Buscar

PROJETO DE PRÁTICA - Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento - EJA - Ciclo 3 - Resumo do vídeo ser assistido - prática High Scope

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Profa Dra. Lilian Paula D. Bérgamo
PROJETO DE PRÁTICA:
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
SÃO PAULO – SÃO PAULO
2020
PROJETO DE PRÁTICA:
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
Aluna: Nívea de Carvalho Moura Velloso
SÃO PAULO – SÃO PAULO
2020
Introdução
Falar em currículo no universo da Educação Infantil exige que entendamos de maneira clara que a criança é o sujeito do processo educacional. Também é necessário esclarecer que as instituições de educação infantil, creches e pré-escolas são espaços institucionais que além de promoverem a aprendizagem, também cuidam e educam.
Como qualquer etapa da educação, a elaboração de um currículo deve se basear em: metas e prioridades, levantar de recursos, definir etapas, atividade e avaliação. Porém quando falamos da educação infantil devemos lembrar que o principal ponto do currículo é a interação entre crianças e reconhecê-las como sujeitos ativos, históricos e de direitos próprios. 
Nesta momento do processo escolar, o currículo deve contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motriz, de linguagem, de relação interpessoal, de equilíbrio pessoal e auxiliar a aprendizagem de conhecimentos sobre o mundo ao seu redor. 
Vale lembrar que o currículo na educação infantil exige uma atenção maior pois segundo Oliveira (2005, p. 48) “um grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é o de “institucionalizar” a infância, regulá-la em excesso.”
Na busca por mitigar esse risco, o cenário ideal concilia a prática pedagógica com o “cuidar e educar” sempre presente, constituindo as funções essenciais da educação infantil. Para isto é necessário superar a dicotomia histórica das funções de creches e pré-escolas em que a primeira agia com um papel assistencialista enquanto a segunda agia como um papel educacional.
Em muitos municípios ainda vemos essa dissociação ao ver uma separação tendo responsáveis diferentes para o cuidado físico e para atividades “acadêmicas”. Essa separação é prejudicial pois não atinge a educação de qualidade que um profissional que atue de forma integrada poderia atingir. 
Desenvolvimento
Como falamos na introdução, o currículo é um guia. Oliveira (2005, p.171) afirma que o currículo é “trajetória de exploração partilhada de objetos de conhecimento de determinada cultura por meio de atividades diversificadas, constantemente avaliadas”. Mas não podemos esquecer que a educação infantil tem suas especificidades e precisa ser olhado com mais atenção. 
Para Andrade et Souza (2013 p.138):
O currículo, na etapa da educação infantil, deve, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das capacidades humanas (cognitivas, motriz, de linguagem, de relação interpessoal, de equilíbrio pessoal) infantis e favorecer a aprendizagem de determinados saberes culturais que contribuam para o conhecimento do mundo ao seu redor.
Os currículos geralmente devem ser construídos tendo como base a faixa etária da criança, bem como toda a realidade e condições do aluno. Na educação infantil é essencial que se atente ao fato do educando ser uma criança única e em formação e que portanto deve ser respeitado o seu momento de desenvolvimento. 
colocar as respostas às questões (de 1 a 5) no formato de um texto corrido, relacionando as leituras e o documentário (há semelhanças ou não? Por quê?).
1) Como o currículo na Educação Infantil deve ser pensado, a partir da leitura dos materiais sugeridos (Unidade 3, BNCC)? E como ele é abordado no documentário? Há semelhanças?
2) Como o desenvolvimento da criança deve ser trabalhado, estimulado de acordo com as leituras realizadas? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) devem ser estimuladas e trabalhadas? E como isto aparece no documentário?
3) Como deve ser visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar? Como estes aspectos aparecem no documentário?
4) Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil de acordo com as leituras realizadas? Há menção a este aspecto no documentário?
5) Qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil? Como isto é abordado no documentário?
Organização do espaço – parceiro no processo de educação – e interação do professor com a criança – estimulo.
Valorização das atividades diárias e do registro para avaliação. 
Centro do currículo High Scope: aprendizagem pela ação.
Desenvolvendo iniciativa em um contexto que as incentiva, as crianças são aprendizes ativos e engajadas.
Plan/do/review sequence – clean up happens betwen do and review
Atividades individuais, coletivas
Dia: saudação (transição de casa para a escola ocorre de forma mais sutil), planejar (5/10 min em que as crianças decidem o que vão fazer na hora de fazer”, podem ), hora do trabalho (45/60 min em que realizam seus planos, resolvem problemas, falam das experiências com outros, pegam os materiais que querem, os adultos participam e interagem de forma a apoiar a iniciativa infantil, e trabalham diversas áreas enqto brincam: linguagem, matemática, ciências, estudos sociais, artes e desenvolvimento físico. Crianças ficam focadas por estarem fazendo o que querem, mas se eles querem mudar os professores apoiam e fazem um novo plano). Hora da limpeza (10 min – momento de transição em que as crianças entendem: que acabou a hora de brincar, devolvam os matérias – que ajuda a entender organização do mundo, matemática, e tamanhos entre outras ). Hora de rever (10/15 min – falar sobre a hora do trabalho e as experiências, ajuda a fechar o ciclo para as crianças, verbalizar os acontecimentos e pensar nos problemas e soluções que surgiram, assim expandem o conhecimento. Os professores interagem e usam perguntas abertas para ajudar as crianças a refletir o que aconteceu. ) momento do grando grupo (10/15 min – para garantir que as crianças – mesmo as que brincaram sozinhas – tenham interação social, senso de comunidade. Brincadeiras sugeridas, músicas, histórias e movimentos. ) momento do pequeno grupo (15/20 min – para uma experienca específica ou mais preparadas com um foco específico de ensino – artes, matemática, ciência ou alfabetização. Professores fazem perguntaspara as crianças investigaram e elas sao encorajadas a usar os materiais como preferirem: explorando, experimentando e criando. Assim as crianças desenvolvem espontaneidade e criatividade. Adulto está envolvido ativamente com as crianças, as apoia e chama atenção para conceitos importantes, bem como estimulam as crianças conversarem entre si para compartilhar ideias e ajudar a resolver problemas. Qdo acaba, ajudam a guardar tudo 
Momento do lanche (10/15 min – realização interação social prazerosa, comem junto com os professores, conversam sobre ideias/experiências em casa ou na escola, aprendem a se cuidar, a se servir, a fazer a sua comida, limpar após comer, etc.) – momento da soneca, quando precisa, serve para fomentar a confiança entre o professor e o aluno e encoraja independência para a criança escolher sua atividade no momento calmo. Momento de atividade externa (30/40 min), normalmente no final do dia para que as crianças estejam prontas quando os pais vierem, mas há quem faça no começo do dia também pelo menos motivo. Isso diminui a quantidade e duração de transição. Na hora externa elas são ativas fisicamente: pulam, correm, se exercitam, escalam, usam os músculos e vozes para se desenvolver. Qdo pais chegam para pegar, eles e professores conversam um pouco sobre como foi o dia e as crianças normalmente estão ansiosas para mostrar aos pais o que fizeram.
Momento planejamento dos professores (20/40 min – professores planejam o próximo dia, dividindo as observações das vivencias individuais,
grupos pequenos e classe como um todo. Permitindo que os adultos se comuniquem bem e com consistência para acompanhar o desenvolvimento de cada criança e revisar atividades e matérias de acordo com a necessidade de cada. 
ENSINO ATIVO
Conclusão
1- realizar uma conclusão, dizendo se os conceitos estudados estão contidos no documentário, de forma geral ou parcial, e dizer sobre as contribuições do projeto de prática para a futura prática profissional.
Referências Bibliográficas
ANDRADE, L.; SOUZA, T. N. Fundamentos da Educação Infantil. Batatais: Claretiano, 2013
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília/DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf – Acesso em: 08 de novembro de 2020
AUGUSTO, Silvana. A BNCC na prática #3 – Ed. Infantil. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=IXOp8VE5lww&t=3019s >. Acesso em: 04 de novembro de 2020.
D13: Educação Infantil - High Scope - Rotina Diária. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ByqEIMsjHng >. Acesso em: 06 de novembro de 2020

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando