Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 02

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 02
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	O juiz não poderá declarar os impedimentos, ainda que tenha ciência, devendo fazê-lo, somente a requerimento do interessado.
	
	O Ministério Público não pode arguir impedimento
	
	Se o casamento for celebrado em desrespeito aos impedimentos matrimoniais, será considerado anulável.
	 
	Se o casamento for celebrado em desrespeito aos impedimentos matrimoniais, será considerado nulo
	
	Somente os parentes de 1º e 2º graus, tanto biológicos tanto por afinidade poderão arguir os impedimentos matrimoniais.
	Respondido em 08/10/2020 13:22:16
	
Compare com a sua resposta: Já ultrapassado o prazo para anulação (art. 1560, III, CC) bem como não pode alegar erro essencial pois o casal praticou furtos quando noivos.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Henrique, com 65 anos de idade apaixona-se por Ana, com 30 anos de idade com quem pretende se casar. O regime de bens que vigorará no casamento de Henrique e Ana será o da:
		
	
	comunhão universal
	 
	comunhão parcial
	
	participação final nos aquestos
	
	separação obrigatória
	
	separação convencional
	Respondido em 08/10/2020 13:08:32
	
Compare com a sua resposta: a) O Código Civil de 2002 permite a alteração do regime de bens, de acordo com o art. 1639, § 2º, mesmo de casamentos realizados antes de sua vigência, desde que por jurisdição voluntária, mútuo acordo e justo motivo. b) No regime da comunhão parcial de bens, em regra, só se comunicam os bens adquiridos a título oneroso na constância do casamento e no regime da comunhão universal de bens, todos os bens se comunicam, os anteriores ao casamento, os que forem adquiridos a título oneroso ou gratuito na constância do casamento.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São princípios norteadores do instituto do regime de bens, EXCETO:
		
	
	Mutabilidade condicionada.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Variedade.
	 
	Imutabilidade.
	
	Liberdade.
	Respondido em 08/10/2020 13:11:14
	
Compare com a sua resposta: a) Após a EC 66/2010 é pacífico nos Tribunais pátrios, inclusive pela maioria doutrinária e STJ, que não é mais cabível a interposição de ação de separação. Referida emenda constitucional modificou o art.226, §6º da CF, prevendo, somente, como extinção do casamento o divórcio direto. Assim, uma ação de separação judicial seria inadmitida por ausência de interesse de agir. Fato que poderia ocorrer, por economia e celeridade processual, seria o Juiz responsável, antes da inadmissão da petição inicial, intimar o autor, no caso, Ricardo, para manifestar interesse no divórcio direto. b) Os cônjuges casaram sob o regime de comunhão universal de bens. Sendo assim, como os bens foram herdados pelo o cônjuge virago após o casamento, pelo art.1.668, I, do CC, apenas não se comunicam os bens doados ou herdados gravados com a cláusula de incomunicabilidade, o que não aconteceu no caso. Sendo assim, Ricardo terá direito à metade dos bens recebidos por Raquel, pelo falecimento de seu tio.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um casal realizou pacto antenupcial sobre regime de bens. Mais tarde, esse pacto foi declarado nulo por defeito de forma. Nesse caso,
		
	
	vigorará o regime obrigatório de separação de bens.
	
	o casamento também será nulo.
	 
	vigorará o regime da comunhão parcial de bens.
	
	vigorará o regime da comunhão universal de bens.
	
	os noivos deverão realizar novo pacto antenupcial.
	Respondido em 08/10/2020 13:13:06
	
Compare com a sua resposta: A) Embora o art. 206, §2º, do Código Civil estabeleça que prescreve em 2 anos a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem, há no caso analisado uma causa impeditiva da prescrição, concernente à incapacidade absoluta dos menores, conforme dispõe o artigo 198, I, do Código Civil. B) O rito da constrição pessoal somente se admite em relação às três prestações anteriores ao ajuizamento da ação e as que se vencerem no curso do processo (Súmula 309 do Superior Tribunal de Justiça)
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Questão 41 24º Exame OAB-RJ) O regime de bens entre cônjuges, cujo casamento foi celebrado na vigência do novo Código Civil, pode ser alterado, desde que seja feito:
		
	 
	Com autorização judicial, em pedido motivado por ambos os cônjuges
	
	Trata-se de crime formal ou de consumação antecipada.
	
	Por pacto antenupcial motivado, em instrumento, público
	
	Por pacto antenupcial motivado
	
	Por pedido direto dos cônjuges junto ao registro civil das pessoas naturais em que foi celebrado o casamento
	Respondido em 08/10/2020 13:14:23
	
Compare com a sua resposta: Roubo próprio. art. 157, caput do CP

Continue navegando