Logo Passei Direto
Buscar

Módulo 1 - Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - BF

User badge image
Hever Duarte

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre o que compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(__) Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. (__ ) Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora-6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija. (__ ) Não ser o responsável técnico, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos. (__ ) Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s). (__ ) As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
1. F,V,F,V,F.
2. V,V,V,V,V.
3. V,F,V,F,V.
4. V,V,F,V,V.
5. F, F, V, F.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - É proibido o trabalho de menores de 18 (dezoito) anos em várias atividades, dentre elas: em borracharias ou locais onde sejam feitos recapeamento ou recauchutagem de pneus; em serviços externos que impliquem em manuseio e porte de valores que coloquem em risco a sua segurança (office-boys, mensageiros, contínuos) e como domésticos. A proibição de trabalho de menores de dezoito anos nestas atividades pode ser elidida: (a) na hipótese de ser o emprego ou trabalho, a partir da idade de dezesseis anos, autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após consulta às organizações de empregadores e de trabalhadores interessados, desde que fiquem plenamente garantidas a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes e (b) na hipótese de aceitação de parecer técnico circunstanciado, assinado por profissional legalmente habilitado em segurança e saúde no trabalho, que ateste a não exposição a riscos que possam comprometer a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes, depositada na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego da circunscrição onde ocorreram as referidas atividades.
II - A aprendizagem é o contrato de emprego especial, com prazo determinado e forma escrita, em que o empregador se compromete a assegurar ao empregado aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. O aprendiz deve ser maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos, a não ser que seja aprendiz portador de deficiência física, situação na qual o limite máximo de idade não se aplica. O contrato de aprendizagem não pode ser estipulado por mais de (2) dois anos, a não ser, única e exclusivamente, no caso de o aprendiz ser portador de deficiência física.
III - O aprendiz tem de estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e também deve estar inscrito em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica. Nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento do requisito já descrito neste item, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental.
IV - Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, ou Escolas Técnicas de Educação ou entidade sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. Esta contratação não se aplica somente nas seguintes hipóteses: quando o empregador for entidade sem fins lucrativos, que tenha por objetivo a educação profissional, e microempresas.
V- A contratação de aprendizes por empresas públicas e sociedades de economia mista dar-se-á de forma direta pelo estabelecimento que se obrigue ao cumprimento da cota de aprendizagem, ou pelas entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, mas de toda forma, deverá ser sempre realizado processo seletivo mediante edital. A contratação de aprendizes pela administração direta, autárquica e fundacional deverá observar lei específica, não se aplicando o disposto citado para empresas públicas e sociedades de economia mista.
1. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
2. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
3. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
4. Somente as afirmativas III e V estão corretas.
5. Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com o Art. 7º da atual Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais:
1. Todas as alternativas estão corretas.
I - Proibição de trabalho noturno, extraordinário, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
II - Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo.
III - Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
IV - Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
V - Participação nos lucros, ou resultados, vinculada na remuneração e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
1. Todas as alternativas estão corretas.
2. Somente as alternativas I e V estão erradas.
3. Somente as alternativas II, III e V estão certas.
4. As alternativas I, II e IV estão erradas.
5. A única alternativa certa é a II.

A História dos direitos e das garantias fundamentais permite demonstrar a evolução da relação entre o Estado e os particulares, e, mais recentemente, da própria relação mesmo entre os particulares.
A propósito do tema, assinale a alternativa que contém um direito/garantia fundamental que foi mantido(a) inalterado(a) desde a sua redação originária de 1988 (1) e um direito/garantia fundamental que foi inserido(a) posteriormente (2), respectivamente.
1. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem (1); Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (2).
2. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma dessa Constituição (1); A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação (2).
3. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social salário família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei (1); O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, cuja criação tenha manifestado adesão (2).
4. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos (1); Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na Administração direta ou indireta (2).
5. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho (1); A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (2).

Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
1. O exercício dos direitos sociais como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, depende da existência de lei disciplinando cada um desses direitos.
2. É assegurada licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 dias.
3. É assegurada assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 24 anos de idade, em creches e, de acordo com a idade e a evolução pessoal, em estabelecimentos de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior.
4. Proíbe-se trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
5. Aos partidos políticos é assegurada autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, com obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

“Embora os direitos sociais, assim como os direitos e liberdades individuais, impliquem tanto direitos a prestações em sentido estrito (positivos) quanto direitos de defesa (negativos), e ambas as dimensões demandem o emprego de recursos públicos para a sua garantia, é a dimensão prestacional (positiva) dos direitos sociais o principal argumento contrário à sua judicialização.
Aportando no texto acima e na ordem constitucional vigente, sobre os direitos sociais marque a alternativa correta:
1. são consagrados textualmente pela Constituição Federal de 1988 como direitos sociais: a educação, o trabalho, a saúde, a segurança, a liberdade, a moradia, o lazer, a alimentação, a vida, a previdência social, a assistência social, a proteção à maternidade e à infância que se apresentam como prestações positivas a serem implementadas pelo Estado e de aplicabilidade imediata.
2. os direitos sociais, classificados como direitos de segunda geração, integram o catálogo de direitos fundamentais estatuído pela constituição de 1988, e como tais têm aplicação imediata, podendo ser implementados, por meio de mandado de injunção ou de ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em razão de omissão legislativa, visando suprimir eventuais lacunas na realização de direitos decorrentes de formulação de políticas públicas.
3. o ineditismo de fazer constar expressamente da Lei Fundamental do país um catálogo de direitos sociais, coloca o Brasil na vanguarda do aperfeiçoamento da ordem constitucional comprometida com a consolidação da dignidade da pessoa humana nas questões atinentes ao dever do Estado de implementar políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida aos hipossuficientes e a concretizar a perspectiva de uma isonomia substancial e social.
4. no que concerne ao direito ao trabalho enquanto espécie de direito fundamental social, a Constituição Federal de 1988 textualmente veda: a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, a irredutibilidade do salário e a realização de trabalho hadoras em fase de amamentação não deverão ser empregadas em atividades que acarretem exposição ao benzeno ou a “produtos contendo benzeno”.
5. A recomendação de substituição do benzeno por produtos alternativos menos tóxicos não se aplica ao emprego do benzeno em combustíveis.

Considerando os conceitos e as determinações desse documento, assinale a opção correta.
1. O ar do ambiente de trabalho somente poderá ser classificado como contaminado se contiver substâncias nocivas para a saúde na forma de névoas, vapores ou fumos.
2. Entende-se como ruído qualquer som que possa provocar perda de audição, ser nocivo para a saúde ou envolver qualquer outro tipo de perigo.
3. O termo vibrações significa toda vibração transmitida ao organismo humano, por qualquer tipo de estrutura.
4. Os riscos secundários ao ruído no ambiente de trabalho devem ser eliminados preferencialmente por meio de adequação da organização do trabalho.
5. Quando, por motivos médicos, for desaconselhável a permanência de um trabalhador em determinado posto que envolva exposição a ar contaminado, ruído ou vibrações, ele deverá ser afastado do local de trabalho, independentemente de isso vir a implicar perda ou redução de seus proventos.

A OIT classifica como doenças profissionais as doenças e as intoxicações causadas pela exposição ocupacional ao chumbo, suas ligas ou seus compostos, e lista as várias atividades profissionais que implicam tal exposição.
Segundo os critérios definidos pela OIT, as atividades relacionadas com exposição ocupacional ao chumbo incluem:
1. a indústria poligráfica e a fabricação de acumuladores.
2. a preparação de matérias-primas para chapelaria e o douramento de materiais sob fogo.
3. a indústria poligráfica e a preparação de matérias-primas para chapelaria.
4. o conserto de acumuladores e o douramento de materiais sob fogo.
5. a fabricação de acumuladores e douramento de materiais sob fogo.

Assinale a opção correta com base nas recomendações da OIT sobre fiscalização do trabalho escravo.
1. O sistema de inspeção do trabalho deve ser o mais descentralizado possível, para aumentar sua efetividade.
2. Os inspetores do trabalho devem ter acesso irrestrito a todo estabelecimento sujeito a inspeção, desde que notifiquem a empresa a ser fiscalizada com antecedência mínima de 24 horas.
3. Cabe ao sistema de inspeção do trabalho nos estabelecimentos industriais zelar para que se cumpram as disposições legais relativas tanto à segurança e ao bem-estar no ambiente laboral quanto às horas de trabalho e ao pagamento de salários.
4. O sistema de inspeção do trabalho deve ater-se à fiscalização de questões abarcadas pela legislação vigente.
5. Os inspetores do trabalho estão autorizados a tomar medidas que eliminem os defeitos observados na instalação, na montagem ou nos métodos de trabalho somente nos casos de risco iminente para a saúde ou a segurança dos trabalhadores.

Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Nesse caso os Técnicos de segurança do trabalho terão seu dimensionamento:
1. centralizado
2. de acordo com o risco
3. por frente de trabalho
4. pelo número de empregados das empresas terceirizadas
5. pelo número de empregados da empresa de engenharia principal

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A NR. 28 especifica a Fiscalização e Penalidades, e o agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo:
1. 90 (noventa) dias
2. 45 (quarenta e cinco) dias
3. 60 (sessenta) dias
4. 30 (trinta) dias
5. 15 (quinze) dias

A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
De acordo com a NR 02 para todos os estabelecimentos novos em território brasileiro, seu dono ou procurador deve preencher um formulário e entregá-lo ao Ministério do Trabalho, antes de iniciar suas atividades, com o objetivo de buscar a aprovação de suas instalações. Neste formulário são solicitados alguns dados, os quais estão descritos a seguir, exceção feita à alternativa:
1. As moléstias previamente adquiridas pelos novos empregados
2. Número de empregados maiores previstos segundo a legislação brasileira
3. Número de empregados masculinos
4. Atividade principal da empresa
5. Número de empregados em cota trabalhista

A cooperação no âmbito interno da empresa pode ser obtida por meio do abrandamento dos conflitos e da majoração da importância da perspectiva de futuro, pela valorização dos empregados – existência de um plano de cargos e salários objetivo e automático, que possibilite visualizar a carreira no futuro. Já a cooperação no âmbito externo pode ser alcançada com a realização de contratos de longo prazo, com o incremento da relação de confiança entre as partes, com a manutenção da interação constante com os demais atores envolvidos, bem como pelo investimento na credibilidade da marca. Para alcançar tal intento, a implantação da política de compliance é uma ferramenta poderosa, principalmente se obtida a partir da cooperação, pois estimula naturalmente um ambiente com transparência, ética e confiança, auxiliando no desenvolvimento pleno da empresa e da sociedade.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que se aplica:
I. O abrandamento dos conflitos e a valorização dos empregados são um exemplo de atitude ética impulsionada pelas normas de conduta de uma empresa.
II. Em uma empresa, é essencial a implantação de compliance, principalmente quando respaldada pelas normas de conduta ética da empresa, que organiza as relações de forma segura e sem ambiguidades.
III. A valorização dos empregados e a realização de trabalhos que garantam a confiabilidade e a segurança da marca são exemplos de ações de cooperação.
1. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
2. Apenas a assertiva III está correta.
3. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
4. Apenas a assertiva I está correta.
5. Todas estão erradas

Em relação à classificação de Acidentes de Trabalho, correlacione as colunas:
I. Acidente do Trabalho.
II. Acidente sem Lesão.
III. Acidente de Trajeto.
IV. Acidente Impessoal.
V. Acidente Inicial.
( ) É o acidente sofrido pelo empregado no percurso residência para o trabalho ou deste para aquela devendo ser comunicado em até 48 horas da data da ocorrência a CIPA.
( ) É o acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.
( ) É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto desta lesão.
( ) É o acidente que não causa lesão pessoal.
( ) É aquele cuja caracterização independe de existir acidentado.

O treinamento de segurança do trabalho pode ser entendido como um processo educacional que visa proporcionar à conscientização e orientação dos trabalhadores acerca de determinados riscos presentes em suas funções e atividades profissionais, tal como ao ambiente de trabalho, assinale a afirmação INCORRETA:
1. O treinamento de segurança do trabalho realizado nas indústrias garante o bom desempenho dos operários, além de reduzir custos para as empresas.
2. Visa a compreensão das Leis vigentes e sua organização dentro do ambiente de trabalho, direcionado para o processo de construção e implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, com foco no Zero acidentes e atendimento as leis vigentes.
3. Um treinamento de segurança industrial não só ensina aos funcionários como podem evitar acidentes, mas também ensina como ser muito mais produtivos e como exatamente o instrumento de trabalho deve ser manipulado.
4. O treinamento visa aumentar os riscos dos participantes e desmotiva-los da importância de ter um Programa de Gestão em Segurança do Trabalho.
5. O treinamento e só uma parte burocrática do processo de vistoria.

As atividades dos Técnicos de Segurança do Trabalho foram regulamentadas pela Portaria MTb Nº 3.275, de 21/09/1989. Dentre as atividades enumeradas na referida Portaria é correto afirmar:
1. Avaliar as condições do meio ambiente, principalmente dos gases estufa.
2. Elaborar os projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros.
3. Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.
4. Articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos naturais, fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção em nível de pessoal.
5. Emitir parecer técnico sobre as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço, podendo inclusive embargar a obra.

Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de
1. exames complementares ao clínico.
2. literatura atualizada.
3. estudo da organização do trabalho.
4. depoimento e experiência dos trabalhadores.
5. estudo epidemiológico.

Em relação à imperícia médica, considere:
I. É a falta de observação das normas, seja por despreparo prático ou insuficiência de conhecimentos técnicos.
II. É a falta de aptidão, prática ou teórica, para o desempenho de uma tarefa técnica.
III. É a ação sem a cautela e a moderação necessárias.
1. I
2. II
3. I e II.
4. II e III.
5. III

O acidente de trabalho, em uma abordagem prevencionista,
1. é objeto da NBR 14.280, que ao classificar os tipos possíveis, define o acidente material como sendo aquele cuja rede de causalidade não evidencia participação determinante da vítima ou de outros trabalhadores.
2. é evento indesejável e é imprescindível que seja adequadamente analisado, identificando claramente os responsáveis e punindo-os, de maneira que os demais trabalhadores entendam a necessidade de cumprir as normas de segurança do trabalho.
3. deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, que pode gerar subsídios para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho praticado na organização.
4. é compreendido como uma ocorrência intrínseca ao exercício de uma atividade, provocado por uma condição ambiente de insegurança (condição insegura) ou por fator pessoal de insegurança (ato inseguro), sendo essas duas causas excludentes entre si.
5. é motivo de perdas em todas as dimensões de análise, seja no aspecto humano, na imagem da organização e no mérito financeiro, em que, de acordo com estimativas do Banco Mundial, geraria perdas de aproximadamente 10% (dez por cento) em economias em desenvolvimento como o Brasil.

Em uma empresa ocorreram 4 acidentes, sendo dois com 4 dias perdidos, um com 6 dias perdidos e um com perda do dedo mínimo, que corresponde a 200 dias debitados. Sabendo-se que a empresa teve 100.000 homens-hora trabalhada, caso ela não tome providências até atingir 1.000.000 de homens-hora trabalhada, a Taxa de Gravidade será, em nº de dias perdidos, de
1. 2.000
2. 2.100
3. 2.1400
4. 2.280
5. 2.320

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre o que compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(__) Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. (__ ) Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora-6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija. (__ ) Não ser o responsável técnico, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos. (__ ) Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s). (__ ) As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
1. F,V,F,V,F.
2. V,V,V,V,V.
3. V,F,V,F,V.
4. V,V,F,V,V.
5. F, F, V, F.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - É proibido o trabalho de menores de 18 (dezoito) anos em várias atividades, dentre elas: em borracharias ou locais onde sejam feitos recapeamento ou recauchutagem de pneus; em serviços externos que impliquem em manuseio e porte de valores que coloquem em risco a sua segurança (office-boys, mensageiros, contínuos) e como domésticos. A proibição de trabalho de menores de dezoito anos nestas atividades pode ser elidida: (a) na hipótese de ser o emprego ou trabalho, a partir da idade de dezesseis anos, autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após consulta às organizações de empregadores e de trabalhadores interessados, desde que fiquem plenamente garantidas a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes e (b) na hipótese de aceitação de parecer técnico circunstanciado, assinado por profissional legalmente habilitado em segurança e saúde no trabalho, que ateste a não exposição a riscos que possam comprometer a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes, depositada na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego da circunscrição onde ocorreram as referidas atividades.
II - A aprendizagem é o contrato de emprego especial, com prazo determinado e forma escrita, em que o empregador se compromete a assegurar ao empregado aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. O aprendiz deve ser maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos, a não ser que seja aprendiz portador de deficiência física, situação na qual o limite máximo de idade não se aplica. O contrato de aprendizagem não pode ser estipulado por mais de (2) dois anos, a não ser, única e exclusivamente, no caso de o aprendiz ser portador de deficiência física.
III - O aprendiz tem de estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e também deve estar inscrito em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica. Nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento do requisito já descrito neste item, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental.
IV - Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, ou Escolas Técnicas de Educação ou entidade sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. Esta contratação não se aplica somente nas seguintes hipóteses: quando o empregador for entidade sem fins lucrativos, que tenha por objetivo a educação profissional, e microempresas.
V- A contratação de aprendizes por empresas públicas e sociedades de economia mista dar-se-á de forma direta pelo estabelecimento que se obrigue ao cumprimento da cota de aprendizagem, ou pelas entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, mas de toda forma, deverá ser sempre realizado processo seletivo mediante edital. A contratação de aprendizes pela administração direta, autárquica e fundacional deverá observar lei específica, não se aplicando o disposto citado para empresas públicas e sociedades de economia mista.
1. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
2. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
3. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
4. Somente as afirmativas III e V estão corretas.
5. Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com o Art. 7º da atual Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais:
1. Todas as alternativas estão corretas.
I - Proibição de trabalho noturno, extraordinário, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
II - Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo.
III - Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
IV - Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
V - Participação nos lucros, ou resultados, vinculada na remuneração e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
1. Todas as alternativas estão corretas.
2. Somente as alternativas I e V estão erradas.
3. Somente as alternativas II, III e V estão certas.
4. As alternativas I, II e IV estão erradas.
5. A única alternativa certa é a II.

A História dos direitos e das garantias fundamentais permite demonstrar a evolução da relação entre o Estado e os particulares, e, mais recentemente, da própria relação mesmo entre os particulares.
A propósito do tema, assinale a alternativa que contém um direito/garantia fundamental que foi mantido(a) inalterado(a) desde a sua redação originária de 1988 (1) e um direito/garantia fundamental que foi inserido(a) posteriormente (2), respectivamente.
1. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem (1); Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (2).
2. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma dessa Constituição (1); A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação (2).
3. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social salário família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei (1); O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, cuja criação tenha manifestado adesão (2).
4. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos (1); Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na Administração direta ou indireta (2).
5. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho (1); A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (2).

Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
1. O exercício dos direitos sociais como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, depende da existência de lei disciplinando cada um desses direitos.
2. É assegurada licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 dias.
3. É assegurada assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 24 anos de idade, em creches e, de acordo com a idade e a evolução pessoal, em estabelecimentos de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior.
4. Proíbe-se trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
5. Aos partidos políticos é assegurada autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, com obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

“Embora os direitos sociais, assim como os direitos e liberdades individuais, impliquem tanto direitos a prestações em sentido estrito (positivos) quanto direitos de defesa (negativos), e ambas as dimensões demandem o emprego de recursos públicos para a sua garantia, é a dimensão prestacional (positiva) dos direitos sociais o principal argumento contrário à sua judicialização.
Aportando no texto acima e na ordem constitucional vigente, sobre os direitos sociais marque a alternativa correta:
1. são consagrados textualmente pela Constituição Federal de 1988 como direitos sociais: a educação, o trabalho, a saúde, a segurança, a liberdade, a moradia, o lazer, a alimentação, a vida, a previdência social, a assistência social, a proteção à maternidade e à infância que se apresentam como prestações positivas a serem implementadas pelo Estado e de aplicabilidade imediata.
2. os direitos sociais, classificados como direitos de segunda geração, integram o catálogo de direitos fundamentais estatuído pela constituição de 1988, e como tais têm aplicação imediata, podendo ser implementados, por meio de mandado de injunção ou de ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em razão de omissão legislativa, visando suprimir eventuais lacunas na realização de direitos decorrentes de formulação de políticas públicas.
3. o ineditismo de fazer constar expressamente da Lei Fundamental do país um catálogo de direitos sociais, coloca o Brasil na vanguarda do aperfeiçoamento da ordem constitucional comprometida com a consolidação da dignidade da pessoa humana nas questões atinentes ao dever do Estado de implementar políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida aos hipossuficientes e a concretizar a perspectiva de uma isonomia substancial e social.
4. no que concerne ao direito ao trabalho enquanto espécie de direito fundamental social, a Constituição Federal de 1988 textualmente veda: a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, a irredutibilidade do salário e a realização de trabalho hadoras em fase de amamentação não deverão ser empregadas em atividades que acarretem exposição ao benzeno ou a “produtos contendo benzeno”.
5. A recomendação de substituição do benzeno por produtos alternativos menos tóxicos não se aplica ao emprego do benzeno em combustíveis.

Considerando os conceitos e as determinações desse documento, assinale a opção correta.
1. O ar do ambiente de trabalho somente poderá ser classificado como contaminado se contiver substâncias nocivas para a saúde na forma de névoas, vapores ou fumos.
2. Entende-se como ruído qualquer som que possa provocar perda de audição, ser nocivo para a saúde ou envolver qualquer outro tipo de perigo.
3. O termo vibrações significa toda vibração transmitida ao organismo humano, por qualquer tipo de estrutura.
4. Os riscos secundários ao ruído no ambiente de trabalho devem ser eliminados preferencialmente por meio de adequação da organização do trabalho.
5. Quando, por motivos médicos, for desaconselhável a permanência de um trabalhador em determinado posto que envolva exposição a ar contaminado, ruído ou vibrações, ele deverá ser afastado do local de trabalho, independentemente de isso vir a implicar perda ou redução de seus proventos.

A OIT classifica como doenças profissionais as doenças e as intoxicações causadas pela exposição ocupacional ao chumbo, suas ligas ou seus compostos, e lista as várias atividades profissionais que implicam tal exposição.
Segundo os critérios definidos pela OIT, as atividades relacionadas com exposição ocupacional ao chumbo incluem:
1. a indústria poligráfica e a fabricação de acumuladores.
2. a preparação de matérias-primas para chapelaria e o douramento de materiais sob fogo.
3. a indústria poligráfica e a preparação de matérias-primas para chapelaria.
4. o conserto de acumuladores e o douramento de materiais sob fogo.
5. a fabricação de acumuladores e douramento de materiais sob fogo.

Assinale a opção correta com base nas recomendações da OIT sobre fiscalização do trabalho escravo.
1. O sistema de inspeção do trabalho deve ser o mais descentralizado possível, para aumentar sua efetividade.
2. Os inspetores do trabalho devem ter acesso irrestrito a todo estabelecimento sujeito a inspeção, desde que notifiquem a empresa a ser fiscalizada com antecedência mínima de 24 horas.
3. Cabe ao sistema de inspeção do trabalho nos estabelecimentos industriais zelar para que se cumpram as disposições legais relativas tanto à segurança e ao bem-estar no ambiente laboral quanto às horas de trabalho e ao pagamento de salários.
4. O sistema de inspeção do trabalho deve ater-se à fiscalização de questões abarcadas pela legislação vigente.
5. Os inspetores do trabalho estão autorizados a tomar medidas que eliminem os defeitos observados na instalação, na montagem ou nos métodos de trabalho somente nos casos de risco iminente para a saúde ou a segurança dos trabalhadores.

Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Nesse caso os Técnicos de segurança do trabalho terão seu dimensionamento:
1. centralizado
2. de acordo com o risco
3. por frente de trabalho
4. pelo número de empregados das empresas terceirizadas
5. pelo número de empregados da empresa de engenharia principal

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A NR. 28 especifica a Fiscalização e Penalidades, e o agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo:
1. 90 (noventa) dias
2. 45 (quarenta e cinco) dias
3. 60 (sessenta) dias
4. 30 (trinta) dias
5. 15 (quinze) dias

A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
De acordo com a NR 02 para todos os estabelecimentos novos em território brasileiro, seu dono ou procurador deve preencher um formulário e entregá-lo ao Ministério do Trabalho, antes de iniciar suas atividades, com o objetivo de buscar a aprovação de suas instalações. Neste formulário são solicitados alguns dados, os quais estão descritos a seguir, exceção feita à alternativa:
1. As moléstias previamente adquiridas pelos novos empregados
2. Número de empregados maiores previstos segundo a legislação brasileira
3. Número de empregados masculinos
4. Atividade principal da empresa
5. Número de empregados em cota trabalhista

A cooperação no âmbito interno da empresa pode ser obtida por meio do abrandamento dos conflitos e da majoração da importância da perspectiva de futuro, pela valorização dos empregados – existência de um plano de cargos e salários objetivo e automático, que possibilite visualizar a carreira no futuro. Já a cooperação no âmbito externo pode ser alcançada com a realização de contratos de longo prazo, com o incremento da relação de confiança entre as partes, com a manutenção da interação constante com os demais atores envolvidos, bem como pelo investimento na credibilidade da marca. Para alcançar tal intento, a implantação da política de compliance é uma ferramenta poderosa, principalmente se obtida a partir da cooperação, pois estimula naturalmente um ambiente com transparência, ética e confiança, auxiliando no desenvolvimento pleno da empresa e da sociedade.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que se aplica:
I. O abrandamento dos conflitos e a valorização dos empregados são um exemplo de atitude ética impulsionada pelas normas de conduta de uma empresa.
II. Em uma empresa, é essencial a implantação de compliance, principalmente quando respaldada pelas normas de conduta ética da empresa, que organiza as relações de forma segura e sem ambiguidades.
III. A valorização dos empregados e a realização de trabalhos que garantam a confiabilidade e a segurança da marca são exemplos de ações de cooperação.
1. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
2. Apenas a assertiva III está correta.
3. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
4. Apenas a assertiva I está correta.
5. Todas estão erradas

Em relação à classificação de Acidentes de Trabalho, correlacione as colunas:
I. Acidente do Trabalho.
II. Acidente sem Lesão.
III. Acidente de Trajeto.
IV. Acidente Impessoal.
V. Acidente Inicial.
( ) É o acidente sofrido pelo empregado no percurso residência para o trabalho ou deste para aquela devendo ser comunicado em até 48 horas da data da ocorrência a CIPA.
( ) É o acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.
( ) É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto desta lesão.
( ) É o acidente que não causa lesão pessoal.
( ) É aquele cuja caracterização independe de existir acidentado.

O treinamento de segurança do trabalho pode ser entendido como um processo educacional que visa proporcionar à conscientização e orientação dos trabalhadores acerca de determinados riscos presentes em suas funções e atividades profissionais, tal como ao ambiente de trabalho, assinale a afirmação INCORRETA:
1. O treinamento de segurança do trabalho realizado nas indústrias garante o bom desempenho dos operários, além de reduzir custos para as empresas.
2. Visa a compreensão das Leis vigentes e sua organização dentro do ambiente de trabalho, direcionado para o processo de construção e implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, com foco no Zero acidentes e atendimento as leis vigentes.
3. Um treinamento de segurança industrial não só ensina aos funcionários como podem evitar acidentes, mas também ensina como ser muito mais produtivos e como exatamente o instrumento de trabalho deve ser manipulado.
4. O treinamento visa aumentar os riscos dos participantes e desmotiva-los da importância de ter um Programa de Gestão em Segurança do Trabalho.
5. O treinamento e só uma parte burocrática do processo de vistoria.

As atividades dos Técnicos de Segurança do Trabalho foram regulamentadas pela Portaria MTb Nº 3.275, de 21/09/1989. Dentre as atividades enumeradas na referida Portaria é correto afirmar:
1. Avaliar as condições do meio ambiente, principalmente dos gases estufa.
2. Elaborar os projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros.
3. Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.
4. Articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos naturais, fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção em nível de pessoal.
5. Emitir parecer técnico sobre as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço, podendo inclusive embargar a obra.

Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de
1. exames complementares ao clínico.
2. literatura atualizada.
3. estudo da organização do trabalho.
4. depoimento e experiência dos trabalhadores.
5. estudo epidemiológico.

Em relação à imperícia médica, considere:
I. É a falta de observação das normas, seja por despreparo prático ou insuficiência de conhecimentos técnicos.
II. É a falta de aptidão, prática ou teórica, para o desempenho de uma tarefa técnica.
III. É a ação sem a cautela e a moderação necessárias.
1. I
2. II
3. I e II.
4. II e III.
5. III

O acidente de trabalho, em uma abordagem prevencionista,
1. é objeto da NBR 14.280, que ao classificar os tipos possíveis, define o acidente material como sendo aquele cuja rede de causalidade não evidencia participação determinante da vítima ou de outros trabalhadores.
2. é evento indesejável e é imprescindível que seja adequadamente analisado, identificando claramente os responsáveis e punindo-os, de maneira que os demais trabalhadores entendam a necessidade de cumprir as normas de segurança do trabalho.
3. deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, que pode gerar subsídios para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho praticado na organização.
4. é compreendido como uma ocorrência intrínseca ao exercício de uma atividade, provocado por uma condição ambiente de insegurança (condição insegura) ou por fator pessoal de insegurança (ato inseguro), sendo essas duas causas excludentes entre si.
5. é motivo de perdas em todas as dimensões de análise, seja no aspecto humano, na imagem da organização e no mérito financeiro, em que, de acordo com estimativas do Banco Mundial, geraria perdas de aproximadamente 10% (dez por cento) em economias em desenvolvimento como o Brasil.

Em uma empresa ocorreram 4 acidentes, sendo dois com 4 dias perdidos, um com 6 dias perdidos e um com perda do dedo mínimo, que corresponde a 200 dias debitados. Sabendo-se que a empresa teve 100.000 homens-hora trabalhada, caso ela não tome providências até atingir 1.000.000 de homens-hora trabalhada, a Taxa de Gravidade será, em nº de dias perdidos, de
1. 2.000
2. 2.100
3. 2.1400
4. 2.280
5. 2.320

Prévia do material em texto

01 
Sobre o que compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em 
Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, analise as afirmativas abaixo, dê 
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência 
correta de cima para baixo. 
(__) Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao 
ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, 
de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. 
(__) Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco 
e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de 
Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora-6, 
desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija. 
(__) Não ser o responsável técnico, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto 
nas Normas Regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou 
seus estabelecimentos. 
(__) Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na 
empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, 
descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os 
fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) 
portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s). 
(__) As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em 
Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, 
embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. 
Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de 
disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de 
imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em 
suas atividades. 
1. F,V,F,V,F. 
2. V,V,V,V,V. 
3. V,F,V,F,V. 
4. V,V,F,V,V. 
5. F, F, V, F. 
02 
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
I - É proibido o trabalho de menores de 18 (dezoito) anos em várias atividades, dentre 
elas: em borracharias ou locais onde sejam feitos recapeamento ou recauchutagem de 
pneus; em serviços externos que impliquem em manuseio e porte de valores que 
coloquem em risco a sua segurança (office-boys, mensageiros, contínuos) e como 
domésticos. A proibição de trabalho de menores de dezoito anos nestas atividades pode 
ser elidida: (a) na hipótese de ser o emprego ou trabalho, a partir da idade de dezesseis 
anos, autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após consulta às organizações 
de empregadores e de trabalhadores interessados, desde que fiquem plenamente 
garantidas a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes e (b) na hipótese de aceitação 
de parecer técnico circunstanciado, assinado por profissional legalmente habilitado em 
segurança e saúde no trabalho, que ateste a não exposição a riscos que possam 
comprometer a saúde, a segurança e a moral dos adolescentes, depositada na unidade 
descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego da circunscrição onde ocorreram 
as referidas atividades. 
II - A aprendizagem é o contrato de emprego especial, com prazo determinado e forma 
escrita, em que o empregador se compromete a assegurar ao empregado aprendiz, 
inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, 
compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar 
com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. O aprendiz deve ser maior de 
14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos, a não ser que seja aprendiz portador 
de deficiência física, situação na qual o limite máximo de idade não se aplica. O contrato de 
aprendizagem não pode ser estipulado por mais de (2) dois anos, a não ser, única e 
exclusivamente, no caso de o aprendiz ser portador de deficiência física. 
III - O aprendiz tem de estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído 
o ensino médio, e também deve estar inscrito em programa de aprendizagem 
desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional 
metódica. Nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento 
do requisito já descrito neste item, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a 
frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental. 
IV - Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos 
cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, ou Escolas Técnicas de Educação ou 
entidade sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e à 
educação profissional, registradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, 
número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no 
máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem 
formação profissional. Esta contratação não se aplica somente nas seguintes hipóteses: 
quando o empregador for entidade sem fins lucrativos, que tenha por objetivo a educação 
profissional, e microempresas. 
V- A contratação de aprendizes por empresas públicas e sociedades de economia mista 
dar-se-á de forma direta pelo estabelecimento que se obrigue ao cumprimento da cota de 
aprendizagem, ou pelas entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivos a 
assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Estadual da 
Criança e do Adolescente, mas de toda forma, deverá ser sempre realizado processo 
seletivo mediante edital. A contratação de aprendizes pela administração direta, 
autárquica e fundacional deverá observar lei específica, não se aplicando o disposto citado 
para empresas públicas e sociedades de economia mista. 
1. Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
2. Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
3. Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
4. Somente as afirmativas III e V estão corretas. 
5. Todas as afirmativas estão corretas. 
03 
De acordo com o Art. 7º da atual Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores 
urbanos e rurais: 
I - Proibição de trabalho noturno, extraordinário, perigoso ou insalubre a menores de 
dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de 
aprendiz, a partir de quatorze anos. 
II - Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas 
necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, 
lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe 
preservem o poder aquisitivo. 
III - Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. 
IV - Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo. 
V - Participação nos lucros, ou resultados, vinculada na remuneração e, excepcionalmente, 
participação na gestão da empresa, conforme definido em lei. 
1. Todas as alternativas estão corretas. 
2. Somente as alternativas I e V estão erradas. 
3. Somente as alternativas II, III e V estão certas. 
4. As alternativas I, II e IV estão erradas. 
5. A única alternativa certa é a II. 
04 
A História dos direitos e das garantias fundamentais permite demonstrar a evolução da 
relação entre o Estado e os particulares, e, mais recentemente, da própria relação mesmo 
entre os particulares. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 merece ser conhecida 
como a “Constituição Cidadã”. Todavia, o seu texto originário já sofreu várias reformas 
constitucionais, sendo o tema objeto de acirradas discussões doutrinárias. A propósito do 
tema, assinale a alternativa que contém um direito/garantia fundamental que foi 
mantido(a) inalterado(a) desde a sua redação originária de 1988(1) e um 
direito/garantia fundamental que foi inserido(a) posteriormente (2), respectivamente 
1. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da 
tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos 
como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os 
que, podendo evitá-los, se omitirem (1); Os tratados e convenções internacionais 
sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso 
Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, 
serão equivalentes às emendas constitucionais. (2). 
2. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o 
lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a 
assistência aos desamparados, na forma dessa Constituição (1); A todos, no âmbito 
judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os 
meios que garantam a celeridade de sua tramitação (2). 
3. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria 
de sua condição social salário família pago em razão do dependente do trabalhador 
de baixa renda nos termos da lei (1); O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal 
Penal Internacional, cuja criação tenha manifestado adesão (2). 
4. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria 
de sua condição social, a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a 
menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na 
condição de aprendiz, a partir de quatorze anos (1); Lei complementar estabelecerá 
outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a 
probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada 
vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a 
influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou 
emprego na Administração direta ou indireta (2). 
5. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria 
de sua condição social, ação quanto aos créditos resultantes das relações de 
trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e 
rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho (1); A lei 
que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se 
aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (2). 
05 
Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na 
Constituição Federal. 
1. O exercício dos direitos sociais como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, 
segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos 
desamparados, depende da existência de lei disciplinando cada um desses direitos 
2. É assegurada licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a 
duração de 180 dias. 
3. É assegurada assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 
24 anos de idade, em creches e, de acordo com a idade e a evolução pessoal, em 
estabelecimentos de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior. 
4. Proíbe-se trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de 
qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 
14 anos. 
5. Aos partidos políticos é assegurada autonomia para definir sua estrutura interna, 
organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de 
suas coligações eleitorais, com obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas 
em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos 
estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária. 
06 
“Embora os direitos sociais, assim como os direitos e liberdades individuais, impliquem 
tanto direitos a prestações em sentido estrito (positivos) quanto direitos de defesa 
(negativos), e ambas as dimensões demandem o emprego de recursos públicos para a sua 
garantia, é a dimensão prestacional (positiva) dos direitos sociais o principal argumento 
contrário à sua judicialização. A dependência de recursos econômicos para a efetivação 
dos direitos de caráter social leva parte da doutrina a defender as normas que consagram 
tais direitos assumem a feição de normas programáticas, dependentes, portanto, da 
formulação de políticas públicas para se tornar exigíveis.” 
(MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito 
constitucional. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 667-668). 
Aportando no texto acima e na ordem constitucional vigente, sobre os direitos sociais 
marque a alternativa correta: 
1. são consagrados textualmente pela Constituição Federal de 1988 como direitos 
sociais: a educação, o trabalho, a saúde, a segurança, a liberdade, a moradia, o lazer, 
a alimentação, a vida, a previdência social, a assistência social, a proteção à 
maternidade e à infância que se apresentam como prestações positivas a serem 
implementadas pelo Estado e de aplicabilidade imediata. 
2. os direitos sociais, classificados como direitos de segunda geração, integram o 
catálogo de direitos fundamentais estatuído pela constituição de 1988, e como tais 
têm aplicação imediata, podendo ser implementados, por meio de mandado de 
injunção ou de ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em razão de 
omissão legislativa, visando suprimir eventuais lacunas na realização de direitos 
decorrentes de formulação de políticas públicas. 
3. o ineditismo de fazer constar expressamente da Lei Fundamental do país um 
catálogo de direitos sociais, coloca o Brasil na vanguarda do aperfeiçoamento da 
ordem constitucional comprometida com a consolidação da dignidade da pessoa 
humana nas questões atinentes ao dever do Estado de implementar políticas 
públicas voltadas para a melhoria das condições de vida aos hipossuficientes e a 
concretizar a perspectiva de uma isonomia substanciai e social. 
4. no que concerne ao direito ao trabalho enquanto espécie de direito fundamentai 
social, a Constituição Federal de 1988 textualmente veda: a vinculação do salário 
mínimo para qualquer fim, a irredutibilidade do salário e a realização de trabalho 
noturno ou insalubre por menores de 16 anos, neste caso, salvo na condição de 
aprendiz, a partir de 14 anos. 
5. o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem 
prejuízo dos serviços assistenciais, a participação da comunidade e a cobertura dos 
eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada constituem diretrizes das 
ações e serviços públicos de saúde textualmente consagradas no Texto de Outubro 
de 1988. 
01 
O Brasil ratificou a Convenção n. 136 da OIT, por intermédio do Decreto n. 1.253, de 27 de 
setembro de 1994. Baseado nesse documento, é incorreto afirmar: 
1. Os sistemas fechados deverão, na medida do possível, ser a primeira opção para as 
atividades que envolvam a utilização do benzeno e de “produtos contendo 
benzeno”. 
2. Em determinadas condições, é possível a prestação de serviços por menores de 
dezoito anos em atividades que possam acarretar a exposição ao benzeno, ou a 
“produtos contendo benzeno”. 
3. São considerados “produtos contendo benzeno” aqueles que apresentarem 
concentração de benzeno acima de 10% volume /volume. 
4. Trabalhadoras em fase de amamentação não deverão ser empregadas em 
atividades que acarretem exposição ao benzeno ou a “produtos contendo benzeno”. 
5. A recomendação de substituição do benzeno por produtos alternativos menos 
tóxicos não se aplica ao emprego do benzeno em combustíveis. 
02 
A respeito da Convenção n° 155 (saúde e segurança dos trabalhadores), da Organização 
Internacional do Trabalho (OIT), assinale a opção correta. 
1. A implementação de diretrizes internacionais pelos governos locais é onerosa. 
Assim, as medidasde segurança e higiene do trabalho poderão implicar carga 
financeira para os trabalhadores. 
2. Todo país que adotar a convenção deverá, sem a necessidade de prévia consulta a 
organizações representativas de empregadores ou de trabalhadores, formular, pôr 
em prática e reexaminar periodicamente uma política nacional coerente em 
matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e meio ambiente de trabalho. 
3. Não há qualquer obrigatoriedade de proteger-se de consequências injustificadas o 
trabalhador que julgar necessário interromper uma situação de trabalho por 
acreditar, por motivos razoáveis, que esta envolve perigo iminente e grave para sua 
vida ou sua saúde. 
4. Os empregadores deverão prever, quando for necessário, medidas para fazer frente 
a situações de urgência e a acidentes, incluídos meios adequados para a 
administração de primeiros socorros. 
5. Quando duas ou mais empresas desenvolverem simultaneamente atividades em 
um mesmo lugar de trabalho deverão manter independentes as suas identidades 
jurídicas de responsabilidades, sem implicação de colaboração técnica mútua. 
03 
A Convenção n.º 148 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do meio 
ambiente de trabalho, abordando temas como contaminação do ar, ruídos e vibrações. 
Considerando os conceitos e as determinações desse documento, assinale a opção correta. 
1. O ar do ambiente de trabalho somente poderá ser classificado como contaminado 
se contiver substâncias nocivas para a saúde na forma de névoas, vapores ou fumos. 
2. Entende-se como ruído qualquer som que possa provocar perda de audição, ser 
nocivo para a saúde ou envolver qualquer outro tipo de perigo. 
3. O termo vibrações significa toda vibração transmitida ao organismo humano, por 
qualquer tipo de estrutura. 
4. Os riscos secundários ao ruído no ambiente de trabalho devem ser eliminados 
preferencialmente por meio de adequação da organização do trabalho. 
5. Quando, por motivos médicos, for desaconselhável a permanência de um 
trabalhador em determinado posto que envolva exposição a ar contaminado, ruído 
ou vibrações, ele deverá ser afastado do local de trabalho, independentemente de 
isso vir a implicar perda ou redução de seus proventos. 
04 
A OIT classifica como doenças profissionais as doenças e as intoxicações causadas pela 
exposição ocupacional ao chumbo, suas ligas ou seus compostos, e lista as várias 
atividades profissionais que implicam tal exposição. Segundo os critérios definidos pela 
OIT, as atividades relacionadas com exposição ocupacional ao chumbo incluem 
1. a indústria poligráfica e a fabricação de acumuladores. 
2. a preparação de matérias-primas para chapelaria e o douramento de materiais sob 
fogo. 
3. a indústria poligráfica e a preparação de matérias-primas para chapelaria. 
4. o conserto de acumuladores e o douramento de materiais sob fogo. 
5. a fabricação de acumuladores e douramento de materiais sob fogo. 
05 
Assinale a opção correta com base nas recomendações da OIT sobre fiscalização do 
trabalho escravo. 
1. O sistema de inspeção do trabalho deve ser o mais descentralizado possível, para 
aumentar sua efetividade. 
2. Os inspetores do trabalho devem ter acesso irrestrito a todo estabelecimento 
sujeito a inspeção, desde que notifiquem a empresa a ser fiscalizada com 
antecedência mínima de 24 horas. 
3. Cabe ao sistema de inspeção do trabalho nos estabelecimentos industriais zelar 
para que se cumpram as disposições legais relativas tanto à segurança e ao bem-
estar no ambiente laboral quanto às horas de trabalho e ao pagamento de salários. 
4. O sistema de inspeção do trabalho deve ater-se à fiscalização de questões abarcadas 
pela legislação vigente. 
5. Os inspetores do trabalho estão autorizados a tomar medidas que eliminem os 
defeitos observados na instalação, na montagem ou nos métodos de trabalho 
somente nos casos de risco iminente para a saúde ou a segurança dos 
trabalhadores. 
06 
Segundo as Diretrizes sobre Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), 
elaboradas pela Organização Internacional do Trabalho (2001), em seu item 
Documentação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, os registros 
devem compreender, EXCETO 
1. a política e os objetivos da organização em matéria da SST 
2. as disposições, os procedimentos, as instruções e outros documentos internos que 
se utilizem da estrutura do sistema de gestão da SST. 
3. as fiscalizações, realizadas por órgãos da administração direta e indireta. 
4. as principais funções e responsabilidades para a implementação do sistema de 
gestão da SST. 
5. os perigos e riscos significativos para a SST advindos das atividades da organização, 
bem como as disposições adotadas para a sua prevenção e controle. 
01 
O mapa de riscos é uma representação gráfica dos riscos ambientais presentes no local de 
trabalho. O símbolo apresentado acima é uma representação no mapa de riscos indicando 
1. um risco que afeta a seção inteira. 
2. um risco que afeta várias seções. 
3. vários riscos de grupos diferentes presentes num mesmo ponto de uma seção. 
4. vários riscos de um só grupo presentes em outros setores. 
5. vários riscos de um só grupo presentes num mesmo ponto de uma seção. 
É um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para soldadores: 
1. Extintor de incêndio. 
2. Bota de proteção com solado e biqueira de aço. 
3. Máscara respirador PFF1. 
4. Cortina inactínica. 
5. Máscara de solda com lentes na tonalidade correta. 
03 
“A Lei nº. 7410/85 dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em 
Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho.” 
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
(__) O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido 
ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de 
especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrado no País, em nível de 
pós-graduação. 
(__) O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho será permitido ao 
portador de certificado de conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, a ser 
ministrado no País em estabelecimentos de ensino de 2º grau. 
(__) O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia 
de Segurança do Trabalho e o de Técnico de Segurança do Trabalho dependerá, 
exclusivamente de registro no Ministério do Trabalho. 
A sequência está correta em: 
1. V, V, V 
2. V, F, F 
3. F, F, F 
4. V, V, F 
5. F, V, V 
04 
No dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em 
Medicina do Trabalho (SESMT) da mesma empresa descrita na questão anterior (questão 
38), haverá necessidade de _______ engenheiro(s) de segurança do trabalho e de _____ 
técnicos de segurança do trabalho. 
1. 1 e 8 
2. 1 e 6 
3. 2 e 8 
4. 2 e 6 
5. 2 e 10 
05 
Considerando que somente a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) poderá 
definir, para os efeitos legais, quem são os responsáveis técnicos pelos serviços de 
engenharia de segurança do trabalho, assinale a alternativa correta quanto à emissão da 
ART. 
1. Laudos e pareceres não necessitarão de ART e terão valor legal, desde que 
elaborados por grupos de três ou mais engenheiros de segurança do trabalho. 
2. Perícias realizadas por particular/pessoa física são dispensadas da ART, mantendo 
seu valor legal e efeitos jurídicos. 
3. Laudos e perícias só exigem ART para terem valor legal se forem elaborados 
conjuntamente por engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho. 
4. Relatórios elaborados por engenheiro civil terão valor legal se autenticados em 
cartório, sendo dispensada a ART. 
5. Relatórios e laudos relativos à engenharia de segurança do trabalho, só terão valor 
legal se tiverem sido objeto de ART no CREA competente. 
06 
Para fins de dimensionamento, os canteiros de obrase as frentes de trabalho com menos 
de mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão 
considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia 
principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia 
de Segurança e em Medicina do Trabalho. Nesse caso os Técnicos de segurança do 
trabalho terão seu dimensionamento 
1. centralizado 
2. de acordo com o risco 
3. por frente de trabalho 
4. pelo número de empregados das empresas terceirizadas 
5. pelo número de empregados da empresa de engenharia principal 
01 
A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade 
física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários e 
da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como 
outros sistemas, de fundamental importância. A OHSAS 18001 expõe requisitos mínimos 
para a construção de um sistema de gestão da Segurança e Saúde Ocupacional – SSO onde 
a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores 
(próprios ou terceirizados) podem estar expostos. Sobre a OHSAS 18001 é INCORRETO 
afirmar que: 
1. O processo inclui o desenvolvimento de uma política de SSO. 
2. A implantação desta gestão pode ser integrada com o gerenciamento ambiental e os 
sistemas de qualidade. 
3. A certificação da OHSAS 18001 somente pode ser solicitada por empresas com 
sistemas de qualidade implementada nos moldes da ISSO 9001. 
4. O atendimento aos requisitos legais é parte primordial para a certificação. 
5. Ter a isso 9001 em linha com os requisitos. 
02 
Responda a questão de acordo com o tema a seguir. 
A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à 
segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas 
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, 
bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. 
Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A NR. 28 especifica a Fiscalização e 
Penalidades, e o agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá 
notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades 
encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no 
máximo: 
1. 90 (noventa) dias 
2. 45 (quarenta e cinco) dias 
3. 60 (sessenta) dias 
4. 30 (trinta) dias 
5. 15 (quinze) dias 
03 
Analise as afirmativas abaixo: 
I. A OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão, assim como a ISO 9000 e ISO 14000, 
porém, com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional. Em outras palavras, a 
OHSAS 18001 é uma ferramenta que permite a uma empresa atingir e sistematicamente 
controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela 
mesma estabelecido. 
II. OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Series, 
cuja tradução é Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os 
Sistemas de Gerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança 
e Saúde Ocupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação. 
III. A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade 
física de seus colaboradores e parceiros. Diferente dos demais sistemas, o envolvimento e 
a participação dos funcionários no processo de implantação deste sistema de qualidade 
não possui importância fundamental. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
1. I, II e III 
2. I e II 
3. II e III 
4. I e III 
5. II 
04 
Responda a questão de acordo com o tema a seguir. 
A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à 
segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas 
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, 
bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. 
Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de 
Segurança e em Medicina do Trabalho o descrito a seguir. 
I. Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao 
ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, 
de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; 
II. Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e 
este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de 
Proteção Individual-EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a 
concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija; 
III. Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações 
físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência descrita no item I deste texto; 
IV. Responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto 
nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos; 
V. Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas 
observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5 
Das afirmações apresentadas estão corretas. 
1. Apenas I, II, III e IV 
2. Apenas I II, IV e V 
3. Apenas I, III, IV e V 
4. I, II, III, IV e V 
5. Apenas I, IV e V 
05 
Responda a questão de acordo com o tema a seguir. 
A observância das Normas Regulamentadoras (NR), são de elevada importância à 
segurança e medicina do trabalho, e seu seguimento possui um caráter obrigatório pelas 
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, 
bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. 
De acordo com a NR 02 para todos os estabelecimentos novos em território brasileiro, seu 
dono ou procurador deve preencher um formulário e entregá-lo ao Ministério do 
Trabalho, antes de iniciar suas atividades, com o objetivo de buscar a aprovação de suas 
instalações. Neste formulário são solicitados alguns dados, os quais estão descritos a 
seguir, exceção feita à alternativa: 
1. As moléstias previamente adquiridas pelos novos empregados 
2. Número de empregados maiores previstos segundo a legislação brasileira 
3. Número de empregados masculinos 
4. Atividade principal da empresa 
5. Número de empregados em cota trabalhista 
06 
Sobre o trabalhado avulso e as atividades de movimentação de mercadoria em geral, 
analise: 
I - As atividades de movimentação de mercadorias em geral, podem ser exercidas por 
trabalhadores avulsos, sendo consideradas aquelas desenvolvidas em áreas urbanas ou 
rurais, sem vínculo empregatício, mediante intermediação obrigatória do sindicato da 
categoria, por meio de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho para execução das 
atividades. 
II - As atividades de movimentação de mercadorias em geral não podem ser exercidas por 
trabalhadores com vínculo empregatício. 
III - A empresa tomadora que se vale de trabalhadores avulsos para o exercício de 
atividades de movimentação de mercadorias, a exemplo dos serviços de pré-limpeza e 
limpeza em locais necessários à viabilidade das operações ou à sua continuidade, 
responde solidariamente pela efetiva remuneração do trabalho contratado e são 
responsáveis pelo recolhimento dos encargos fiscais e sociais, bem como das 
contribuições ou de outras importâncias devidas à Seguridade Sociais, no limite do uso 
que fizerem do trabalho avulso intermediado pelo sindicato. 
IV - A empresa tomadora que se vale de trabalhadores avulsos para o exercício de 
atividades de movimentação de mercadorias, a exemplo dos serviços de pré-limpeza e 
limpeza em locais necessários à viabilidade das operações ou à sua continuidade, é 
responsável pelo fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual e por zelar pelo 
cumprimentodas normas de segurança no trabalho. 
V - A empresa tomadora que se vale de trabalhadores avulsos para o exercício de 
atividades de movimentação de mercadorias, a exemplo dos serviços de pré-limpeza e 
limpeza em locais necessários à viabilidade das operações ou à sua continuidade, 
responde subsidiariamente pela efetiva remuneração do trabalho contratado, no limite do 
uso que fizerem do trabalho avulso intermediado pelo sindicato, já que nesta hipótese se 
aplica a exegese da Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho. 
1. Apenas I, II e III estão corretos e as itens III e IV estão errados. 
2. Apenas I, III e IV estão corretos e os itens II e V estão errados. 
3. Apenas I, IV e V estão corretos e II e III estão errados. 
4. Apenas II, IV e V estão corretos e I e III estão errados. 
5. Todos os itens estão errados. 
01 
A cooperação no âmbito interno da empresa pode ser obtida por meio do abrandamento 
dos conflitos e da majoração da importância da perspectiva de futuro, pela valorização dos 
empregados – existência de um plano de cargos e salários objetivo e automático, que 
possibilite visualizar a carreira no futuro. Já a cooperação no âmbito externo pode ser 
alcançada com a realização de contratos de longo prazo, com o incremento da relação de 
confiança entre as partes, com a manutenção da interação constante com os demais 
atores envolvidos, bem como pelo investimento na credibilidade da marca. Para alcançar 
tal intento, a implantação da política de compliance é uma ferramenta poderosa, 
principalmente se obtida a partir da cooperação, pois estimula naturalmente um 
ambiente com transparência, ética e confiança, auxiliando no desenvolvimento pleno da 
empresa e da sociedade. (Ribeiro, M.C.P.; Diniz, P.D.F. (2015). Disponível 
em https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/52/205/ril_v52_n205_p87.pdf. 
Acesso em 10 set 2019.) 
I. O abrandamento dos conflitos e a valorização dos empregados são um exemplo de 
atitude ética impulsionada pelas normas de conduta de uma empresa. 
II. Em uma empresa, é essencial a implantação de compliance, principalmente quando 
respaldada pelas normas de conduta ética da empresa, que organiza as relações de forma 
segura e sem ambiguidades. 
III. A valorização dos empregados e a realização de trabalhos que garantam a 
confiabilidade e a segurança da marca são exemplos de ações de cooperação. 
De acordo com o texto, assinale a alternativa que se aplica: 
https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/52/205/ril_v52_n205_p87.pdf
1. Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
2. Apenas a assertiva III está correta. 
3. Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
4. Apenas a assertiva I está correta. 
5. Todas estão erradas 
02 
Em relação à classificação de Acidentes de Trabalho, correlacione as colunas: 
I. Acidente do Trabalho. 
II. Acidente sem Lesão. 
III. Acidente de Trajeto. 
IV. Acidente Impessoal. 
V. Acidente Inicial. 
 
( ) É o acidente sofrido pelo empregado no percurso residência para o trabalho ou 
deste para aquela devendo ser comunicado em até 48 horas da data da ocorrência a 
CIPA. 
( ) É o acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes. 
( ) É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o 
exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou 
remoto desta lesão. 
( ) É o acidente que não causa lesão pessoal. 
( ) É aquele cuja caracterização independe de existir acidentado. 
 
A sequência CORRETA é: 
1. II, V, I, III, IV. 
2. I, II, III, IV, V. 
3. II, IV, III, I, V. 
4. III, V, I, II, IV. 
5. I, II 
03 
O treinamento de segurança do trabalho pode ser entendido como um processo 
educacional que visa proporcionar à conscientização e orientação dos trabalhadores 
acerca de determinados riscos presentes em suas funções e atividades profissionais, tal 
como ao ambiente de trabalho, assinale a afirmação INCORRETA: 
1. O treinamento de segurança do trabalho realizado nas indústrias garante o bom 
desempenho dos operários, além de reduzir custos para as empresas. 
2. Visa a compreensão das Leis vigentes e sua organização dentro do ambiente de 
trabalho, direcionado para o processo de construção e implementação do Sistema 
de Gestão de Segurança e Saúde, com foco no Zero acidentes e atendimento as leis 
vigentes. 
3. Um treinamento de segurança industrial não só ensina aos funcionários como 
podem evitar acidentes, mas também ensina como ser muito mais produtivos e 
como exatamente o instrumento de trabalho deve ser manipulado. 
4. O treinamento visa aumentar os riscos dos participantes e desmotiva-los da 
importância de ter um Programa de Gestão em Segurança do Trabalho. 
5. O treinamento e só uma parte burocrática do processo de vistoria. 
04 
As atividades dos Técnicos de Segurança do Trabalho foram regulamentadas pela 
Portaria MTb Nº 3.275, de 21/09/1989. Dentre as atividades enumeradas na referida 
Portaria é correto afirmar: 
1. Avaliar as condições do meio ambiente, principalmente dos gases estufa. 
2. Elaborar os projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, 
com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive 
por terceiros. 
3. Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e 
destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador 
da sua importância para a vida. 
4. Articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos naturais, 
fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e 
atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção em nível de pessoal. 
5. Emitir parecer técnico sobre as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, 
quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na 
legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço, podendo inclusive 
embargar a obra. 
05 
Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade 
laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá 
eventualmente prescindir de 
1. exames complementares ao clínico. 
2. literatura atualizada. 
3. estudo da organização do trabalho. 
4. depoimento e experiência dos trabalhadores. 
5. estudo epidemiológico. 
06 
Em relação à imperícia médica, considere: 
I. É a falta de observação das normas, seja por despreparo prático ou insuficiência de 
conhecimentos técnicos. 
II. É a falta de aptidão, prática ou teórica, para o desempenho de uma tarefa técnica. 
III. É a ação sem a cautela e a moderação necessárias. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
1. I 
2. II 
3. I e II. 
4. II e III. 
5. III 
01 
O acidente de trabalho, em uma abordagem prevencionista, 
1. é objeto da NBR 14.280, que ao classificar os tipos possíveis, define o acidente 
material como sendo aquele cuja rede de causalidade não evidencia participação 
determinante da vítima ou de outros trabalhadores. 
2. é evento indesejável e é imprescindível que seja adequadamente analisado, 
identificando claramente os responsáveis e punindo-os, de maneira que os demais 
trabalhadores entendam a necessidade de cumprir as normas de segurança do 
trabalho. 
3. deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, que pode gerar 
subsídios para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho 
praticado na organização. 
4. é compreendido como uma ocorrência intrínseca ao exercício de uma atividade, 
provocado por uma condição ambiente de insegurança (condição insegura) ou por 
fator pessoal de insegurança (ato inseguro), sendo essas duas causas excludentes 
entre si. 
5. é motivo de perdas em todas as dimensões de análise, seja no aspecto humano, na 
imagem da organização e no mérito financeiro, em que, de acordo com estimativas 
do Banco Mundial, geraria perdas de aproximadamente 10% (dez por cento) em 
economias em desenvolvimentocomo o Brasil. 
02 
Em uma empresa ocorreram 4 acidentes, sendo dois com 4 dias perdidos, um com 6 dias 
perdidos e um com perda do dedo mínimo, que corresponde a 200 dias debitados. 
Sabendo-se que a empresa teve 100.000 homens-hora trabalhada, caso ela não tome 
providências até atingir 1.000.000 de homens-hora trabalhada, a Taxa de Gravidade será, 
em nº de dias perdidos, de 
1. 2.000 
2. 2.100 
3. 2.1400 
4. 2.280 
5. 2.320 
03 
Um estabelecimento registrou, no período de um ano, 18 (dezoito) acidentes (apenas 
quatro com afastamento), que implicaram um tempo computado de 54 (cinquenta e 
quatro) dias perdidos. Tendo a informação de que, no período considerado, o 
estabelecimento teve 360000 (trezentas e sessenta mil) horas homem de exposição ao 
risco, sabe-se que as Taxas de Frequência e de Gravidade são, respectivamente, 
1. 50,00 e 150. 
2. 5,0 e 1500. 
3. 11,11 e 1500. 
4. 111,1 e 15,0. 
5. 50 e 15,00. 
04 
Ao longo de 1 ano, foram registrados 5 acidentes de trabalho numa empresa com 100 
trabalhadores (empresa A) e, no mesmo período de tempo, foram registrados 20 
acidentes de trabalho em outra empresa com 200 trabalhadores (empresa B). Com base 
nesses dados, é correto afirmar que 
1. não é possível calcular o risco de acidente de trabalho nas duas empresas. 
2. o cálculo do risco depende da comparação da prevalência de acidentes nas duas 
empresas. 
3. o risco de acidente de trabalho na empresa B é duas vezes maior que na empresa A. 
4. o risco de acidente de trabalho na empresa A é quatros vezes menor que na 
empresa B. 
5. o risco de acidente de trabalho é igual nas duas empresas. 
05 
Um determinado estabelecimento, no período de um ano, foram registrados 18 (dezoito) 
acidentes de trabalho, que provocaram a perda de 48 (quarenta e oito) dias de trabalho. 
Considerando que, nesse ano, foram computadas 320000 (trezentas e vinte mil) Horas-
Homem de Exposição ao Risco, as taxa de frequência e de gravidade são, respectivamente, 
iguais a 
1. 56,25 e 150. 
2. 56,20 e 40. 
3. 2,70 e 2,66. 
4. 0,27 e 1,5. 
5. 0,027 e 4. 
06 
Pesquise o que diz a NR 5. 
A norma NR5 é a regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE que trata sobre a CIPA – 
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela foi aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 
1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – 
MTE. 
01 
É considerado como acidente do trabalho o acidente ocorrido: 
I. no trajeto de ida e de regresso para e do local de trabalho; 
II. na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito 
econômico para a entidade empregadora; 
III. em atividade de procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido 
por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso. 
Analise os itens acima e assinale 
1. se apenas os itens I e II estiverem corretos. 
2. se apenas os itens II e III estiverem corretos. 
3. se apenas os itens I e III estiverem corretos. 
4. se nenhum item estiver correto. 
5. se todos os itens estiverem corretos. 
02 
Como são classificadas as causas dos acidentes de trabalho? 
1. Causas contribuintes e causas administrativas. 
2. Causas básicas e causas contribuintes. 
3. Causas imediatas e causas contribuintes. 
4. Causas imediatas e causas básicas. 
5. Causas imediatas e causas administrativas. 
03 
O que significa o termo legal CAT, em acidentes do trabalho? 
1. Custos de Acidente do Trabalho. 
2. Categoria de Acidente do Trabalho. 
3. Comunicação de Acidente do Trabalho. 
4. Causa de Acidente do Trabalho. 
5. Comunicação de Alerta no Trabalho. 
04 
Qual das definições abaixo melhor qualifica os termos Investigação e Análise de acidentes 
do trabalho? 
1. Investigação de acidentes é identificar as causas do acidente. 
2. Análise de acidentes é identificar com que ocorreu o acidente. 
3. Investigação de acidentes é identificar por que ocorreu o acidente. 
4. Análise de acidentes é identificar as causas do acidente. 
5. Análise de acidentes é identificar como ocorreu o acidente. 
05 
O acidente sofrido pelo segurado fora do local e horário de trabalho, na prestação 
espontânea de qualquer serviço à empresa, para lhe evitar prejuízo ou proporcionar 
proveito, é considerado acidente: 
1. típico; 
2. pessoal; 
3. de outra origem; 
4. não segurado; 
5. do trabalho. 
06 
Como se deduz, são imensuráveis, em termos de extensão e proporção, as consequências 
dos acidentes do trabalho. Mas o importante, diante de todos os aspectos que possam ser 
apresentados, é que as pessoas se inteiram dessa realidade, interessando-se pela 
aplicação correta das medidas de prevenção do acidente, para não se tornarem vítimas. 
Quando se tem em vista as consequências advindas do acidente do trabalho, pode-se 
considerá-lo como: 
1. causa; 
2. efeito; 
3. consequência; 
4. esperado; 
5. instantâneo. 
01 
Para diminuir os riscos e as consequências dos acidentes de trabalho, existem os 
equipamentos de proteção denominados EPC e EPI. Assinale a associação correta entre a 
sigla EPC ou EPI e o(s) exemplo(s) citado(s). 
1. EPI - colocação de aterramento elétrico nas máquinas e equipamentos. 
2. EPI - isolamento de áreas internas ou externas com sinalização vertical e horizontal. 
3. EPI - luvas e mangotes protetores. 
4. EPC - perneiras, botas ou sapatos de segurança. 
5. EPC - protetores auditivos tipo concha ou plugs de inserção. 
02 
Para os trabalhadores, os principais equipamentos de segurança individual (EPI) que 
visam minimizar os riscos físicos e biológicos são: 
1. capacete de segurança, luvas, máscaras e extintor de incêndio. 
2. cabine de segurança, luvas, capacetes e cintos de segurança. 
3. capacetes e cintos de segurança, luvas, máscaras, botas, óculos e viseiras. 
4. ventilador, capacetes e cintos de segurança, luvas e botas. 
5. protetor para partes móveis de máquinas e equipamentos, capacetes e cintos de 
segurança, luvas e botas. 
03 
Na aplicação da NR 6 (Equipamento de Proteção Individual EPI), compete recomendar ao 
empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade: 
I. o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. 
II. a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (e m empresas desobrigadas de manter 
o SESMT). 
III. ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, nas 
empresas desobrigadas de constituir CIPA. 
IV. o técnico designado pela Delegacia Regional do Trabalho, quando da inspeção prévia 
(nos casos de empresas que possuam até 4 empregados). 
V. a entidade sindical da categoria. 
É correto o que consta APENAS em 
1. I, IV e V. 
2. I, II e III. 
3. II, III e IV. 
4. III, IV e V. 
5. II, IV e V. 
04 
Trata especificamente de equipamento de proteção individual a norma regulamentadora 
de número 
1. 5 
2. 6 
3. 10 
4. 12 
5. 17 
05 
Por ocasião da fiscalização, poderão ser recolhidas amostras de EPI, no fabricante ou 
importador e seus distribuidores ou revendedores, ou ainda junto à empresa utilizadora, 
em número mínimo a ser estabelecido nas normas técnicas de ensaio, as quais serão 
encaminhadas, mediante ofício da autoridade regional competente em matéria de 
segurança e saúde no trabalho, a um laboratório credenciado junto ao(à): 
1. MTE ou SINMETRO; 
2. PCMSO ou PPRA; 
3. DSST ou SIT; 
4. SESMT ou CAT; 
5. SIPAT ou AIT. 
06 
O ato de recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada 
atividade é uma função do: 
1. SIT; 
2. SINMETRO; 
3. DSST; 
4. SIPAT; 
5. SESMT.

Mais conteúdos dessa disciplina