Buscar

Conceito de meningite e encefalite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de meningite e encefalite:
A meningite é um processo inflamatório das meninges, que implica em duas membranas cerebrais, a pia-máter e a aracnoide, e o líquido cefalorraquidiano (LCR). Pode ser provocado por muitos fatores, independentemente de ser infeccioso. As doenças infecciosas, causada por bactérias e vírus, devido a sua alta incidência, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública. Em relação aos processos não infecciosos são acarretados por substâncias químicas ou tumores. Ademais, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. 
A encefalite é definida como inflamação do parênquima cerebral com disfunção neurológica, em que geralmente é causada por infecção ou autoimunidade. Muitas outras condições neurológicas podem desencadear encefalopatia sem nenhum sinal de inflamação do cérebro. Existem dois principais tipos de encefalite: a primária, no qual acontecem quando um vírus ou outro agente infeccioso afeta diretamente o cérebro, e a secundária, em que ocorre de duas a três semanas depois da infecção inicial.
Referências:
JÉSSICA, A. B. T. et al. Meningite bacteriana: uma atualização: Bacterial meningitis: an update. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 1-2, nov./2018. Disponível em: http://www.rbac.org.br/artigos/meningite-bacteriana-uma-atualizacao/#:~:text=Institui%C3%A7%C3%A3o%3A%20Faculdade%20Metropolitana%20da%20Grande,%E2%80%93%20Fortaleza%2DCE%2C%20Brasil.&text=A%20meningite%20%C3%A9%20um%20processo,diversos%20fatores%2C%20infecciosos%20ou%20n%C3%A3o.. Acesso em: 5 mar. 2021.
SATO, B. K. D. C. E. D. K. Viral encephalitis: a practical review on diagnostic approach and treatment. Jornal de pediatria, jul./2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jped/v96s1/pt_0021-7557-jped-96-s1-0012.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.

Outros materiais