Buscar

Ciclagem de Nutrientes no Ecossistema de Verde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O nitrogênio representa um dos fatores limitantes mais marcantes no crescimento das plantas. Isso é válido para as plantas cultivadas, e isso implica que os fertilizantes e compostos contendo nitrogênio são de vital importância para a produção agrícola.
Um exemplo é que em 2007, o Brasil produziu 1% dos fertilizantes nitrogenados no mercado mundial, mas consumiu 3% da produção mundial. Isso significa que o Brasil foi um grande importador de fertilizantes a base de nitrogênio.
Fonte
Considere a parte da entrada de nitrogênio da atmosfera para o solo.
Escreva sua resposta no campo abaixo.
Sua resposta
-O manejo, a proteção e uso do solo devem-se basear, primeiramente, no seu potencial produtivo. Sendo que para um manejo adequado do solo é necessário considerar suas propriedades físicas (aeração, retenção de água, compactação, estruturação), químicas (reação do solo, disponibilidade de nutrientes, interações entre estes) e biológicas (teor de matéria orgânica, respiração, biomassa de carbono, biomassa de nitrogênio, taxa de colonização e espécies de microrganismos). -A matéria orgânica ou húmus do solo, desempenha papel fundamental para as plantas e para o solo: atua como um cimento que faz a união entre as partículas de solo, formando os agregados. Estes são importantes porque tornam o solo mais poroso, melhorando e aumentando a infiltração da água da chuva e da irrigação no perfil, e consequentemente, reduzindo a quantidade da água que vai com a enxurrada. Os agregados estáveis também aumentam a resistência do solo ao impacto das gotas de chuva. Como resultado, ele estará mais resistente aos processos erosivos. A matéria orgânica é importante, também, para aumentar a capacidade de troca catiônica (CTC), que é a capacidade que o solo tem de armazenar nutrientes para as plantas, tais como: cálcio, potássio e magnésio. Além disso, a matéria orgânica é capaz de fornecer nitrogênio, fósforo e enxofre para a nutrição das plantas. -Outra alternativa que pode ser utilizada no cultivo, é a aplicação de composto orgânico. Podemos considerar também a precipitação que cai sobre o local de plantio. 
Enviado em: 31/03/2021 20:03
Padrão de resposta esperado
Relatório de análise sobre a ciclagem de nutrientes no ecossistema do Condado de Verde
No ambiente quente e úmido do Condado de Verde, a maior parte dos nutrientes está contida na vegetação, uma vez que é uma floresta densa e diversificada. Nesse ecossistema, a ciclagem dos elementos é muito rápida, pois a temperatura elevada e a umidade favorecem a taxa de decomposição, liberação dos nutrientes dos resíduos e a absorção deles pelas plantas que estão em pleno desenvolvimento e são abundantes. Nessa condição, o processo de reciclagem de nutrientes é bastante eficiente, pois são liberados pela decomposição e retornam à vegetação, que é densa e diversa.
No momento em que as árvores são retiradas, os nutrientes do ecossistema são imediatamente retirados também.
A pequena quantidade de nutrientes que permanece no solo é rapidamente transportada para os rios e depósitos subterrâneos de água, em função das precipitações abundantes em Verde, e por não ter mais vegetação para absorvê-los.
A argumentação da ONG está correta: a retirada da floresta afetará a disponibilidade de nutrientes no ecossistema do Condado de Verde, podendo ocasionar diminuição na produção vegetal e redução da comunidade de animais locais, em função da queda na capacidade de sustento, com o passar do tempo.

Continue navegando