Buscar

sistema nervoso central

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso
Embriologia do Sistema Nervoso Central 
Explique a formação do tubo neural e da crista neural. A quem esses elementos dão origem:
 A neurulação é o evento- chave no desenvolvimento do sistema nervoso. Ele acontece quando a medula espinhal primitiva (notocorda) envia um sinal aos tecidos que recobre para que se torne mais espesso, formando a placa neural. Essa invagina-se criando assim o sulco neural. As pregas dentro fundem-se e fecham para formar o tubo neural. Parte do tecido das pregas é bloqueado para originar a crista neural, futuro sistema nervosa periférico. O tubo neural, cuja a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, se tornará o encéfalo e a medula espinhal.
Cite as vesículas encefálicas primordiais:
No arquencéfalo(encéfalo primitivo) distinguem-se inicialmente três dilatações, que são as vesículas encefálicas primordiais denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
Explique o desenvolvimento das estruturas neurais das vesículas encefálicas primordiais até o desenvolvimento:
 Ocorre a formação de estruturas mais elaboradas e especializadas. Esse processo chama-se “diferenciação”. O primeiro passo na diferenciação do encéfalo é o desenvolvimento de três dilatações do tubo neural chamadas vesículas embrionárias. 
Explique o desenvolvimento do neuroblasto:
Um neuroblasto é uma célula embrionária percussora do neurônio. Elas se formam pela diferenciação das células do tubo neural e á camada ventricular. Tubo neural se fecha – neuroblastos – camada cinzenta – fibras do neuroblasto formam a substância branca 
- osneuroblastos se diferenciam e assumem as características de diversos tipos de neurônios.
Cite as célulasque formam a neuroglia e funções:
Células da glia ou neuroglia : tem função de sustentar e produzir mielina, agem isolando os neurônios uns dos outros . 
Astrócitos: sustentação e nutrição 
Micróglias: defesa dos neurônios (fagocitose) 
Oligodendrócitos: mielinização dos axônios do SNC 
Células de Schwam: mielinização dos axônios do SNP 
Células ependimárias: revestimento e produção de líquido cefálio raquidiano 
Células Satélites : Servem de suporte ao redor do corpos celulares que estão localizados nos gânglios.
Cite os tipos de neurônios existentes no SN
Quanto a estrutura: 
Pseudounipolar: Axônio e dendritos se fundem durante o desenvolvimento e criam uma longa extensão.
Bipolares: Um único axônio e um único dendrito 
Multipolares: Muitos dendritos e axônio ramificados 
Anaxônicos: não tem axônio 
Quanto a função: 
Neurônios sensitivos ou aferentes: levem informação dos receptores sensitivos para o SNC.
Os neurônios sensorias conduzem informação sobre temperatura, pressão, luz e outros estímulos dos receptores sensorias para o SNC. Os neurônios sensorias periféricos são pseudounipolares, com corpos celulares localizados próximo ao SNC e com longos processos que estendem até receptores localizados nos membros e órgãos internos. Em contrapartida, os neurônios sensorias no nariz e nos olhos são neurônios bipolares muito pequenos.
Neurônios interconectados ou interneurônios: são encontrados somente no SNC, conectam um neurônio a outro. Eles recebem informação de outros neurônios (neurônios sensoriais ou interneurônios) e transmitem esta informação para outros neurônios (neurônios motores ou interneurônios). Eles têm diversas formas, mas freqüentemente possuem ramificações bastante complexas dos processos (axônio e dendrito), o que permite que se comuniquem com muitos outros neurônios. Alguns inteneurônios são bastante pequenos, se comparados com o neurônio modelo 
· Os interneurônios anaxônicos do SNC não têm nenhum axônio aparente
· . Os interneurônios multipolares do SNC são muito ramificados, mas não têm extensões longas.
Neurônios motores ou aferentes: recebem informação de outros neurônios para transmitir comandos aos músculos, órgão e glândulas
Telencéfalo 
Cite a organização anatômica do telencéfalo (lobos, lóbulos, giros e fissuras). Aponte-o em imagem de Ressonância Magnética. 
Cada hemisfério possui três pólos: Frontal, Occipital e Temporal; e três faces: Súpero-lateral (convexa); Medial (plana); e Inferior ou base do cérebro (irregular), repousando anteriormente nos andares anterior e médio da base do crânio e posteriormente na tenda do cerebelo. 
Cada um dos hemisférios cerebrais apresenta: o córtex cerebral (substância cinzenta organizada em camadas celulares, e localizada superficialmente nos hemisférios), a substância branca subjacente e os núcleos da base (substância cinzenta organizada em núcleos, situada profundamente nos hemisférios). 
 
 Sulcos e Giros: 
Durante o desenvolvimento embrionário, quando o tamanho do encéfalo aumenta rapidamente, a substância cinzenta do córtex aumenta com maio rapidez que a substância branca subjacente. Como resultado, a região cortical se enrola e se dobra sobre si mesma. Portanto, a superfície do cérebro do homem e de vários animais apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. A existência dos sulcos permite considerável aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão escondidos nos sulcos. Em qualquer hemisfério, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral e o sulco central. 
Os giros cerebrais são delimitados por sulcos. Sulcos mais profundos são denominados fissuras.
O telencéfalo pode ser subdividido em lobos cerebrais. Cada lobo recebe seu nome de acordo com o osso do crânio que o recobre:
Frontal - acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato.
Temporal - função principal de processar os estímulos auditivos. Quando a área auditiva primária é estimulada, os sons são produzidos e enviados à área auditiva secundária, que interage com outras zonas do cérebro, atribuindo um significado e assim permitindo ao indivíduo reconhecer ao que está ouvindo.
 Parietal - em a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. Por ser a área responsável em receber os estímulos obtidos com o ambiente exterior, representa todas as áreas do corpo humano
Occipital - Processam os dados visuais recebidos do exterior depois destes terem passado pelo tálamo, uma vez que há zonas especializadas a visão da cor, do movimento, da profundidade, da distância e assim por diante. Depois de passarem por esta área, chamada área visual primária, estas informações são direcionadas para a área de visão secundária, onde são comparadas com dados anteriores, permitindo assim o indivíduo identificar, por exemplo, um gato, uma moto ou uma maçã. O significado do que vemos, porém, é dado por outras áreas do cérebro, que se comunica com a área visual, considerando as experiências passadas e nossas expectativas.
Ínsula 
 OBS: O lóbulo é uma subdivisão do lobo 
Qual estrutura separa os hemisférios cerebrais? Aponte-o em imagem de Ressonância Magnética. 
Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Os hemisférios possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunica com o III ventrículo pelos forames interventriculares. 
 Cite os dois principais sulcos da face lateral do telencéfalo 
A) Sulco Lateral
Inicia-se na base do cérebro lateralmente à substância perfurada anterior, como uma fenda profunda que, separando o lobo frontal do lobo temporal, dirige-se para a face súpero-lateral do cérebro, onde termina dividindo-se em três ramos: ascendente, anterior e posterior. Os ramos ascendentes e anteriores são curtos e penetram no lobo frontal; o ramo posterior é muito mais largo, dirige-se para trás e para cima, terminando no lobo parietal. Separa o lobo temporal, situado abaixo, dos lobos frontais e parietais, situados acima.
 
B) Sulco Central
É um sulco profundo e geralmente contínuo, que percorre obliquamente aface súpero-lateral do hemisfério, separando os lobos frontais e parietais. Inicia-se na face medial do hemisfério, aproximadamente no meio de sua borda dorsal e a partir deste ponto dirige-se para diante e para baixo, em direção ao ramo posterior do sulco lateral, do qual é separado por uma pequena prega cortical.
Cite o nome e a função dos giros localizados junto ao sulco central 
 
Giro Pré- central: Localiza-se entre o sulco central e o sulco pré-central. Nesse giro se localiza a área motora principal do cérebro (córtex motor).
Giro Pós- central: Localiza-se entre o sulco central e o sulco pós-central. É no giro pós-central que se localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica. 
Descreva a localização da área de Broca, da área auditiva e da área de Wernicke
Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala. A área de broca é conectada a outra região cerebral conhecida como área de Wernicke, associada à compreensão e processamento da linguagem. Ou seja, a área de bronca é a parte responsável por expressar o que foi compreendido pela área de Wernicke. 
Descreva o lobo da ínsula 
 O lobo da ínsula somente pode ser visualizado com o afastamento das bordas da fissura lateral ou em secções do cérebro.
A ínsula é uma área cerebral tão desconhecida quanto essencial para entender o nosso comportamento. Há quem diga que é nela que está localizado o núcleo da nossa “consciência”. Por ora, os neurologistas afirmam apenas que essa estrutura funciona como o manancial das nossas emoções, o lugar da nossa empatia e o cofre da nossa intuição.
Diencéfalo 
Cite a divisão do diencéfalo 
O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo. 
Aponte o mesencéfalo em imagem de Ressonância Magnética
 
O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. 
Qual a cavidade diencefálica? 
É uma cavidade no diencéfalo, ímpar, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais pelos respectivos forames interventriculares. 
Quando o cérebro é seccionado no plano sagital mediano, as paredes laterais do III ventrículo são expostas amplamente, verifica-se então a existência de uma depressão, o sulco hipotalâmico, que se estende do aqueduto cerebral até o forame interventricular. As porções da parede, situadas acima deste sulco, pertencem ao tálamo, e as situadas abaixo, pertencem ao hipotálamo. 
Qual a estrutura que une os talámos? 
· Os núcleos do tálamo podem ser diferenciados quanto a sua relação com o córtex cerebral em núcleos talâmicos específicos (possuem ligações com áreas corticais cerebrais bem específicas) e núcleos talâmicos inespecíficos, os quais mantém conexões com áreas mais amplas do córtex.
· O nome tálamo vem do grego e seu significado é “câmara interior”, por ele se localizar na porção mais central do encéfalo. 
· possui um tamanho de cerca de 3 centímetros 
· formado por duas massas ovuladas de substância cinzenta, uma ao lado da outra, unidas pela aderência intertalâmica ou massa intermédia.
· É no tálamo que passa e são selecionadas grande parte das informações que o corpo recebe do meio externo, seja pela visão, pele, audição, etc. 
· Por ele também passam os comandos motores mais complexos que são gerados pelo Sistema Nervoso Central. 
· Essas informações vão também para os músculos, controlando a sua ativação ou desativação
· O tálamo possui um papel importante para o funcionamento correto do córtex.

Continue navegando

Outros materiais