Buscar

questão discursiva- uniasselvi/Disciplina: Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:675917) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29177402
	1.
	Existe uma diferença relevante entre os processos de digitalização de documentos como forma de preservação. O que pode ser considerado comum entre os processo é a questão da preservação da informação. Descreva a diferença entre documento digital e documento arquivístico digital. ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta: A digitalização é uma grande aliada da preservação documental, haja vista que o manuseio do documento físico (e original) se torna menos frequente e, portanto, diminui as chances de deterioração precoce. É uma técnica moderna, e é observada, inclusive, pelos legisladores.O Arquivo Nacional (2005, p. 69) define a digitalização como um “processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de dispositivo apropriado, como um escâner”. Corroborando com a ideia, "o CONARQ (2010, p. 5-6) vê a digitalização como:Um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários, denominadas de bits — que são 0 (zero) e 1 (um), agrupadas em conjuntos de 8 bits (binary digit) formando um byte, e com os quais os computadores criam, recebem, processam, transmitem e armazenam dados."vamos identificar a diferença entre documento digital e documento arquivístico digital. De acordo com a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos — CTDE (2016, p. 21), criada pelo CONARQ, o documento digital é “a informação registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional”. Por sua vez, o documento arquivístico digital é “um documento digital que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico, ou seja, incorporado ao sistema de arquivos” (CTDE, 2016, p. 10).- Documento eletrônico: Informação registrada,codificada em forma analógica ou em dígitos binários,acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico.
- Documento arquivístico:Documento produzido (elaborado ou recebido), no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado da tal atividade, e retido para ação ou referência.
-Documento arquivístico digitai: Documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico (forma fixa e conteúdo estável).
2. Para restaurar um livro é preciso conhecer detalhadamente suas partes e materialidade das folhas, técnicas de produção e montagem. Para tanto, o restaurador se ocupa de desenvolver uma vasta documentação anterior e posterior ao processo de restauro. Explique as motivações do processo de documentação de restauração. ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta: As motivações do processo de documentação de restauração surge através de um processo de preservação e conservação que é uma ação contínua em bibliotecas, e depende muitas vezes da equipe, da gestão e do correto uso de materiais por parte dos usuários. Assim, há muitas formas de promover informações que busquem a conscientização dos usuários sobre as formas de utilização correta do acervo, contribuindo no processo de preservação e conservação.Há dois tipos de conservação — a preventiva e a reparadora. • A restauração é definida como um conjunto de medidas que visam à estabilização ou à reversão de danos físicos ou químicos presentes em um documento, devido ao longo tempo existência e do uso, intervindo de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico.
"A restauração compreende intervenções técnicas praticadas por especialistas sobre documentos deteriorados, visando a sua recuperação (ANTUNES, 2015). A restauração é definida como um “conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico” (CASSARES, 2000, p. 12).

Continue navegando