Buscar

Apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota Motor Company, fabricante japonesa de automóveis, classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar o seu sistema de produção. Assinale a alternativa correta que corresponde às sete categorias de desperdício definidas pela Toyota:
Nota: 20.0
	
	A
	Medição, Inspeção da produção, Qualidade, Montagem, Transporte, Processo, Defeitos;
	
	B
	Produção enxuta, Incremento de produtividade, Recursos naturais, Medições, Excesso de produção, Tempo de espera, Inventários;
	
	C
	Excesso de produção, Tempo de espera, Transporte, Processo, Inventários, Movimento, Produtos defeituosos;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 06, página 179 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	D
	Medição, Produção enxuta, Excesso de produção, Qualidade, Recursos naturais, Transporte, Processo;
	
	E
	Objetividade, Clareza, Precisão, Ajuste, Alcance, Resultados, Viabilidade.
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Com relação aos oito princípios da gestão da qualidade da norma ISO 9.000:2.000, complete as lacunas indicando qual principio se relaciona com a definição: ____________: As empresas devem atender seus clientes em suas necessidades atuais e futuras, e é o cliente quem define os requisitos que deseja e estabelece os padrões de qualidade. ____________: as pessoas, em todos os níveis, são a base da organização e o seu envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam utilizadas a favor da organização. ____________: É uma meta constante para a organização.
Nota: 20.0
	
	A
	Benefícios mútuos, Tomada de decisões, Liderança;
	
	B
	Envolvimento das pessoas, Foco no cliente, Tomada de decisões;
	
	C
	Liderança, Abordagem do processo, Abordagem segundo um sistema de gestão;
	
	D
	Foco no cliente, Envolvimento das pessoas, Melhoria contínua;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 05, página 109 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	E
	Tomada de decisões, Benefícios mútuos, Abordagem do processo.
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos.
 
Leia abaixo:
“Um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.”
 
De acordo com o que estudamos sobre OS SETE DESPERDÍCIOS DA TOYOTA, identifique abaixo qual foi citado acima:
Nota: 20.0
	
	A
	EXCESSO DE PRODUÇÃO
Você acertou!
Segundo Paranhos (2012), pg. 180. EXCESSO DE PRODUÇÃO: Um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.
	
	B
	TEMPO DE ESPERA
	
	C
	TRANSPORTE
	
	D
	PROCESSO
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
Segundo Bureau of Labor Statistics – BLS, apresentado por Moacyr Paranhos Filho, a produtividade é uma medição da eficiência econômica que mostra como efetivamente os recursos disponíveis são convertidos em produtos/serviços. Com base na definição apresentada, complete as frases indicando qual elemento se relaciona com a definição: ____________: é o produto obtido no final do processo, ou seja, é o que a empresa produz. ____________: são os recursos utilizados na produção, isto é, o que a empresa consome.
Nota: 20.0
	
	A
	Produtividade, Lucratividade;
	
	B
	Competitividade, Empregabilidade;
	
	C
	Eficiência, Eficácia;
	
	D
	Output, Input;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 06, página 156 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	E
	Conhecimento, Habilidade.
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
De acordo com o que estudamos sobre os 5S’s, relacione a COLUNA A com suas respectivas características na COLUNA B  e após selecione a alternativa correta:
 
COLUNA A
1- SEIRI
2- SEITON
3- SEISOU
4- SEIKETSU
5- SHITSUKE
 
COLUNA B
(   ) Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça.
(   ) Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações.
(   ) A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc.
(   ) Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles.
(   ) Consiste em praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
Nota: 20.0
	
	A
	1; 2; 3; 4; 5
Você acertou!
Segundo Paranhos (2012), pg. 186. SEIRI: Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça. SEITON: Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações. SEISOU: A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc. SEIKETSU: Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles. SHITSUKE: Consiste me praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
	
	B
	2; 3; 1; 4; 5
	
	C
	5; 4; 3; 2; 1
	
	D
	4; 5; 3; 2; 1

Outros materiais