Buscar

AVALICAO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rosana Barbosa Silva (1706242)
	
	Disciplina:
	Estatística e Indicadores Sociais (SES52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669474) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29181275
	Nota da Prova:
	8,30
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Com o surgimento do Estado de Bem-Estar Social e a consolidação das políticas públicas, houve também o crescimento contínuo entre a economia e uma melhora significativa na qualidade de vida da população. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico compõe os indicadores necessários para quantificar e qualificar a qualidade de vida da população. Para isso, é necessária a utilização de instrumentos que identifiquem as alterações e as mudanças. Disserte sobre as instituições e as agências de estatísticas mais importantes em nível mundial.
	Resposta Esperada:
Alguns dos principais instrumentos estatísticos de análise da realidade que são utilizados durante as pesquisas são: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, responsável pelas informações do Censo demográfico; a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE -, que tem por objetivo promover políticas que visem ao desenvolvimento econômico; a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO -, cuja principal característica é contribuir com a paz e segurança mundial, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações; a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO -, que se refere especificamente às condições de alimentação e saúde; a Organização Internacional do Trabalho - OIT -, a qual se refere à quantidade e à empregabilidade dos trabalhadores; uma das mais comuns para o assistente social é a Organização Mundial da Saúde - OMS -, que possibilita analisar a porcentagem segmentada dos nossos públicos-alvo, que se fortalecem com a Organização das Nações Unidas para Infância - UNICEF -, que respalda questões voltadas a crianças e adolescentes.
	2.
	Os indicadores sociais se tornam a principal ferramenta para análise no processo de elaboração e implementação das diferentes políticas públicas, pois cada fase de todo o processo necessita da utilização de indicadores sociais específicos, contribuindo com sua especificidade. Com base na imagem a seguir, descreva uma análise e uma implementação para a melhoria.
	
	Resposta Esperada:
A qualidade de um indicador social precisa conter algumas características inerentes, como a dimensão da população que está em risco, a coleta de dados, a transparência dos dados, entre outros.
Durante a elaboração do diagnóstico social de uma determinada realidade pesquisada, o uso de indicadores sociais permite mapear as prioridades, considerando tomadas de decisões, considerando quais as políticas públicas sociais que contestam às reais demandas. O indicador social é, pois, o elo entre os modelos explicativos da teoria social e a evidência empírica dos fenômenos sociais observados.
Durante a década de 1990, os indicadores sociais iniciaram uma integração nas pautas  das agendas públicas de todo o país, com respaldo nas mídias como fonte de referências e ampliando os espaços e conquistas nas decisões políticas. A investigação no campo dos indicadores sociais, realizada por organismos governamentais e não governamentais, tem buscado aprofundar a vinculação dos indicadores com os princípios que nortearam o seu surgimento, ou seja, servir de instrumentos para o planejamento governamental, bem como superar a análise estritamente econômica. Agora, as condições sociais fazem parte do rol de preocupações não só de especialistas, como também dos governos. A qualidade de vida ou o bem-estar assumem um papel importante com enfoque econômico, para responder como anda o "estado social" da Nação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando