Buscar

Conteudo Interativo exemplo 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
ENGENHARIA CIVIL - PONTES
Conteúdo Interativo 2
2. Como apresentado no texto, o estudo hidrológico é realizado durante a etapa de planejamento para o projeto de pontes. Diga qual a importância dos estudos hidrológicos.
Segundo Miller et al. (2005), o primeiro passo a ser dado na elaboração do projeto de uma ponte é definir sua finalidade para assim se obter as cargas para o dimensionamento de sua superestrutura.
Para que o dimensionamento da superestrutura da ponte, definição da geometria da ponte e as suas cargas úteis, é necessária a realização de estudos topográficos, geotécnicos e hidrológicos
Os levantamentos hidrológicos são realizados a partir de cálculos baseados no estudo topográfico e nas características da bacia hidrográfica, além de serem utilizados modelos matemáticos probabilísticos. 
Um correto estudo hidrográfico tem como objetivo garantir a correta execução do projeto e a sustentação, segurança e durabilidade da construção.
3. Quanto à agressividade química da água, qual estudo deve ser realizado para a sua medição.
a) Estudo hidrológico. 
b) Levantamento geotécnico. 
c) Levantamento topográfico. 
d) Relatório de sondagem. 
e) Esboço estrutural.
Letra b – Levantamento geotécnico
No Estudo geotécnico devem estar inclusas informações de caráter tecnológico especial sobre a agressividade da água em relação ao pH ou ao teor de substâncias agressivas aos materiais que serão utilizados na construção.
4. Qual software ou página da Internet ajuda no monitoramento do tráfego de veículos próximo à área onde a ponte será implantada?
a) Hec-Ras. 
b) Google Earth. 
c) Autocad. 
d) Excel. 
e) Google Maps.
Letra e – Google Maps 
O processo de monitoramento pode ser realizado com auxílio da ferramenta “trânsito” do Google Maps. Esse recurso exibe em tempo real como está o tráfego em uma determinada região pesquisada, informando com um código gradual de cores a situação corrente do trânsito. 
5. Ainda sobre o monitoramento do tráfego de veículos por software ou página da internet, qual classificação, em cores, é a incorreta?
a) Trânsito livre (verde). 
b) Trânsito moderado (amarelo). 
c) Trânsito lento (vermelho-claro). 
d) Trânsito muito lento (vermelho-escuro). 
e) Trânsito normal (verde-escuro)
Letra e - Trânsito normal (verde-escuro)
A classificação é dada da seguinte forma: trânsito livre (verde), trânsito moderado (amarelo), trânsito lento (vermelho-claro) e trânsito muito lento (vermelho-escuro).

Continue navegando