Buscar

Aula01_Conceitos Iniciais


Prévia do material em texto

Aula 01 - Conceitos Iniciais
· Problema da escassez 
De acordo com Mankiw (2005), escassez significa que a sociedade tem recursos limitados, logo, não se pode produzir todos os bens e serviços que são desejados pelas pessoas. A Economia, segundo o autor, tem o papel de “ensinar “como a sociedade pode administrar esses recursos escassos. 
· Escolhas 
Como tratado no tópico anterior, a Economia é a ciência que ensina como a população deve administrar os recursos, dado que os mesmos são escassos. Portanto, a sociedade (tanto poder público, quanto privado), deve examinar as alternativas e decidir quais delas se adequam aos seus desejos e necessidades. 
· Custo de Oportunidade  
Custo de oportunidade, em Economia, de acordo com Mochón (2014) é: para produzir um bem A, necessariamente, teria de produzir menos do produto B. 
· Fatores de Produção 
De acordo com Mochón (2014), os fatores de produção são empregados para a produção de bens e serviços, que podem ter a finalidade de consumo ou da produção de outros bens e serviços. Considera-se fator produtivo a terra ou recursos naturais, a mão de obra dos trabalhadores e o capital investido. 
· O princípio “Ceteris Paribus”  
O princípio ceteris paribus indica que todas as variáveis são mantidas constantes, menos aquela que está sendo estudada. Deste modo, segundo Mankiw (2005), a expressão, do ponto de vista da Lei da Demanda, trata que, preços menores indicam uma maior quantidade demandada. 
· Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) 
Conforme Mochón (2014), a fronteira de possibilidade de produção demonstra a quantidade máxima de combinações de produtos que a economia pode produzir, utilizando todos os fatores de produção disponíveis. Além disso, ela evidencia o custo de oportunidade da economia, ou seja, o dilema de: para produzir um produto A,eu terei que produzir menos de B.  
Outro ponto que pode ser destacado, segundo o autor, é que, a fronteira de possibilidade de produção (FPP) nos indica a eficiência da economia, porque, nos mostra a produção de dois produtos, dados os fatores de produção disponíveis. Desta forma, através do gráfico 1, podemos identificar se a economia está eficiente, ineficiente ou inalcançável:  
    Gráfico 1: Possibilidade de Produção entre televisão e celular 
elaboração própria
Os pontos encima da fronteira eficiente (E, D,C,B, A) indicam posições nas quais a economia é eficiente do ponto de vista produtivo, pois, os fatores de produção estão sendo utilizados em sua totalidade. O ponto F indica ineficiência da economia, por não ter os fatores de produção utilizados em sua totalidade. Este fato mostra que há recursos ociosos, seja de tecnologia, mão de obra ou até matéria prima, e que poderiam ser utilizados para aumentar a produção de televisão ou de celular. 
Por fim, o ponto G, indica o ponto inalcançável, a curto prazo, da economia, pois não há, recursos suficientes para atingi-lo. Contudo, a longo prazo, este ponto pode ser atingido, através do avanço da tecnologia, aumento do volume de capital, aumento da força de trabalho e descoberta de novos recursos naturais ou combustíveis. 
 
Demanda
            Segundo Mochón (2014), a demanda de um bem se refere ao o consumidor deseja e pode comprar. A demanda reflete a intenção do consumidor, enquanto o ato da compra, constitui a sua ação. 
Com relação a função de demanda por um bem, pode-se perceber que esta é igual à quantidade desse bem que os compradores desejam e podem comprar em função de diferentes preços. A Lei da Demanda afirma que, com tudo o mais constante (ceteris paribus), a quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do bem se reduz e vice-versa. Alternativamente, podemos dizer que existe uma relação inversa entre o preço de um bem e sua quantidade demandada. Da mesma forma, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada diminui.    
Existem dois motivos para que se tenha essa relação inversa na demanda: o primeiro é que com o aumento do preço do bem, alguns consumidores deixarão de consumi-los ou comprarão em menor quantidade, o substituindo por outro. Neste caso observamos o efeito de substituição. 
O segundo motivo é que ao ficar mais caro, os consumidores demandarão menos determinado produto, por ter tido uma queda no seu poder aquisitivo, não permitindo assim, que tivessem o mesmo nível de consumo de antes. Desta forma, pode-se observar o efeito da renda. 
 
Curva de Demanda 
Podemos dizer que a curva de demanda é uma reta negativamente inclinada, ou seja, decrescente. Este fato é relacionado a lei de demanda, na qual, quando o preço de um bem sobe, a quantidade demandada pelo mesmo diminui e vice-versa. 
Abaixo, é possível identificar um exemplo de tabela e curva de demanda de um vinho:
             Tabela 1: Tabela de demanda do vinho
Gráfico 2: Curva de demanda do vinho
Conforme pode se observar no gráfico, quando o preço do vinho passa de R$ 10,00 para R$ 20,00, a quantidade demandada pela bebida, diminui de 10 unidades para 7 unidades, confirmando assim a lei da demanda.
Função de Demanda
De acordo com Mankiw (2005), a função de demanda é uma relação matemática que é influenciada diretamente pelo preço desse bem (P^a)(P​a​​), renda (Y) preço de outros bens (P^B )(P​B​​), gosto ou preferência dos consumidores ( G ) e pelo tamanho do mercado ( N ). Deste modo a quantidade demandada de um bem (Q^A )(Q​A​​) sofre influência dos seguintes fatores :
(1)
Q_{A}=D( P_{A},Y,P_{B},G, N)Q​A​​=D(P​A​​,Y,P​B​​,G,N)
No próximo tópico os fatores de influência serão tratados na forma em como podem alterar ou não a curva da demanda.   
 
Deslocamentos da Curva de Demanda
Como observado no tópico anterior, a curva de demanda é influenciada pelo preço do bem, preço de outros bens, pela renda, preferência dos consumidores e o tamanho de mercado. Contudo, conforme será demonstrado a seguir, cada um impactará de forma diferente. 
No gráfico 3 abaixo, é possível observar o deslocamento da curva da demanda para direita (aumento da demanda ou expansão da curva de demanda) e para a esquerda (redução da demanda ou contração da curva de demanda). Estes fatos ocorrem somente com influência da renda, do preço de outros bens, da mudança de preferência ou gosto dos consumidores e por fim, pelo tamanho de mercado. Deste modo, o aumento da renda, aumento do preço de outros bens relacionados, mudança de forma positiva de preferência ou gosto e o aumento do número de compradores, fazem com que haja um deslocamento da curva da demanda para a direita. Já a diminuição da renda, diminuição do preço de bens relacionados, mudança de forma negativa de preferência ou gosto dos consumidores e diminuição do número de compradores, causa uma retração da demanda, portanto, deslocando a curva para a esquerda.  
 
 Gráfico 3: deslocamento da curva de demanda
No que tange ao deslocamento ao longo da curva de demanda, este só se dá quando há um aumento ou diminuição no preço do próprio bem. O gráfico 4 nos mostra , no ponto B, o que ocorre quando o preço sai de P1🡪 P2 e o ponto C , o que ocorre quando o preço sai de P1🡪 P3. 
 
Gráfico 4: deslocamento ao longo da curva de demanda 
Atividade Extra
Nome da atividade: Venda de veículos novos cai 21,8% após início da pandemia | SBT Brasil (06/04/20)
 Link para assistir a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=5VyTSmI9rWw
 
Referência Bibliográfica
MANKIW, N.G. Introdução à economia: edição compacta. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. Cap. 4 – As forças de mercado da oferta e da demanda. 
MOCHÓN, F. Princípios de economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. Cap: 1 – Conceitos Fundamentais.  
MOCHÓN, F. Princípios de economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. Cap: 2 – Oferta, demanda e mercado: aplicações. 
1. Considere as afirmativas abaixo:
I. Os aumentos de preço dos fatores de produção geram um deslocamento da curva de demanda para baixo
II. O aumento da renda provoca um deslocamento da curva de demanda para cima
III. O aumento de preço de um bem provoca deslocamento de umponto sobre a mesma curva de demanda, indicando diminuição na quantidade procurada. Quanto aos demais bens, dos quais é substituto, a curva de demanda desloca-se para a esquerda
Marque a alternativa correta:
a. I e II estão corretas
b. I e III estão corretas
c. II e III estão corretas
d. Somente a II está correta
e. Nenhuma afirmativa está correta
2. A Lei da Demanda afirma que, com tudo o mais constante (ceteris paribus), há uma relação inversa entre preço e quantidade. Sobre essa relação inversa:
I. a relação é inversa porque um aumento no preço X aumenta a quantidade demandada de X
II. a relação é inversa porque um aumento no preço X diminui a quantidade demandada de Y
III. a relação é inversa porque o aumento no preço de X diminui a quantidade demandada de X
Marque a alternativa correta:
a. Somente I está correta
b. Somente II está correta
c. Somente III está correta
d. Todas estão erradas
e. Somente I e II estão corretas
3. Assinale a alternativa que apresenta uma expansão da demanda, ou seja, deslocamento da curva para a direita:
a. Diminuição da renda
b. Diminuição do preço do próprio bem
c. Aumento do preço do próprio bem
d. Aumento do preço de bens substitutos
e. Nenhuma das alternativas acima
4. A respeito do custo de oportunidade, marque a alternativa correta:
a. O quanto que deixo de produzir B para produzir A
b. O custo que é fixo independente da minha produção
c. O custo que varia de acordo com a minha produção
d. É a soma do custo fixo com o custo variável
e. Nenhuma das alternativas acima
5. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um deslocamento da curva de demanda para a esquerda?
a. Diminuição da renda dos compradores
b. Aumento do preço dos bens substitutos
c. Diminuição da expectativa dos compradores em relação a esse produto
d. Aumento do preço do produto
e. Nenhuma das alternativas acima
6. Suponha a seguinte observação:
Três bens são ditos normais: X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto os bens Y e Z são complementares
Considerando tudo o mais constante,
Afirmação 1: um aumento do preço de X provocará redução da quantidade demandada de X
Afirmação 2: além disso, irá aumentar o consumo dos bens Y e Z
Assinale a alternativa correta:
a. Afirmativa 1 está correta, porém a segunda está errada
b. Afirmativa 1 está errada, porém a segunda está correta
c. Ambas alternativas estão erradas
d. Ambas alternativas estão certas
e. Afirmativa 1 está correta, porém a segunda está parcialmente correta
7. Considere uma empresa de venda de frangos congelados. Com o aumento do preço da carne, houve uma diminuição do mercado de carne bovina e um aumento no mercado de carne de aves. Desta forma, o que pode-se esperar do comportamento da demanda do mercado aviário:
a) A demanda irá aumentar ou não? Justifique
b) A demanda irá se deslocar ou não? Justifique
c) O que acontecerá com o preço de equilíbrio do mercado de aves?
d) O que irá acontecer com a quantidade de equilíbrio do mercado de aves?