Buscar

Simulado sobre História do Serviço Social

Prévia do material em texto

Simulado
		
       1   Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	Iamamoto ao analisar o debate profissional dos anos 80, identifica dois eixos temáticos presentes. São eles
		
	
	O Estado e a Igreja Católica
	
	A sociedade civil e a Igreja Católica;
	
	A sociedade civil e a indústria;
	
	O estado e os processos jurídicos.
	
	A questão teórico metodológica no Serviço Social e a historicidade do Serviço Social;
	
		2
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	Os condicionantes histórico-sociais do Trabalho Social no país andino, pós o Movimento de Reconceituação latino-americano, tiveram suas peculiaridades figuradas em face dos processos político-econômicos que inauguraram uma condição revolucionária (burguesa) no modo de produção capitalista. Mesmo que o Chile carregue o ¿título¿ de pioneiro do Serviço Social e/ou do Trabalho Social na América Latina e seja protagonista do Movimento de Reconceituação, juntamente com o Brasil, na segunda metade do século XX, a conformação dos fundamentos da profissão, pós-movimento contestatório, foi lapidada por uma conjuntura nada factível ao intento crítico. Sobre  o  movimento  de  reconceituação  latino  americano  é  correto  afirmar:
I.  No campo profissional, o serviço  social  chileno,   as ações voltadas ao desenvolvimento econômico assinalavam solo fértil à expansão dos espaços laborais para o Trabalho Social, com a criação de instituições voltadas a esse estímulo, dentre as quais, o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
II. Na conjuntura sociopolítica da época e no movimento global de questionamento latino-americano das práticas metodologistas e tradicionais, o Trabalho Social no Chile ganhou concretude contestatória e congruência com as reformas universitárias e as mudanças imperadas na sociedade chilena.
III. Movimento de Reconceituação, sob as quais, tomou magnitude nos motes problematizados durante o IV Seminário Regional Latino-Americano, em 1969, na Cidade de Concepción, no Chile ¿, e, nessa inspiração, na assunção do termo ¿Trabalhadores Sociais¿.
 
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
 
		
	
	I  e  III. 
	
	I,  II e  III. 
	
	I. 
	
	III. 
	
	II. 
	
		3
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	Para J. P. Netto, a proposta profissional que surgiu no meio universitário e que "constitui a primeira manifestação de oposição a autocracia burguesa" é denominada:
		
	
	Método BH
	
	Congresso  da  Virada.  
	
	  Seminário  de  Araxá.  
	
	  Seminário  de  Teresopólis.  
	
	  Seminário  de  Alto  da  Boa  Vista.  
	
		4
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	A disciplina mostrou que o debate no âmbito do Serviço Social no final da década de 19 70 e início dos anos 1980, com base no novo referencial teórico marxista, apontava para a um novo posicionamento político. Assinale a alternativa que apresenta tal posicionamento: 
		
	
	Um posicionamento que conduz a classe trabalhadora a caridade e a desiqualdade entre classes.
	
	Um posicionamento que permite uma prática burguesa e desentendida da realidade social.
	
	Um posicionamento que convoca a uma atuação em prol da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. 
	
	Um posicionamento que inaugura estudos acerca da doutrina social da igreja e permite práticas cristãs.
	
	Um posicionamento que trava uma aproximação com o assistencialismo e os movimentos sociais. 
	
		5
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	Iamamoto afirma que, apesar de hipotecar solidariedade à busca de novas propostas alternativas para a profissão, demonstra sua inquietação com uma questão prática, que segundo ela esteve presente no Movimento de Reconceituação, que é: 
		
	
	a superação do capitalismo selvagem pelo socialismo latino-americano 
	
	a transformação do papel profissional em militância política 
	
	O Serviço Social alternativo como algo novo proposto por um pequeno grupo de radicais 
	
	a inexistência de especificidade profissional , em virtude da proposta de outras categorias 
	
	A operacionalização da prática profissional nas instituições sociais, tradicionais empregadoras da categoria. 
	
		6
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
		O estabelecimento e as novas situações impostas pela ditadura militar burguesa contribuem para as bases histórico-sociais do Serviço Social e antecipam uma lista de portadores que se desenvolvem a partir da segunda metade da década de 50 para a perda da tradicional prática conservadora do exercício profissional anteriores à ditadura, analise as seguintes afirmativas a seguir:
I - A primeira direção é a perspectiva modernizadora que conformava uma tentativa de adequar o Serviço Social às demandas oriundas no pós-1964. Os principais documentos que lhe fundamenta são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis e possuem forte inspiração funcionalista e estruturalista.
II -  A reatualização do conservadorismo imprime à profissão uma direção que recupera as bases teórico-metodológicas que conferiram ao Serviço Social um traço microscópico, com a visão de mundo vinculada ao pensamento católico tradicional, mas o faz com uma nova roupagem, trazendo traços de modernidade, tentando vinculá-lo a outras matrizes intelectuais, especialmente à fenomenologia.
III -  A intenção de ruptura se configura como a terceira vertente apresentada no processo de renovação da profissão. Esta tem um direcionamento diferenciado das demais por possuir um elemento contestador, realizando uma crítica ao desempenho do Serviço Social tradicional. Ela se baseia na tradição marxista, mesmo que no primeiro momento de forma tortuosa, seu principal expoente ficou conhecido como Método Belo Horizonte.
 
Está (o)  correta(s ) a(s ) seguinte(s  ) afirmativa(s):
		
	
	Somente a alternativa II está correta 
	
	Somente a alternativa I está correta 
	
	Todas as alternativas estão corretas. 
	
	Somente a alternativa III está correta 
	
	Somente as alternativas I e II estão Corretas 
	
		7
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	
	Qual das opções descreve as caracteristicas que marcam a Perspectiva Modernizadora?
		
	
	Método BH como catalizador das reflexões, aproximação do referencial teórico marxisma (ainda que de forma limitada), confusão entre militantismo e prática profissional e consolidação acadêmica (pós-graduação).
	
	Referencial teórico-metodológico o Funcionalismo, processo de laicização da profissão, aproximação com o positivismo e desvinculaçao da Igreja Católica e com isso das das influências do Serviço Social Europeu.
	
	Referencial teórico-metodológico na Fenomenologia , crítica ao positivismo e resistencia ao processo de laicização da profissão. 
	
	Nova inserção na categoria profissional (moças de classe média), aproximação com o positivismo e resistencia ao processo de laicização da profissão.
	
	Aproximação com o positivismo, Método BH como catalizador das reflexões e processo de laicização da profissão. 
	
		8
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	
	Sobre o Movimento de Reconceituação Latino Americano é incorreto afirmar que:
		
	
	Proporcionou o esforço para a criação de uma teoria do Serviço Social Latino-americano
	
	Coniderou como uma única análise as realidades dos diferentes países latino-americanos
	
	Incorporou análises sócio-econômicas no referencial da profissão, visando compreender melhor a realidade latino-americana 
	
	Registrou o inícío da influência marxista sobre a teorização profissional
	
	Encontrou resistências entre os segmentos conservadores da profissão 
	
		9
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	
	No artigo "A elaboração teórica do Serviço Social na América Latina" publicado no livro Serviço Social Crítico, afirma-se que a reconceituação do Serviço Social na América Latina deu origem a duas grandes matrizes de pensamento e de produção no Serviço Social: uma corrente com forte caráter questionador, que teve maior estímulo nos meios acadêmicos, e uma outra com grande aceitação no meio profissional de países capitalistas.A segunda é denominada: 
		
	
	modernizadora
	
	tradicional 
	
	de vanguarda 
	
	crítica 
	
	reconceituada 
	
		10
          Questão 
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	
	O  serviço  social  delimita  no  seu  arcabouço  teórico  e  define  a questão social pelo  conjunto das expressões das desigualdades econômicas que são conformadas pela produção coletiva da riqueza - gerada pelos trabalhadores, destituídos dos meios de produção - e pela sua apropriação privada pelos proprietários dos meios de produção. Questão social expressa, assim, a configuração da sociedade de classes. A centralidade dessa configuração econômica não esgota o conteúdo das determinações da questão social. A ela se alia uma dimensão fundamentalmente política, que expressa o inconformismo, a rebeldia, a indignação, as formas de consciência das classes subalternas por meio de diferentes e variadas formas de lutas, organizações e ações que expressam suas necessidades e demandas junto ao conjunto das frações das classes dominantes e ao Estado. Nesse  sentido,  analise  as  afirmativas: 
 
I. o  Serviço  social  e  os  movimentos  sociais  reividicam  por demandas e necessidades que vão desde o acesso a direitos sociais ¿ ao trabalho, às políticas sociais de qualidade e universais. 
II. A  contribuição  de  Antonio Gramsci sobre  o  conceito de sociedade civil e  de  Estado, possibilita uma importante contribuição para pensar o desenvolvimento dos processos de organização e de lutas nos espaços de politização e publicização das diferentes expressões da desigualdade social. 
III. A noção de hegemonia expressa a direção e o consenso ideológico (de concepção de mundo) que uma classe consegue obter dos grupos próximos e aliados. Ou seja, constituir-se como classe hegemônica significa construir e organizar interesses comuns.
IV. A conquista progressiva de uma unidade político-ideológica ¿ de uma direção de classe ¿ requer, assim, a busca do consenso dos grupos sociais aliados, alargando e articulando seus interesses e necessidades na busca da superação dos seus limites corporativos.
Está(ão) correta(s) a(s)  seguinte(s) afirmativa(s): 
		
	
	I e  III.  
	
	II  e  IV. 
	
	I, II, III  e IV.  
	
	III. 
	
	I, III  e  IV.

Continue navegando