Buscar

AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO
O método científico é um conjunto de regras básicas utilizadas no desenvolvimento de uma investigação a fim de produzir conhecimento dito científico, com a obtenção de resultados os mais confiáveis possíveis, seja na produção de novos conhecimentos, bem como na correção e integração de conhecimentos já existentes.
O método científico engloba algumas etapas, tais como a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, finalmente, a conclusão. É importante ressaltar que a investigação de determinado fenômeno não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas, assim como não existe um tempo pré-determinado para realizar cada uma delas.
Existem algumas áreas da ciência (por exemplo, a Física Quântica) que têm como base teorias que se apoiam apenas na conclusão lógica a partir de várias outras teorias e poucos experimentos, já que há uma limitação tecnológica para se comprovar empiricamente determinadas hipóteses.
Portanto, o método utilizado nas ciências se divide nas seguintes etapas: observação, questionamentos, hipóteses, experimentação, análise de resultados e conclusão. Caso o método seja aplicado para pesquisas nas ciências humanas aplicadas, por exemplo, a linha de raciocínio é um pouco diferente.
Ou seja, o pesquisador inicia com a pergunta – parte inicial de qualquer método científico e, em seguida, começa a revisão bibliográfica. Com a bibliografia já organizada, o próximo passo é a formulação da hipótese. Neste caso, não estão inseridos experimentos e lógicas matemáticas.
A pesquisa científica, então, será empregada utilizando o método a fim de solucionar indagações acerca do problema ou questionamento. As perguntas surgem quando as respostas para estudos já concluídos precisam, por algum motivo, passar por averiguação. Além disso, são comuns quando, uma simples pesquisa não consegue responder as indagações.

Continue navegando