Buscar

AULA 2 PRATICA SIMULADA III (PENAL)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROI DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
10 linhas
PEDRO, estado civil: ..., engenheiro, inscrito no CPF ..., endereço eletrônico ..., domiciliado no endereço .., por meio de seu advogado que a esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, oferecer 
QUEIXA CRIME,
 com fundamento legal no artigo 100, §2° do CP, em face de HELENA , estado civil: ..., profissão ..., inscrita no CPF ..., endereço eletrônico ..., domiciliada no endereço .., pelos motivos a seguir expostos:
DOS FATOS
Pedro, ora querelante, planeja comemorar seu aniversario na data 19/04/2016, sábado, com seus parentes e amigos em uma famosa churrascaria de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Na manhã de seu aniversario, resolveu, então, enviar um convite a todos os seus contatos através de uma postagem feita em seu perfil pessoal de uma rede social.
Naquele momento, sua ex-namorada Helena, ora querelada, com o intuito de ofendê-lo publicou na postagem em que Pedro havia feito, palavras como idiota, bêbado, porco e que também no dia 10 ele estava bêbado no horário do expediente do trabalho.
Esta publicação de Helena causou em Pedro muita vergonha e constrangimento, visto que no momento em que ele viu a postagem, ao seu lado estavam três amigos presentes, com tudo, a festa comemorativa deixou de ser realizada.
Por tamanho dano a sua honra, o querelante instaurou inquérito policial para maiores averiguações.
DO DIREITO
De acordo com o artigo 139 do CP, a imputação de fato, verdadeira ou não, que venha a causar danos a sua honra, ou seja, imputando-lhe fato ofensivo a sua honra, constitui crime de pequeno potencial ofensivo, estabelecendo-se assim, o JEC competente para julgar esta ação.
Observando os fatos dispostos acima, não resta duvidas que a querelada teve o intuito de ofender o ex-namorado ao publicar aqueles comentários.
Ainda dentro do CP, o artigo 141° em seu inciso III dispõe o aumento sobre a pena de 1/3 se o crime for praticado na presença de varias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação do crime de difamação.
Consequentemente, a querelada cometeu o crime de difamação tipificado no artigo 139 do CP, incidindo, ainda, na causa de aumento prevista no artigo 141, inciso III do CP.
PEDIDOS
Portanto, requer:
1. O recebimento e processamento da presente queixa crime;
2. A citação do querelado;
3. A procedência total desta ação, condenando o querelado na pena cominada ao delito do artigo 139 do CP com o aumento de pena do artigo 141, inciso III do mesmo código.
Nestes termos,
Pede deferimento
Advogado/OAB