Buscar

Conhecimento Linguistico_Ato de Plagiar_Erica Anderson_corrigido

Prévia do material em texto

Olá, estudante!
A escrita de um texto dissertativo/argumentativo requer alguns cuidados. Ele é um gênero textual que conduz o escritor expor a sua opinião sobre um determinado assunto, ou seja, desenvolver uma explicação perante um tema. Além da argumentação articulada, a dissertação deve apresentar também uma linguagem clara e uma estrutura lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Observe o esquema abaixo:
Nossa atividade propôs a você escrever um texto dissertativo/argumentativo com a seguinte temática: A ESCRITA ACADÊMICA: ENTRE O LIMITE DA INSPIRAÇÃO EM LEITURAS E O ATO DE PLAGIAR. Vamos analisar a sua produção textual?
Ao lado do seu texto você encontrará alguns comentários (clique nas “...” ou seta para ver o comentário completo) que trazem os pontos que precisam ser melhorados na sua escrita. Para a revisão do corpo do texto foi utilizada a ferramenta de revisão do Microsoft Word, palavras adicionadas durante a revisão aparecerão com cor diferente e sublinhada, por exemplo, palavra adicionada, já as palavras excluídas aparecerão em cor diferente e taxada, por exemplo, palavra excluída. Para aceitar ou rejeitar a inserção ou exclusão no texto, basta dar um clique com o botão direito do “mouse” sobre a palavra e escolher a opção desejada.
REVISÃO DO TEXTO
Pontos Fortes:	
a) Ausência de plágio
b) Título
c) Pontuação
d) Concordância	
e) Coerência/Coesão
f) Argumento de ideias	
g) Estrutura dos parágrafos
h) Formatação do texto
Pontos que precisam ser revisados:
i) Veja o texto
Nota: 7.5
Nome: Érica Anderson da Silva
Polo: Paracambi 
Disciplina: Construção de Conhecimento Linguístico em Textos de Biologia 
Matricula: 19112020017
TEMA: A escrita acadêmica: entre o limite da inspiração em leituras e o ato de plagiar.
O plagioplagio na vida dos alunos alunos acadêmicos
Vivemos em uma era onde a informação está em nossas mãos, de tal modo que facilita a vida do estudante para que redijam trabalhos escolares perfeitamente. O acesso a informação se tornou mais fácil desde que a internet se tornou acessível para todos, e com isso também trouxe consigo como consequência de tanta facilidade os famosos “Plágios acadêmicos”.
 O ato de plagiar se configura quando o aluno cópia, seja de livros, revistas, jornais ee da internet informações, ideias e conceitos formulados e publicados por outro atorator, sem dar lhedar-lhe o devido creditocredito por tal façanha, ou sem citá-lo em seus trabalhos acadêmicos como forma de pesquisa. 
 Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), é possível listar três tipos de plágios mais comuns em universidades são eles o Integral, Parcial e o Conceitual. O integral nada mais é quando o aluno copia um texto e não faz questão de informar o nome do autor ou a fonte de pesquisa em seu trabalho,; o parcial é constituído pela cópia de pequenas frases para complementar o texto redigido pelo aluno e o conceitual é a utilização da mesma ideia do autor, poremporem escrita de forma diferente usando palavras semelhantes mas sem citar a fonte original.
 Em uma universidade é esperado que os alunos se capacitem tanto tecnicamente como teoricamente para que possam expressar suas próprias ideias sem fazer o uso do plagioplagio, pois futuramente para escrever artigos científicos ele precisaraprecisara saber utilizar ideias de autores anteriores para absorver conhecimento de determinado assunto e redigir artigos ou projetos sem copiá-los totalmente. 
 É dever das universidades tanto federais quanto particulares fazer com que os alunos se capacitem e tenham uma base para utilizar ideias retiradas de textos e projetos já existentes e publicados, sem cometer o crime de plagia-losplagia-los, mas sim para transformá-los em projetos novos inspirados nas obras escolhidas.

Continue navegando