Buscar

IMUNOLOGIA conceitos básicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

THALIA SIQUEIRA
MEDICINA
@thaliasiqueira_
IMUNOLOGIA
O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune.
Existem dois tipos de respostas imunes: a inata e a adquirida.
Imunidade Inata: Também chamada de natural ou inespecífica. É a primeira linha de defesa do corpo. Esse tipo de imunidade já nasce com a pessoa, representada por barreiras físicas, químicas e biológicas.
A imunidade inata também é representada pelas células de defesa, como leucócitos, neutrófilos e macrófagos.
Os principais mecanismos da imunidade inata são fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios e ativação de proteínas.
Se a imunidade inata não funciona ou não é suficiente, a imunidade adquirida entra em ação.
Imunidade Adquirida: Também chamada de Adaptativa ou específica. É defesa adquirida ao longo da vida, tais como anticorpos e vacinas.
Constitui mecanismos desenvolvidos para expor as pessoas com o objetivo de fazer evoluir as defesas do corpo. A imunidade adaptativa age diante de algum problema específico.
Por isso, depende da ativação de células especializadas, os linfócitos.
Existem dois tipos de imunidade adquirida:
· Imunidade humoral: depende do reconhecimento dos antígenos que é toda substância estranha no organismo, através dos linfócitos B.
· Imunidade celular: mecanismo de defesa mediado por células, através dos linfócitos T.
Células
As células de defesa do corpo são os leucócitos, linfócitos e macrófagos.
Leucócitos
Os leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea e linfonodos. Eles têm a função de produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos. São divididos em leucócitos granulócitos e granulócitos.
Os Agranulócitos são os Monócitos que tem formato de rim, tamanho grande, com apenas um núcleo e ausência de grânulos em seu citoplasma, por isso agranulócitos e que futuramente vão migrar para outros tecidos diferenciando-se em macrófagos. E também os linfócitos B e T são agranulócitos , os linfócitos T iniciam a vida como células imaturas denominadas células-tronco, que migram para o timo durante a infância e ali amadurecem e se transformam em linfócitos T e A maioria dos linfócitos circulantes no corpo são do tipo "T. E os linfócitos B permanecem na medula óssea, onde amadurecem e se transformam em células B,então, os linfócitos B reconhecem células e micro-organismos estranhos ao organismo, como bactérias invasoras por exemplo.
Os Granulócitos são os Basófilos que tem um núcleo irregular, e estão presentes em inflamações como asma, rinite. Os neutrófilos estão presente em cerca de 60 porcento no sangue ,e tem tanto grânulos inespecíficos os azurófilos que tem proteínas que matam os microrganismos, quanto grânulos específicos que são os secundários que são compostos de várias enzimas, como ativadores de complemento. Os neutrófilos têm o núcleo multilobado, conectado por filamentos nucleares de cromatina e os Eosinófilos que também são granulócitos que estão em cerca de 0,02 porcento no sangue relacionados a reações alérgicas e infecções.
Órgãos do sistema imunológico
Primários: nestes órgãos ocorre a linfopoiese (produção de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem tornando-se linfócitos funcionais. Encaixam-se aqui o timo(abaixo do esterno) , a medula óssea, fígado fetal, bursa de Fabricius (aves), placa de Peyer íleo-cecais (ruminantes).
Secundários: nestes órgãos é iniciada a resposta imune adquirida, por isso possuem aglomerados de células. São o baço e os linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos que atuam na defesa dos organismos e produzem anticorpos.
OBS: Quando o corpo é invadido por microrganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de linfonodos inchados.
Proteínas presentes no sistema imunológico
São três tipos de proteínas que formam parte do sistema imunológico são as imunoglobulinas, as citocinas e as proteínas do complemento. As imunoglobulinas ou anticorpos combinam-se de forma precisa com um tipo específico de antígeno e contribuem para sua eliminação. Algumas citocinas amplificam uma resposta imunológica que está em curso e outras podem suprimir uma resposta imunológica em funcionamento. As proteínas do complemento podem unir-se ao complexo formado pelo anticorpo e antígeno, facilitando a fagocitose pelas células imunológicas.
A resposta imunológica
Quando um antígeno, por exemplo uma bactéria, consegue superar a primeira linha de defesa do corpo, por exemplo a pele, encontra-se em primeiro lugar com os granulócitos e os monócitos, sendo neutralizado em parte por anticorpos preexistentes e pelas proteínas do complemento. Em seguida, os linfócitos e os macrófagos interagem no lugar onde a bactéria penetrou, amplificando a resposta imunológica; então, são sintetizados anticorpos mais específicos e eficazes. Se tudo funcionar, o sistema imunológico supera a bactéria, de modo que a doença fique sob controle. Neste momento, entram em ação mecanismos auto-reguladores supressores que detêm a resposta imunológica; as citocinas têm grande importância neste processo.
 
CÉLULAS DENDRÍTICAS: As células dendríticas, ou DC, são células produzidas na medula óssea que podem ser encontradas no sangue, pele e tratos digestivo e respiratório, por exemplo, e que fazem parte do sistema imunológico, sendo responsáveis pela identificação da infecção e desenvolvimento da resposta imune.
Assim, quando o sistema imune se sente ameaçado, essas células são ativas com o objetivo de identificar o agente infeccioso e promover a sua eliminação. Desta forma, se as células dendríticas não funcionarem corretamente, o sistema imune tem mais dificuldade para defender o corpo, existindo maior chance de desenvolver uma doença ou até câncer.
As células dendríticas podem ser classificadas de acordo com suas características de migração, expressão dos marcadores em sua superfície, localização e função que desempenham. Assim, as células dendríticas podem ser classificadas principalmente em dois tipos:
- PLASMOCITOIDES: Localizadas principalmente no sangue.
- MIELOIDES: Localizadas na pele, sangue e mucosa.
TECIDO LINFÁTICO
O sistema linfático é formado pelo tecido linfoide, vasos linfáticos e linfa. O tecido linfoide inclui os gânglios linfáticos e os órgãos que fazem parte do sistema imunológico:
Órgãos do Sistema Linfático
Linfonodos. Os linfonodos são pequenas estruturas nodulares, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (caixa torácica, abdome e pelve). Os linfonodos possuem a característica de aumentar de tamanho quando estão combatendo uma infecção.
Timo. O timo é um pequeno órgão localizado na parte superior do esterno e em frente ao coração, que antes do nascimento desempenha um papel vital no desenvolvimento dos linfócitos T.
Baço. O baço é um órgão localizado na parte inferior da caixa torácica, do lado esquerdo do corpo. O baço produz os linfócitos e outras células do sistema imunológico que atuam no combate as infecções, além disso, armazena as células saudáveis do sangue ​​e filtra as células sanguíneas danificadas, bactérias, e outros resíduos celulares.
Adenoides e amígdalas. As adenoides e as amígdalas, localizadas na parte posterior da garganta, produzem anticorpos contra os germes que podem ser inalados ou ingeridos.
Trato digestivo. O estômago e os intestinos, assim como muitos outros órgãos, também são constituídos por tecido linfoide.
Medula óssea. Parte interior de determinados ossos, onde são produzidas as novas células sanguíneas.
LINFÓCITOS
Os linfócitos são as principais células do tecido linfoide. Existem dois tipos de linfócitos:
Linfócitos B : As células B produzem os anticorpos que protegem o organismo de bactérias e vírus. Os anticorpos se ligam aos germes,marcando-os para serem destruídos por outras células do sistema imunológico. Os anticorpos também atraem determinadas proteínas do sangue que podem destruir as bactérias.
Linfócitos T. Existem vários tipos de células T, com funções distintas, algumas atuam diretamente na destruição das células infectadas por vírus, fungos, ou alguns tipos de bactérias. As células T também têm a função de liberar substâncias que atraem outros tipos de células brancas do sangue, digerindo as células infectadas. Alguns tipos de células T têm a função de estimular ou retardar as atividades de outras células do sistema imunológico.

Outros materiais