Buscar

Plano_Completo_da_Eletiva _PAUSA_PARA_A_SAUDE_9B_2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plano Completo
	Título
	PAUSA PARA A SAÚDE: AS INFECÇÕES EMERGENTES E REEMERGENTES
	Professor
	Zirleide Cocato
	Série/turma
	9º ANO B – Ano 2020
	Ementa
	Um dos problemas da saúde pública são as epidemias, que podemos ressaltar as infecções emergentes – que surgiram recentemente e vêm se espalhando— quanto em reemergentes —que tinham sumido do país, mas voltaram. Entram na lista, conoravírus, sarampo, febre amarela, dengue, vírus zika e chikungunya.... – Nessa eletiva fará com que os/as estudantes saibam as definições conceituais das doenças, tais como: o que são, quais os sintomas, qual o agente causador, seus veículos de transmissão, as formas de contágio e manifestações no organismo e, por fim, as ações estatais preventivas e corretivas que podem ser tomadas.
	Justificativa
	Ações de promoções e prevenção à saúde devem fazer parte das discussões no ambiente escolar, já que crianças e adolescentes são considerados excelentes agentes de saúde, além de propagar seus aprendizados no ambiente familiar. 
Em relação o estudos das doenças emergentes e remergentes, faz necessário devido a presença de nova doenças, no caso atual a COVID-19, e das doenças antes radicadas no Brasil e retornando, necessitando da saúde pública, ações como prevenção através de campanhas educacionais e de imunização, no caso, as vacinas.
	Objetivos
	Identificar as principais doenças provocadas por vírus; Compreender os mecanismos de prevenção de algumas doenças provocadas por vírus; Identificar as doenças infecciosas emergente e reemergentes; Identificar a importãncia da prevenção e das vacinas; Elaborar, através do conhecimento/informações adquiridas ação social de divulgação sobre o assunto.
	Habilidades desenvolvidas
	Identificar, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
Identificar o agente transmissor, a ocorrência de infecção, duração do vírus no organismo, sintomas e tratamento de algumas doenças causadas por vírus.
Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
	Eixos temáticos
	
(	) Investigação cientifica	(	) Processos criativos
	
( x ) Mediação e intervenção sociocultural	( ) Empreendedorismo
	Conteúdo programático
	- Conceito relação sáude e doença;	
- Surto, epidemia, pandemia e endemia;
- Concieto de vírus;
- Conceito doenças emergentes e reemergentes;
- Doenças virais – agentes transmissor a ocorrência de infecção, duração do vírus no organismo, sintomas e tratamento;
- Processo imunológico.
	Metodologia
	Aulas remotas com apresentação de vídeo aulas; aulas com profissionais externo;textos para leitura; disponiblização de links para vídeos relacionados ao tema; pesquisa; confecção de documento e atividades a partir dos roteiros de estudo.
	Recursos didáticos
	Basicamente uso remoto; reuniões pelo google Meet e postagem ds atividades pelo Classroom
	Culminância
	Apresentação do produto final a partir do conteúdo: identificando e aproveitando oportunidade, através de vídeo ou apresentação em slides.
	Avaliação
	Os alunos serão avaliados no decorrer do semestre utilizando a sistematização de concceitos do INOVA .
	Cronograma semestral
	 - Levantamento dos sonhos de acordo com Projeto de Vida
- Pesquisa sobre as profissões e sonhos de acordo com o Projeto de Vida – escada dos sonhos.
- Por que estudar as doenças, seus agentes transmissor, prevenção e tratamento;
- Conceitos de surto, epidemia, pandemia e endemia
- Pesquisa sobre vírus e atuação no organismo;
- As doenças virais, dando ênfase as que mais aparecem no Brasil. Ex. Hepatite, sarampo, HPV, Dengue, H1N1; Covid-19, entre outras.
- Levnatamento e análise de dados das doenças virais no estado e no municipio;
- Processo de imunização – como acontece e a importãncia das vacinas;
- Imunização em crianças e adolescentes;
- Calendário de vacinas;	
- Elaboração de documento e material de fechamento da disciplina.
	Referências
	ABUASSI, Claudio. Imunização em adolescentes.Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (TÍTULO NÃO-CORRENTE), [S.I.], V.6, N. 1, dez. 2014. ISSN 1983-2567. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/9303/7210
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Versão final, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
FEIJO, Ricardo Becker; SAFADI, Marco Aurélio P.. Imunizações: três séculos de uma história de sucessos e constantes desafios. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre ,  v. 82, n. 3, supl. p. s1-s3,  July  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000400001&lng=en&nrm=iso>.
LUNA, E.J.A. A emergência das doenças emergentes e as doenças infecciosas emergentes e reemergentes no Brasil. 9 Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 5, Nº 3, 2002. Disponível: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2002.v5n3/229-243/pt/.
MORAIS, K.V.R. et al. As doenças emergentes e reemergentes e seus determinantes. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 4, p. 11227-11241 jul./aug. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/15843/13004
Portal Dialnet - https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5560379
Portal Fiocruz - https://portal.fiocruz.br/
Portal do Ministério da Saúde - https://saude.gov.br/

Continue navegando