Buscar

OS PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO NORDESTE

Prévia do material em texto

NOME: Giovanna de Oliveira
RA: 21607050
OS PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO NORDESTE
Os gêneros discursivos estão presentes especialmente nos textos orais, predominando o gênero informal quando se trata de gêneros discursivos regionais, levando em consideração os sotaques de cada região do Brasil. 
 Certamente o nordeste do nosso país é extremamente rico em cultura e diversidade, desde as danças até o modo de falar. Possui sotaque e gírias específicas e bem características do local, o que gera uma marginalização e um preconceito nas outras regiões do Brasil. 
Entretanto, precisamos perceber que o modo de falar, as expressões e gírias estão totalmente ligadas com uma questão de identidade regional e é preciso respeitar essas características, não compará-las com as demais regiões, levando em consideração a singularidade de cada uma. 
Um exemplo dessa singularidade é a canção “Asa Branca” de Gonzaguinha, onde ele exterioriza as raízes nordestinas em cada trecho da canção.
Sendo assim, é necessário que reconheçamos o valor desta região maravilhosa e repleta de cultura, assim como com as demais regiões do Brasil.

Continue navegando