Buscar

Compartilhe 03 Fundamentos para Computação 23_03_21

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA E TABELAS VERDADE
Leia o trecho a seguir:
Quando analisamos a maneira em que um software ou programa é desenvolvido, nunca pensaríamos o quanto a lógica matemática pode influenciar ou estimular a velocidade com que ocorre o andamento do programa, ou até mesmo se perguntar qual a relação da lógica com a programação. Na verdade, lógica matemática e programação estão mais próximas do que se pensa.
Dentro da lógica existem alguns conceitos definidos pela própria matemática. A inferência, por exemplo, se trata do processo pelo qual se chega a um resultado ou conclusão lógica. Uma proposição propõe uma ideia para apreciação, como verdadeiro ou falso. Pelo princípio de identidade, todas as proposições são iguais entre si. Existe também o princípio da não contradição, que diz que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Dentro desse contexto de verdadeiro e falso, existe também o princípio do terceiro excluído. Nele ou a proposição é verdadeira ou é falsa, não existe um terceiro. Falando dessa forma, parece ser simples, porém, quando envolvemos várias proposições juntas, temos que utilizar o nosso raciocínio lógico para entender se uma frase é verdadeira ou falsa de um modo generalizado.
Para se entender o tamanho da importância da lógica para o ser humano, digamos que tenhamos duas pessoas conversando entre si. Cada uma dessas pessoas está tentando justificar suas opiniões de alguma forma, elaborando bons argumentos para que tente induzir a outra pessoa a mudar sua opinião também. Um conjunto de proposições se chama argumento.
Os argumentos podem ser indutivos ou dedutivos, por exemplo. Para os argumentos indutivos, deve-se supor que algo seja verdade ou mentira, logo, tem-se definido previamente o seu valor lógico. Por outro lado, o argumento dedutivo é baseado na dedução de um valor lógico dado o resultado de uma proposição prévia, como por exemplo, supõe-se que algo é verdadeiro se outro argumento for verdadeiro também. Nesse diálogo entre essas duas pessoas, é imperceptível, mas a lógica é muito utilizada.
Continuando com o conceito lógico/matemático, temos algumas operações básicas definidas. Uma operação simples possui apenas uma sentença em sua frase, enquanto que uma sentença composta possui mais de uma sentença. Há também o princípio da negação, que nada mais é do que a troca do valor lógico da sentença em si, por exemplo, se o resultado final do valor lógico for verdadeiro e for uma negação, significa que o seu valor lógico inicial era falso. Concomitantemente temos a conjunção que funciona quando uma sentença composta é verdadeira e verdadeira, ou verdadeira e falsa. Essa lógica final resulta em um valor lógico para a sentença toda. Existe também a disjunção (que é representado pela palavra ou), a operação condicional (que é representada pela palavra se) e a bicondicional (que é representada pela palavra se e somente se).
Toda essa lógica matemática pode ser melhor materializada por meio das tabelas-verdade. As tabelas-verdade são ferramentas de lógica matemática que consiste em montar uma tabela e colocar todos os possíveis resultados para as sentenças inseridas. Essa tabela é a responsável por verificar se um argumento é verdadeiro ou falso e sua montagem varia dentre a quantidade de sentenças de um argumento. Então, vale destacar que quanto maior for o número de argumentos, maior a tabela será.
Por fim, pode-se afirmar, então, que mesmo que não esteja tão claro para nós, a lógica matemática está presente no nosso dia a dia e, por meio dela, é imprescindível afirmar que ela está atrelada ao desenvolvimento de sistemas e programação.
Vamos Praticar
Convido você a elaborar uma análise sobre a importância da lógica matemática nos dias atuais e sua importância no mercado de trabalho. Pesquise e apresente outros exemplos de lógica matemática que são usados no dia a dia. Deve-se discorrer um texto com, aproximadamente, 30 linhas sobre o assunto. Ao final disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Referências
MANZANO, J. A. N. G.; LOURENÇO, A. E.; MATOS, E. Algoritmos - técnicas de programação. 2. ed. São Paulo: Érica, 2016.
TANENBAUM, A. S.; MACHADO FILHO, N. Sistemas operacionais modernos. 3. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2010.
A Matemática é um conhecimento muito antigo, desde e pré-história o homem já contava seus animais com os dedos das mãos. Com o passar dos tempos os povos egípcios e babilônicos foi aprimorando essa contagem para resolver problemas ligados ao comércio, construções de pirâmides e para medidas de terras. Segundo EVES (2004 P.31) os babilônicos utilizavam materiais para poder aprender e ter como modelo:
Os babilônicos antigos, carecendo de papiros e tendo pouco acesso a pedras convenientes, recorreram principalmente à argila como material de escrita. As inscrições eram impressas em tábuas de argila úmidas como estilos cujas extremidades podem ter sido triângulo isósceles penetrantes. Incluindo-se ligeiramente o etilo ou com o ângulo do vértice ou com um os ângulos de base triangulo, produzindo-se assim duas formas de caracteres assemelhadas e cunhas (cuneiformes). As tábuas eram então cozidas num forno até endurecer, obtendo-se assim registros permanentes.
No entanto, a matemática só velo a ser usada de forma ordenada e lógica pelos gregos, especialmente Pitágoras, Euclides, Arquimedes e Tales de Mileto.
Com o surgimento de Renascença apareceram novos métodos e idéias fortalecendo assim a matemática. Na era moderna também conhecida como a era da revolução cientifica destaca-se físico e matemático Galileu.
Após este período, a matemática surgiu por um caminho de desenvolvimento e novas descobertas, em conjunto com outras ciências como a física, química, biologia, ciências econômicas, etc. Durante o século XX, os avanços tecnológicos começavam a apontar para uma era onde a matemática passaria a ter mais importância ainda do que já representava na história na história da humanidade.
A matemática está presente no cotidiano das pessoas, possuindo ampla aplicação tanto na resolução de problemas do dia-a-dia de pessoas comuns como na solução e grande desafios da Humanidade. Além disso, desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade. A matemática também contribui para o avanço tecnológico em diversas áreas como a Medicina, Aeronáutica, Mecatrônica, Biologia e Informática. 
Hoje para uma simples leitura de jornal precisa-se de conhecimento matemático para interpretas notícias e informações sobre bolsa de valores, taxa de inflação, orçamentos d governo, incidência de impostos nos produtos, juros praticados no mercado, etc.
No mercado de trabalho globalizado que exige rapidez e exatidão nas informações a matemática é usada com recursos tecnológicos tais como computadores com programas cada vez mais avançados, calculadoras cientificas e financeiras cabendo ao profissional somente a analise de operações, medidas, leitura de gráficos, interpretação de tabelas, medidas, escalas, porcentagens, conhecimento atualizados do mercado financeiro, etc.
É possível concluir que a matemática surgiu pela necessidade do homem de contar e registrar números e continua casa vez mais presente na vida de homem desde uma simples contagem até o uso dos computadores.

Continue navegando