Buscar

AOL3-N

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
Na década de 1970, sobretudo a partir de 1976, com a instituição do II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (II PRONAN), desenvolvido sob a coordenação do então Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN),autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, verificou-se um acelerado processo de criação de novos cursos para formação de nutricionistas no Brasil. Assinale a alternativa que não apresenta relação  correta com a nutrição. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
A partir da década de 80, sobretudo em 1986, com a criação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que, por sua vez, foi concebido como parte do I Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (IPRONAN). 
2. 
a partir deste período teve início o processo de criação dos cursos do setor privado, os quais em 1980 correspondiam a 30% do total existente e eram responsáveis por 48% do total de vagas oferecidas no país  
3. 
salienta-se a atuação da Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas (FEBRAN), entidade de caráter técnico-científico e cultural, criada em 1972, que passou a assumir as funções da sua antecessora, a ABN, congregando as inúmeras associações estaduais de nutricionistas. 
4. 
aprovação da Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978 (publicada no Diário Oficial da União em 24/10/1978), a qual “cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, regula o seu funcionamento, e dá outras providências 
5. 
a realização dos I e II Diagnósticos dos Cursos de Nutrição, realizados em 1975 e 1980, respectivamente, com objetivos de avaliar a formação do nutricionista em todo o território nacional  
2. Pergunta 2
/1
Na área do desenvolvimento científico-tecnológico e de organização dos profissionais do campo de Nutrição, devem ser enfatizadas: a fundação em 1940, da Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), entidade de caráter técnico-científico e cultural que passaria a defender os interesses dos profissionais do setor; a criação dos Arquivos Brasileiros de Nutrição, em maio de 1944, primeira revista científica brasileira neste campo específico de conhecimento; a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), primeira entidade brasileira criada com intuito de defender e representar os interesses dos nutricionistas/dietistas, bem como desenvolver pesquisas no ramo da Nutrição. Em função disso, a partir de então, a data __________________ passou a ser comemorada como “o dia do nutricionista”. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
 21/09. 
2. 
 21/07.    
3. 
31/09. 
4. 
31/08. 
5. 
21/08.  
3. Pergunta 3
/1
Ao se tentar traçar as raízes da profissão de Dietista/Nutricionista no mundo, surgem várias vertentes. O registro mais antigo em Nutrição é feito no _______________, levantado no "Centro de Classificação Profissional e Ocupações Técnicas" em que aponta a atuação de Irmãs da Ordem de Ursulinas em Quebec (1670), depois em Ontário (1867), no ensino da Economia Doméstica. O primeiro curso universitário de formação de dietistas data de 1902 na Universidade de _______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Brasil, UFRJ. 
2. 
Brasil, USP. 
3. 
EUA, Havard. 
4. 
 Canadá, Toronto. 
5. 
EUA, Stanford.    
4. Pergunta 4
/1
A preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população mundial (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da(o)_____________________-. Um primeiro indício.Desta preocupação foi a realização, em 1941, da National Nutrition Conference for Defense (conhecida como a Conferência de Washington),convocada pelo Presidente Roosevelt. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Segunda Guerra mundial 
2. 
Guerra dos farrapos   
3. 
Primeira Guerra Mundial 
4. 
Guerra do Paraguai 
 
5. 
Guerra fria 
5. Pergunta 5
/1
o processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases, entre elas a ____________________ (1950 a 1975) – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (4 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão. Ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Reprodução ampliada.   
2. 
Evolução da profissão. 
3. 
emergência.  
4. 
Consolidação da profissão.  
5. 
Aumento do número de cursos.  
6. Pergunta 6
/1
O Campo da Nutrição é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX. Entretanto, o estudo da ciência foi estimulado a partir da revolução industrial europeia, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Em relação as fases de criação da nutrição assinale a alternativa correta. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Na fase de onsolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985 – Houve uma ampliação do número de cursos e da duração (3 anos), de nutricionistas, de áreas de atuação e uma grande luta para regulamentação da profissão. 
2. 
 Na fase de evolução da Profissão que se deu 1976 a 1984,foi instituído o 1° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pela Associação Brasileira de Nutrição. 
3. 
Na fase de reprodução ampliada (1985 a 2000) houve a Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991. 
4. 
A fase de emergência deu início em 1949, onde aconteceu o primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, com duração de 3 anos em tempo integral. 
5. 
Na fase de consolidação da Profissão que se deu entre os anos de 1960 a 1985, foram criadas ações da Associação Brasileira de Nutrição (ABN) para regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federal e Regionais. 
7. Pergunta 7
/1
 Além da criação dos primeiros cursos para  formação de nutricionistas, importantes eventos desta história, ocorridos no período 1939-1949, precisam ser ressaltados. Na área da Política Social de Alimentação e Nutrição. Assinale a alternativa que não contempla o destaque na área da política social de alimentação e nutrição. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
A instituição do salário mínimo, em 1º de maio de 1940, o qual teve como base de cálculo o que se convencionou chamar de ração essencial mínima (ou cesta básica) . 
2. 
A criação do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) 
3. 
Em síntese, ao final deste período, pode-se dizer que a Nutrição, enquanto campo específico do saber, atividade política da agenda do estado capitalista brasileiro e atividade profissional ou campo de trabalho, demonstrava ter sido institucionalizada e incorporada a um segmento mais amplo da sociedade brasileira 
4. 
A I Conferência sobre Adestramento de Nutricionistas-Dietistas de Saúde Pública, realizada em Caracas, na Venezuela, conforme publicação da Associação Brasileira de Nutricionistas, foi a responsável pela criação do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). 
5. 
Instituição que se transformaria em um dos principais centros de formação de recursos humanos na área de Nutrição Transgênicos 
8. Pergunta 8
/1
 o processo de criação da Nutrição aqui no Brasil foi concluído em 4 fases, entre elas a ____________________ (1985 a 2000). Substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990. Aprovada a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que tinha como objetivo estabelecer o campo de atuação do nutricionista, as atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Reprodução ampliada.  
2. 
Consolidação da profissão.  
3. 
Aumento do número de cursos.  
 
4. 
 Evolução da profissão. 
5. 
emergência. 
9. Pergunta 9
/1
A partir dos anos 60, passou-se a discutir
na comunidade latino-americana de Nutrição, a formação de “um profissional de nível universitário, qualificado por formação e experiência, para atuar nos serviços de saúde Pública com o fim de melhorar a nutrição humana, essencial para a manutenção do mais alto nível de saúde. Assinale a alternativa que não apresenta relação com a consolidação da nutrição. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
 A realização, em 1953, da Conferência de Alimentação de Hot Springs, Virgínia, e que teve a participação de representantes de 44 países, onde foi proposta a criação de um órgão internacional especializado em alimentação. 
2. 
 processo de formação dos nutricionistas no Brasil, passou a sofrer transformações. Este fato se constituiu em um dos eventos sinalizadores do processo de instituição do campo da Nutrição em Saúde Pública dentro do contexto internacional e, principalmente, no interior dos países latino-americano. 
3. 
 campo da Nutrição em Saúde Pública surgiu, dentro do contexto internacional, no interior de agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), tais como o United Nations International Children’s Emergency Fund (UNICEF), a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 
4. 
 A preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. Um primeiro indício desta preocupação foi a realização, em 1942, da National Nutrition Conference for Defense. 
5. 
 Com a segunda guerra mundial e a guerra fria o campo da Nutrição encontrou espaços institucionais adequados para a sua ampliação e consolidação. 
10. Pergunta 10
/1
Verifica-se a atuação da_____________________, entidade de caráter técnico-científico e cultural, criada em 1972, que passou a assumir as funções da sua antecessora, a ABN, congregando as inúmeras associações estaduais de nutricionistas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. 
Incorreta
Ocultar outras opções 
1. 
PRONAN. 
2. 
ABN. 
3. 
FEBRAN. 
FEBRAN. 
PRONAN. 
INAN. 
ABN. 
CFE. 
4. 
CFE.    
5. 
INAN.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais