrose gangrenosa
(G) Necrose liquefativa
18 - Em um experimento, uma grande quantidade de droga é administrada a indivíduos, sendo convertida pelo citocromo P-450 em um metabólito tóxico. O acúmulo desse metabólito leva ao aumento da peroxidação lipídica nas células, causando dano às membranas celulares e tumefação celular. A depleção de qual das seguintes substâncias conduz à exacerbação da lesão celular por meio desse mecanismo no citosol?
(A) ADP
(B) Cálcio
(C) Glutationa
(D) NADPH oxidase
(E) Óxido nítrico sintase
(F) mRNA
(G) Sódio
19 - Uma criança de 5 anos de idade ingeriu 50 comprimidos de ferro, cada um contendo 27 mg de ferro. Em 6 horas, a criança desenvolveu dor abdominal e letargia. Ao exame físico, observou-se hipotensão. Estudos laboratoriais mostraram acidose metabólica. Pela formação de qual dos seguintes componentes a lesão celular foi causada nessa criança?
(A) Ácido ascórbico
(B) Hemossiderina
(C) Radical hidroxila
(D) Óxido nítrico
(E) Superóxido dismutase
GABARITO NA PRÓXIMA PÁGINA
Gabarito:
1. C
2. E
3. E
4. B
5. D
6. A
7. B
8. A
9. D
10. B
11. C
12. C
13. A
14. D
15. B
16. A
17. B
18. C
19. C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando