Buscar

Relação entre religião, estagnação econômica e revoltas populares no Brasil

Prévia do material em texto

Nome: David Matheus Nº 6 Serie: 3ºA
Filosofia
PÁGINA 82
Quais elementos do texto indicam que o tema tratado tem relação com a religião? 
R.: Quando no próprio começo do texto ele cita palavra de Deus.
Segundo o texto, os poucos resultados (frutos da palavra de Deus) não se devem, nem acerta fragilidade do poder da palavra, nem à falta de pregadores. Então, qual seria o problema? A partir da identificação da questão, converse com os seus colegas e, em grupo, escrevam uma carta para o Padre Antônio Viera referindo-se aos argumentos utilizados por ele.
R.: Padre Antônio Vieira defende o argumento relacionado com as incoerências religiosas presentes na atualidade.
 Segundo este, nunca existiu na história a presença de tantos pregadores da palavra divina, afirmando obterem conhecimento sobre questões religiosas.
 Ao mesmo tempo, entretanto, é uma verdadeira contradição a existência de tantas ações contrárias ao que defende o divino, fazendo-o tentar compreender a razão de tais incoerências. 
PÁGINA 86
Quais são os efeitos da estagnação econômicas nas relações raciais e de gênero?
R.: Falta de auxílio a essa categoria e contribuição para aumento de disparidades dessas categorias com demais camadas sociais.
Qual é a “dura lição” que o Brasil está tendo que aprender?
R.: Que a taxa de desigualdade no Brasil é extremamente alta, ainda mais pelas regiões como se houvesse uma divisão entre os sudeste e a região sul com as demais regiões.
Comente a seguinte consideração: A redução no Índice de Gini (...) não se deu pelo avanço da população de menor renda. “Não foi ela que subiu um degrau, mas foi quem estava em cima que desceu um degrau e não é essa a melhor forma de se reduzir a desigualdade. O ideal é que se reduza desigualdade com todo mundo avançado”
R.: Refere-se a desigualdade das regiões, segundo o IBGE. Mesmo o país estando em um avanço constante, a desigualdade e a crise econômica foram mais alta. Onde os ricos estão sofrendo danos financeiros, descendo de classe, como se assim houvesse e resolvesse a desigualdade. 
A desigualdade social está relacionada com justiça?
R.: Sim, pois os ricos são favorecidos enquanto os pobres sofrem abusos das autoridades. 
Sociologia
PÁGINA 93/ 94
	Evento
	Período
	Local
	Atores Sociais Envolvidos
	Características 
	Revolta dos Cabanos
	revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840
	província do Grão-Pará
	era principalmente negros, índios e mestiços muito pobres que trabalhavam na exploração de produtos da floresta e moravam em cabanas à beira dos rios e que foram submetidos à exploração dos poderosos da região
	Cabanagem. A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
	Cabanagem
	1835 e 1840
	na província do Grão-Pará
	sociais envolvidos na cabanagem nós temos, primeiramente, os negros, os índios e os mestiços
	Cabanagem. A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
	Balaiada
	1838 – 1841
	Maranhão
	setores variados da população: desde os artesãos manuais, os pequenos comerciantes, até parte da elite local.
	A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região. As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região.
	Revolta conta o Censo Geral do Império e o Registro Civil de Nascimentos e Óbitos
	1951
	Brasil
	Estado
	Os incidentes foram provocados por dois decretos imperiais, de junho de 1851, o 797 e o 798, cujo propósito era instituir o Registro Civil dos Nascimentos e Óbitos. 
O 798 obrigava todo brasileiro a se apresentar nas paróquias e à frente de juízes de paz das diferentes localidades, para fornecer os dados pessoais, data e local de nascimento, filiação, estado civil e cor da pele.
	Revolta do Quebra-Quilos
	1872 e meados de 1877
	Nordeste do Brasil
	A população nordestina
	Ficou conhecida pelo nome de Revolta do Quebra-Quilos o movimento popular iniciado na Paraíba, a 31 de outubro de 1874, e que se opunha às mudanças introduzidas pelos novos padrões de pesos e medidas do sistema internacional, recém introduzidas no Brasil. Praticamente sem uma unidade e sem liderança, a revolta logo se alastrou por outras vilas e povoados da Paraíba, estendendo-se a Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas
	Guerra de Canudos
	de novembro de 1896 a outubro de 1897.
	interior do sertão da Bahia, na região do Arraial de Canudos.
	de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro.
	O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia, que havia sido substituída pela República em 1889.
 
Antônio Conselheiro, por sua vez, defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirmava ter sido enviado por Deus para liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, na forma como funcionava no período.
	Guerra do Contestado 
	começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916.
	região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina
	A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado
	A área era rica em madeira e erva-mate.

Mais conteúdos dessa disciplina