Buscar

teste adm estrateg-8

Prévia do material em texto

Disc.: ADM. ESTRATÉG.  
	2021.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		 
	
	1.
	
		 Enquanto ciência, a administração estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada. Marque V (Verdadeira) ou F (falsa) no que se refere aos benefícios do planejamento estratégico segundo a bibliografia estudada? (     ) Indica os problemas que podem surgir antes que ocorram (     ) Melhora a canalização dos esforços para a realização de objetivos predeterminados (     ) Permite que os administradores tenham uma clara visão do negócio (     ) Maximizar os efeitos indesejáveis de condições e mudanças adversas 
	
	
	
	V; V; V; V
	
	
	V; F; V; V
	
	
	V; V; F; V
	
	
	V; F; F; V
	Certo 
	
	V; V; V; F
	
Explicação: 
A última alternativa está incorreta porque o planejamento estratégico visa maximizar os efeitos desejáveis, e não os indejesáveis, de condições e mudanças adversas.
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. Para auxiliar o planejamento estratégico das ações que for desenvolver, poderá utilizar uma ferramenta chamada de 5W 2H. Qual a finalidade deste ferramenta (5W2H)? 
	
	
	
	É uma ferramenta utilizada para análise do ambiente interno e externo.
	
	
	É uma ferramenta utilizada para análise do ambiente externo.
	Certo 
	
	É uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução, sendo elaborado em resposta as questões (problema).
	
	
	É uma ferramenta utilizada para identificação das várias causas que afetam um processo.
	
	
	É uma ferramenta utilizada para análise do ambiente interno.
	
Explicação: 
O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Em relação as responsabilidades dos diferentes Tipos de Planejamento, marque a opção que não está de acordo com a responsabilidades de cada nível. 
	
	
	
	O uso do termo estratégia reflete grandes decisões de uma empresa com frequência tomadas pelo grupo diretivo: presidente e diretores. 
	Certo 
	
	Comprar uma nova empresa é uma decisão estratégica, definir a nova linha de produtos das empresas combinadas ou a nova estrutura organizacional pode ser uma decisão Operacional.
	
	
	As decisões estratégicas são contrapostas às decisões táticas e operacionais. As decisões táticas se dão normalmente no nível gerencial e, em geral, consistem em decisões para operacionalizar as grandes decisões estratégicas, tomadas pela direção da organização. 
	
	
	As decisões Táticas caracterizam-se por um impacto de médio prazo, e sua extensão reduz-se a um conjunto de áreas ou setores da organização. 
	
	
	As decisões operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. São decisões cotidianas, e seu impacto, em teoria, reduz-se a curto prazo.
	
Explicação: 
 
Comprar uma nova empresa é uma decisão estratégica, definir a nova linha de produtos das empresas combinadas ou a nova estrutura organizacional são decisões Estratégicas e não uma decisões Operacionais.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 O processo de planejamento estratégico é constituído por: 
	
	
	
	Definição da Missão, Análise do Ambiente Externo, Definição de Objetivos, Definição de Estratégias
	
	
	Definição da Missão, Análise do Ambiente Interno, Definição de Objetivos, Definição de Estratégias
	
	
	Definição da Visão, Análise dos Ambientes Externo e Interno, Definição de Objetivos, Definição de Estratégias
	
	
	Definição da Missão, Análise dos Ambientes Externo e Interno, Definição de Oportunidades, Definição de Estratégias
	Certo 
	
	Definição da Missão, Análise dos Ambientes Externo e Interno, Definição de Objetivos, Definição de Estratégias
	
Explicação: 
O processo do planejamento estratégico segue as etapas da Definição da Missão, Análise dos Ambientes Externo e Interno, Definição de Objetivos, Definição de Estratégias
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 Leia atentamente o trecho abaixo: Na terceira reunião de elaboração do planejamento estratégico do salão de beleza ¿Você nota 10¿, o consultor pediu as equipes que estavam participando do processo que falassem sobre as condições fundamentais que precisavam necessariamente ser satisfeitas para que o salão sobrevivesse no seu setor de atuação. A etapa de elaboração a que o caso acima se refere é: 
	
	
	
	Ameaças.
	Certo 
	
	Fatores Críticos de Sucesso.
	
	
	Declaração de Valores.
	
	
	Pontos fortes.
	
	
	Missão.
	
Explicação: Definição dos fatores críticos de sucesso é a etapa de elaboração do planejamento estratégico onde se estabelece as condições fundamentais que precisavam necessariamente ser satisfeitas para que a empresa sobreviva no seu setor de atuação. 
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Considerando os itens (ou as proposições) apresentados (as) abaixo assinale a ÚNICA alternativa correta. Para responder considere a matriz SWOT. I. Analisa variáveis internas e externas à organização. II. É utilizada para conhecer as variáveis do contexto em que a organização está inserida. III. Forças e fraquezas são dimensões relativas ao ambiente externo. Marque a alternativa correta. 
	
	Certo 
	
	Os itens I e II estão certos
	
	
	Somente o item III está certo
	
	
	Somente o item II está certo
	
	
	Os itens II e III estão certos
	
	
	Somente o item I está certo 
	
Explicação: 
A afirmativa III está incorreta porque forças e fraquezas são dimensões relativas ao ambiente interno e não externa das empresas.
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Diante da importância da implementação estratégica, segundo Certo e Peter (2015), 2 fatores precisam ser analisados para a adoção da estratégia de implementação mais adequada, quais sejam a estrutura organizacional e _______: 
	
	
	
	as pessoas
	
	
	o nível de mudança organizacional
	
	
	o nível de tecnologia disponível
	
	
	a estratégia organizacional
	Certo 
	
	a cultura organizacional
	
Explicação: Segundo os autores, após a análise da estrutura organizacional e da cultura organizacional é que se pode definir a melhor estratégia de implementação estratégica.
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 O que é a ferramenta PDCA? 
	
	
	
	É uma ferramenta usada para mensuração da missão organizacional 
	Certo 
	
	É um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. Muito usado para implementação do plano estratégico da empresa.
	
	
	É uma ferramenta usada quando nada acontece da maneira que foi planejado
	
	
	É usado como ferramenta motivacional
	
	
	É uma ferramenta de análise do ambiente externo 
	
Explicação: 
É uma metodologia de de gestão, melhorias de processos e tomada de decisões visando garantir o alcance das metas, que se baseia em quatro princípios: planejar, fazer, checar e agir.

Continue navegando