Buscar

Finanças e Controladoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Finanças e Controladoria
MBA Marketing, Criatividade e Inovação
Natasha Ribeiro
1. Quais as diferenças entre os quatro grandes mercados que pertencem ao Sistema Financeiro Nacional?
- Mercado Cambial é onde se negocia as trocas de moedas estrangeiras. Envolve a parte de importação, exportação, aqueles que necessitam de moeda estrangeira, assim como os que precisam trocar moeda de fora por real. As operações são feitas por intermediação de instituições financeiras autorizadas (bancárias ou não bancárias). 
- Mercado de Crédito ocorre através de instituições financeiras e não financeiras, visando atender necessidades de indivíduos e empresas que precisam de recursos para consumo ou capital de giro, realizando transações de curto e médio prazo. Ou seja, é onde há operações de empréstimos e financiamentos, também conhecidos como mercado bancário. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável por controlar, normatizar e fiscalizar este mercado.
- Mercado Monetário é onde ocorrem transações de curto e curtíssimo prazo envolvendo principalmente as instituições financeiras. Concentram-se as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros com o objetivo de garantir a liquidez na economia. 
- Mercado de Capitais, visando o médio e longo prazo para empresas, é onde ocorrem operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre empresas, investidores e intermediários. Proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. 
2. Quais são os organismos fiscalizatórios do SFN? Explique a finalidade de cada um deles.
- CMN (Conselho Monetário Nacional) tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito. Seu objetivo é a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.
- CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) desempenha, entre outras, as atribuições de fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados, regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades Abertas de Previdência Privada, Resseguradores e Corretores de Seguros.
- CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) tem a função de regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (Fundos de Pensão).
- BCB (Banco Central do Brasil) é uma autarquia federal que tem como principal missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as competências do BCB destacam-se: 
· Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e a solidez do Sistema Financeiro Nacional; 
· Executar a política monetária mediante utilização de títulos do Tesouro Nacional;
· Fixar a taxa de referência para as operações compromissadas de um dia, conhecida como taxa SELIC; 
· Controlar as operações de crédito das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional; 
· Formular, executar e acompanhar a política cambial e de relações financeiras com o exterior; 
· Fiscalizar as instituições financeiras e as clearings (câmaras de compensação); 
· Emitir papel-moeda (a partir da Constituição de 1988, a emissão de moeda ficou a cargo exclusivo do BCB); 
· Executar os serviços do meio circulante para atender à demanda de dinheiro necessária às atividades econômicas; 
· Manter o nível de preços (inflação) sob controle; 
· Manter sob controle a expansão da moeda e do crédito e a taxa de juros; 
· Executar o sistema de metas para a inflação; 
· Operar no mercado aberto, de recolhimento compulsório e de redesconto; 
· Divulgar as decisões do Conselho Monetário Nacional; 
· Manter ativos de ouro e de moedas estrangeiras para atuação nos mercados de câmbio; 
· Administrar as reservas internacionais brasileiras; 
· Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras nacionais; 
· Conceder autorização para o funcionamento das instituições financeiras. 
- CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Algumas de suas atribuições são: 
· Estimular a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários;
· Assegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente das bolsas de valores, do mercado de balcão e das bolsas de mercadorias e futuros;
· Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra emissões irregulares de valores mobiliários e contra atos ilegais de administradores de companhias abertas ou de carteira de valores mobiliários;
· Evitar ou coibir modalidades de fraude ou de manipulação que criem condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários negociados no mercado;
· Assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido;
· Assegurar o cumprimento de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;
· Assegurar o cumprimento, no mercado, das condições de utilização de crédito fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.
· Realizar atividades de credenciamento e fiscalização de auditores independentes, administradores de carteiras de valores mobiliários, agentes autônomos, entre outros;
· Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e os fundos de investimento;
· Apurar, mediante inquérito administrativo, atos ilegais e práticas não-equitativas de administradores de companhias abertas e de quaisquer participantes do mercado de valores mobiliários, aplicando as penalidades previstas em lei;
· Fiscalizar e disciplinar as atividades dos auditores independentes, consultores e analistas de valores mobiliários.
- SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Sua missão e desenvolver os mercados supervisionados, assegurando sua estabilidade e os direitos do consumidor.
- PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) atua como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado por essas entidades. É uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social.
3. Qual a diferença entre CMN e CVM?
A CVM, é um órgão supervisor de operações financeiras onde obedece ao órgão normativo, o Conselho Monetário Nacional (CMN). Enquanto a CVM fiscaliza fundos de investimento e as Bolsas de Valores e de Mercadorias o CMN órgão máximo tem como funções: Fixação de diretrizes (criar regras), definir a meta da inflação, regular a constituição das IFs (instituições financeiras), e também criar normas que regulam o “nascimento” de novas instituições financeiras, estabelecer medidas de prevenção e/ou correção de desequilíbrios financeiros e disciplinar todos os tipos de crédito no mercado.
4. Por que as entidades BB, CEF e BNDS são consideradas instituições sociais? Elas cumprem seu objetivo? Justifique sua resposta.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, e bancos de desenvolvimento são instituições estatais destinadas à promoção econômica e social de um Estado.
O BNDES busca atuar em todos os setores da economia brasileira, criando, por exemplo, linhas de ampliação da iniciativa privada e modernização de tecnologias. 
O Banco do Brasil é considerado uma empresa pública de economia mista, isto é, o governo possui a maioria das ações e tem como objetivo principal contribuir de forma intensa no crescimento econômico, industrial, comercial e social do Brasil, atuando diretamente em situações pouco atrativas aos bancos privados, como exemplo o crédito rural, que precisa estar ao alcance de todos. 
Essas instituições de certa forma cumprem seus papeis auxiliando e emprestando dinheiro, financiando projetos ou fornecendo linhas de crédito a empresas ou
empreendedores individuais com projetos que trarão, segundo o julgamento do órgão, bons resultados socioeconômicos falando do BNDES, já o BB possui participações nos agronegócios, financiando boa parte das exportações e na concessão de crédito com taxas de juros bem acessíveis às micro e pequenas empresas fornecendo capital de giro e opções de investimentos, fazem do BB a instituição mais procurada por pessoas que tem o interesse de estabelecer uma empresa particular e a CEF já estabeleceu seu foco social. Sua atuação se estende às atividades artístico-culturais, educacionais e esportivas. Além disso, a instituição possui um papel fundamental para o Brasil, já que sua missão, em síntese, é promover a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, também concedendo empréstimos sob pessoas físicas e também passou a assumir a função de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), porém é necessário gestão dos recursos disponibilizados e acompanhamento para que não ocorra gastos "comprometedores", ou seja, mediar dinheiro público em benefícios de entidades alheias ao Governo ou que não sejam destinado ao cumprimentos de seus objetivos e deveres.
5. Qual é a questão central do artigo do economista Celso Ming, no texto, publicada no jornal O Estado de São Paulo em agosto de 2006? O que mudou nesses 14 anos (2006-2020)?
A questão do texto fala sobre as taxas de juros bancários que se distanciaram da taxa SELIC para maior, e em vez do BB e CEF reduzirem as tarifas bancárias, se tornaram campeões com a maior taxa, concorrendo para manter os spread e tarifas altos.
Um dos pontos de mudança que se vem notando é o % crescente de cooperativas criadas que detém uma fatia mesmo que seja pequena do mercado de crédito, passando assim para 9% em pouco tempo.
Ao longo dos últimos anos tivemos sucessivos períodos de queda da Selic para estimular a economia, diante da recessão vivida em 2015 e 2016, de (um cenário de) inflação controlada e, depois, deste período de pandemia.
A Selic, que já teve patamares muito mais altos, está mantendo até agora, no nível mais baixo das últimas décadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando