Buscar

UniBTA desafio 3 Escolas e Doutrinas da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UniBTA
Vladimir Cerqueira
Você candidatou-se ao cargo de professor em uma universidade na área de Ciências Contábeis e, em uma das fases da entrevista de emprego, foi submetido a uma prova escrita. Como você é um profissional que está sempre se atualizando e lê muito, tirou de letra! O teste abordou a evolução da Contabilidade e como algumas escolas do pensamento contábil dos séculos XVIII e XIX alavancaram o desenvolvimento da área. 
Replique aqui quais foram suas respostas sobre as principais contribuições das escolas:
R: A primeira escola de corrente do pensamento contábil, foi a Escola Contista; as principais contribuições que essa escola trouxe foi o método de partidas dobradas e a estrutura do registro fundamentada em dois livros, Diário e Razão. 
A Escola Administrativa, as contribuições que essa escola trouxe foi a ênfase no controle da entidade extraindo da Contabilidade valores e números, estabelecendo que o contador deveria ter conhecimentos específicos sobre a gestão, ou seja, ela envolve a gestão na Contabilidade, além de técnicas precisas de escrituração. 
A Escola Personalista foi a primeira escola que a base, o fundamento foi uma teoria. 
A Escola Controlista, teve como contribuição a sofisticação do controle da empresa e se iniciou a elaboração de princípios e demonstrações contábeis.
A Escola Norte-Americana, as contribuições dessa escola foi a normatização e qualificação a contabilidade, inserir a Contabilidade na tomada de decisão e também definiu os princípios da Contabilidade que são aceitos, US-GAAP.
A Escola Matemática não teve contribuição, pois, para ela a Contabilidade se trata apenas de registros secundários e sistemáticos.
A Escola Neocontista, a sua mais relevante contribuição para a contabilidade foi a divisão entre o Passivo e a Situação Líquida (PL) no Balanço Patrimonial. 
A Moderna Escola Italiana a Contabilidade, teve como contribuição a elaboração de um sistema teórico contábil por meio do resultado, o resultado passa a ser visto como o elemento econômico mais relevante, para ela o principal objetivo da contabilidade foi o conhecimento e a demonstração do resultado de gestão organizacional.
A Escola Patrimonialista, teve como suas principais contribuições para a Contabilidade o objeto da Contabilidade, este é o Patrimônio Aziendal, as ocorrência patrimoniais referem-se a acontecimentos contábeis, a Contabilidade começou a ser compreendida como Ciência Social.

Continue navegando