Buscar

questionario sobre Logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Qual é o conceito da logística?
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
2) Qual é a definição ampliada da logística?
É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível.
3) Cite a logística na década dos 50 nos EUA.
Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY, SEARS, K-MART , sendo modelos para outros países.
4) Cite a logística na década dos 60.
Orientada para distribuição de mercadorias pelo setor de Marketing. Utilização de transporte rodoviário e ferroviário.
5) Cite a logística na década dos 70.
Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema: Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes. Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores. Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME, KANBAN, KAIZEN, QUALIDADE TOTAL).
6) Cite a logística na década dos 80.
Explosão da micro – informática. O mundo começou suas grandes transformações do século.A partir daí a vida nunca mais seria como antes.
7) Cite a logística na década dos 90.
Foi constituída pela grande batalha comercial denominada “MERCADO GLOBAL ou GLOBAL SOURCING”. Constitui-se a palavra COMPETITIVIDADE. As grandes armas: TECNOLOGIA, MARKETING, LOGÍSTICA.
8) Qual é o objetivo da logística?
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
9) Que atividades são envolvidas na logística?
Primarias: Transportes, Manutenção de estoques e Processamento de pedidos.
Secundarias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção de materiais, Programação de produção, Manutenção de informações.
10) Quais são atividades da logística no apoio em Marketing?
Preço, produto, promoção e praça.
11) O que é cadeia de suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais.
12) Quais são as atividades da cadeia de suprimentos na logística?
Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda (veja Como melhorar a previsão de demanda);
• Localização de fornecedores de matérias-primas;
• Fabricação do produto;
• Armazenagem do produto;
• Entrega do produto;
• Devolução do produto pelo cliente, caso necessário;
• Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde necessário.
13) Como é feito o gerenciamento da cadeia de suprimentos?
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
14) Planejamento, controle e tomada de decisões logísticas são baseadas no
Trade –Off de custos, o que significa isso?
A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Ao contrário, leva a sub-otimização. Tal princípio é normalmente conhecido como trade-off, ou seja, o princípio das compensações, ou perdas e ganhos.
Desta forma, pretende-se apresentar as principais implicações da logística, citações das práticas logísticas existentes, bem como a descrição de formas e meios de aplicar princípios logísticos, proporcionando uma base conceitual para integração da logística como competência central na estratégia empresarial.
15) O que é logística empresarial?
A logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações, porém para a que seja gerenciada de forma integrada, a logística deve ser trabalhada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum.
16) Quais são as atividades logísticas primárias?
As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.
17) Quais são as atividades logísticas secundárias?
Atividades de apoio
Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais elementos que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apoiam estas atividades primárias. Elas são:
Armazenagem: refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como: 
-Localização, 
-Dimensionamento da área, 
-Arranjo físico, 
-Configuração do armazém.
Manuseio de materiais: está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. Está relacionada à movimentação do produto no local de estocagem.
Embalagem de proteção: seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.
Obtenção: é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. Não deve ser confundida com a função de compras, pois esta envolve detalhes de procedimento, tais como a negociação de preços e avaliação de vendedores, que não são relacionados com a tarefa logística.
Programação do produto: enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada), a programação do produto lida com a distribuição (fluxo de saída). Refere-se, primariamente, às quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas.
Manutenção de informação: nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho. Manter uma base de dados com informações importantes – por exemplo: localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis de estoques – apoia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.
18) Quais são as tecnologias envolvidas na logística aplicada?
Gestão / Operação. Merchandising. Controle / Segurança. Informática / Internet / Softwares. Marketing (Promoção, Programas de Lealde). Comunicação (Multimídia).
19) Por que as empresas necessitam da logística?
Devido a maior competitividade global.
Escassez da matéria-prima.
Falta mão de obra qualificada.
 Ineficiência na distribuição.
Necessidade de uma maior ocupação do mercado.
20) Qual é o principal problema com logística?
INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS ATIVIDADES , QUE PODERÁ SER SOLUCIONADO ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES.
21) Quais são os principais fatores na distribuição do sistema logístico?
Número e localização de depósitos e armazéns.
A localização geográfica dos mercados.
Quantidade e tipos de produtos em linha comercialização.
Número, tamanho e localização das unidades fabris.
Disposição do produto em estoque.
A frequência de compra pelos clientes.
22) Cite a logística nos anos 2000.
POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA: Eliminação de desperdícios,redução de custos, otimização dos processos de compra, produção e distribuição de mercadorias, Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva, métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota, planejamento Programação e Controle da Produção, metodologias de separação e expedição de produtos.
23) Por que usar operadores logísticos?
Manter foco no negócio principal (core business).
Aumentar a flexibilidade do processo logístico.
Reduzir custos.
Aumentar a cobertura geográfica.
Ingressar em canais e mercados não familiares ou
ainda não conquistados.
Substituir área de armazenagem por área de
produção.
Melhorar o atendimento ao cliente.
24) Por que usar automação na logística?
No mundo dinâmico da logística, onde o próprio nome traz a ideia de agilidade e mobilidade, facilitar o processo e proporcionar maior integridade e velocidade na troca de informações é um dos principais objetivos da automação logística; que ainda otimiza diversas outras atividades, mostrando os benefícios diretos que podem ser inseridos na organização.
A automação logística nada mais é que… Um conjunto de tecnologias que disponibiliza os meios necessários á operação do processo decisório em qualquer organização por meio do processamento dos dados disponíveis.
25) Por que usar centros de distribuição na logística?
Criação dos centros de cargas hubs que possibilitarão o cross – docking de grandes veículos (multimodais) para veículos de menor porte. Em centros urbanos facilitando o deslocamento de mercadorias.

Outros materiais