Buscar

Bases fisiológicas do movimento humano - portifolio

Prévia do material em texto

Bases fisiológicas do movimento humano
1 - Explique com suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta (capitulo 1).
R: Calorimetria direta: é quando o corpo usa a energia para realizar tal atividade gerando liberação de calor, ocorrendo essa liberação via respiração celular, sendo considerada a técnica precisa para a mensuração da taxa metabólica.
Calorimetria indireta: sendo um custo mais em conta que o exame de calorimetria direta, ele não usa a mensuração direta da produção de calor e a produção de energia para a o exame da nossa taxa metabólica.
2 - Faça um resumo do sistema anaeróbico alático (ATP-CP), sistema anaeróbio lático (glicose) e sistema aeróbio (capitulo 3).
R: Sistema anaeróbico alático (ATP-CP): e uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades de breve período de tempo de até 5 segundos dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema um bom exemplo de atividade é a corrida de 50 metros ou uma corrida de 9 metros no futebol. 
Sistema anaeróbio lático: sistema metabólico que gera o ATP para necessidades energéticas intermediárias, as que duram de 45 - 90 segundos, um exemplo de atividade e a corrida de 400 m, provas de natação de 100-200 m, também proporcionando energia para piques de alta intensidade.
Sistema aeróbio: O sistema fornece uma quantidade substancial de ATP, utiliza o oxigênio para gerar o ATP que é ativado para produzir energia, durante períodos mais longos do exercício. Fornece energia para exercícios de intensidade baixa para moderada, atividades como uma corrida longa e uma pedalada de longa distância dois exemplos de exercícios que usam a sistema aeróbio.
 3 - O que é consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) (capitulo 4).
R: é o consumo excessivo de oxigênio após o exercício e comparado com um exercício de intensidade moderada o EPOC é maior no exercício de alta intensidade pela produção de calor e temperatura serem maiores 
4 – Explique com que finalidades o limiar de lactato pode ser utilizado (capitulo 4). 
R: No momento que a intensidade do exercício aumenta elevando os níveis sanguíneos de lactato consequentemente com o aumento isso ocorre de modo exponencial, acontecendo a fadiga e a quedado rendimento do indivíduo.
5 – Quais fatores determinantes da seleção de combustível? Explique com suas palavras cada fator.
R: O corpo precisa de 3 tipos de combustíveis os carboidratos que são a que são compostos de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio sendo encontrado de 3 forma os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos 
6 – Faça um resumo sobre o papel do encéfalo na fadiga induzida pelo exercício (capítulo 7).
R: O encéfalo controla e limita ações do nosso corpo para não o deixar passar do ponto, então a fadiga até que é bom, pois é um aviso para proteger nosso corpo perturbações catastróficas que a fadiga pode promover forçando um termino de um exercício antes que ocorra danos aos músculos na atividade física.
7 – Explique por que o exercício físico melhora a saúde do encéfalo (capítulo 7).
R: O exercício físico diário traz muitos benefícios para nosso cérebro e mantem a saúde dele obtendo a proteção a deterioração com o envelhecimento ajudando na aprendizagem, memoria e depressões e protegendo contra diversos tipos de demência exemplo a de Alzheimer e outras diversas doenças então e de suma importância a atividade física. 
8 – O que é fadiga? Quais são os fatores que afetam o processo de fadiga? Quais as causas da fadiga muscular? (capítulo 8).
R: Fadiga é a redução da produção de potência que pode ocasionar uma diminuição de força, velocidade e encurtamento do musculo, fatores da fadiga muscular são dependentes da duração, intensidade e natureza dos exercícios físico , composição do tipo de fibra muscular, nível de condicionamento físico e fatores ambientais, causas da fadiga muscular ocorrem quando a uma falta de minerais importantes no organismo, como potássio, magnésio ou cálcio, condicionamento do individuou e a intensidade e duração do exercício. 
9 – Quais os tipos de fibras musculares? Quais suas características? (capítulo 8).
R: fibras de contração lenta de tipo 1, sendo que o corpo humano possui apenas um tipo de fibra de contração lenta contendo alta concentração de enzimas oxidantes e são circundadas por mais capilares que as fibras rápidas de tipo 2, já as fibras de contração rápidas têm duas categorias as fibras de tipos (lla e llx), llx fibras glicoliticas rápidas como é chamada possuem um número relativamente pequeno de mitocôndrias, tem capacidade limitada de metabolismo aeróbio e são menos resistentes a fadiga que a lenta e a lla chamada de fibras intermediarias contem características bioquímicas e de fadiga intermediaria entre as características das llx e lenta, sendo assim as fibras lla podem ser vista como fibras que contém uma mistura de características das fibras de tipo 1 e llx.
10 – Faça um resumo, com suas palavras, sobre como ocorre a regulação da força no musculo. (capítulo 8).
R: A regulação da força no musculo ocorre quando com a contração muscular permitindo o desempenho na força ativando apenas uma unidade motora ou várias simultaneamente, variando o nível de força referindo ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares permitindo o movimento do nosso corpo, sendo assim as fibras musculares contém os filamentos de proteínas contrateis de actina e miosina dispostas lado a lado esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero, que nada mais é a unidade funcional de contração muscular.

Continue navegando

Outros materiais