Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ÉTICA E CIDADANIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA E CIDADANIA
Islaide Lima de Sousa Freitas Martins
01319336
Pedagogia
Caro(a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Para Valls (1993) “Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta:”
De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Regras/ Normas é aquilo que regula, dirige e rege algo. E Sanções é definido como a parte da lei que determina as punições contra os que a desobedecem. A punição referente à desobediência ou à execução de uma lei.
Mesmo que ética e regras se diferenciem, uma completa a outra. Diante dessas definições e de tudo que foi estudado, podemos afirmar que é de suma importância que as empresas tenham regras bem definidas, pois através delas a instituição é regulamentada e regida, principalmente no que se relaciona a seus colaboradores, mas também é essencial que estas mesmas normas sejam claras, objetivas levando o colaborador a respeitar a empresa com o seu compromisso com a mesma, pois trata-se de algo que precisa ficar internalizada no funcionário, pois primeiro o indivíduo precisa exercer em sua vida particular, para então depois conseguir assumir o seu papel em uma empresa de forma satisfatória, pois como a palavra diz colaborador, ele é incorporado a instituição, colabora com para o crescimento da mesma.
Para empresa é imprescindível ter normativas extensivas e pontuais, também tenha sanções bem expostas e transparentes, dado que resultará em bons resultados, visto que seus funcionários se sentirão seguros, participativos no crescimento da empresa, além de evitar os desencontros de informações. É preciso ética para que a empresa possa crescer e desenvolver no ramo dos negócios, não se trata só de lucro, mas de reponsabilidade.
Se as empresas agirem de forma ética, podem estabelecer normas de condutas para seus dirigentes e empregados, exigindo que ajam com lealdade e dedicação. (DENNY, 2001, p.276).
Referências
DENNY, A. Ercílio. Ética e Sociedade. Capivari: Opinião, 2001, p. 276.
DE HOLANDA, Buarque Aurélio. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 3 ed. 1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais