Buscar

Conclusões do problema 2 INTERMED 2

Prévia do material em texto

Conclusões do problema 2- intermediaria 2
Objetivo 1- Falar sobre os neurohormonios e a pressão arterial ( antidiuréticos ) 
OSHIRO, Giovana. Hormônio antidiurético é associado à hipertensão por excesso de sal: Substância foi caracterizada com uma nova função, atuando como um neurotransmissor que sinaliza para aumento da pressão arterial. 111. ed. [S. l.], 17 nov. 2015. Disponível em: www.usp.br/aunantigo. Acesso em: 6 abr. 2021.
Uma importante substância que atua nos núcleos do sistema nervoso central de modo a ativar o sistema autônomo simpático e acarretar uma resposta de aumento de pressão arterial é o neuropeptídio vasopressina, o famoso hormônio antidiurético.
Ao ingerir uma sobrecarga de sal, a vasopressina, que tinha como função inicial única a reabsorção de água no rim, também funciona no sistema nervoso central como um neurotransmissor – mensageiros químicos liberados pelos neurônios e utilizados para a comunicação entre eles.
Por isso que dizem que a pressão arterial alta é silenciosa 
Essa substância era conhecida por relacionar-se ao aumento da pressão arterial através da diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos – a chamada vasoconstrição. Contudo, a nova ação da vasopressina, em vez de realizar uma ação periférica, caracteriza-a como um importante neurotransmissor no sistema nervoso central. Os estudos recém-publicados mostraram que a substância é liberada no microambiente do núcleo do hipotálamo, onde ela é sintetizada, controlando a atividade simpática quando a concentração de soluto no organismo está fora do normal.
Esses trabalhos desvendam quais os núcleos do sistema nervoso simpático e os neurotransmissores envolvidos no controle da atividade simpática e da pressão arterial. Eles são importantes porque pode-se entender as vias de sinalização e alterações na circuitaria neuronal decorrentes da ingestão, em excesso, de solutos como o sal.
Curiosidade : ARTIGO DO G1 
Hormônio que afeta pressão arterial pode estar envolvido na presença do autismo, diz estudo
A vasopressina, um hormônio conhecido por regular processos que envolvem a pressão arterial, também está associada a mecanismos de interação social; e, em níveis muito baixos, pode ser um indício da presença de autismo.
A substância também pode atuar modulando processos do sistema nervoso: estudos já mostraram que níveis elevados da vasopressina estão associados à agressividade. Agora, parece que o composto também pode servir como um possível marcador para baixa interação social e para a presença do autismo.
O transtorno do espectro do autismo afeta uma em cada 68 crianças nos Estados Unidos, aponta o estudo. 
Apesar de prevalente, não há tratamento específico para a doença e os estudos hoje são difíceis de serem feitos pela complexidade do transtorno, afirmam os pesquisadores. 
Objetivo 2- falar sobre circulação sistêmica e pulmonar 
slide
EVORA, Paulo. CIRCULAÇÃO PULMONAR E SEUS DISTÚRBIOS. São Paulo: Fmrpusp, 2017. 39 slides, color. Disponível em: http://rca.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/176/2017/06/Circula%C3%A7%C3%A3o-Pulmonar-e-seus-Dist%C3%BArbios-1.pdf. Acesso em: 06 abr. 2021.
A circulação é a passagem do sangue através do coração e dos vasos. No sistema circulatório, o coração consiste funcionalmente em duas bombas distintas, separadas por um septo. A bomba direita recebe sangue desoxigenado do corpo e o envia aos pulmões. A bomba esquerda recebe sangue oxigenado dos pulmões e o envia ao corpo. Cada bomba consiste em um átrio e um ventrículo, separados por uma valva. 
O sangue que chega ao átrio direito através da veia cava superior e veia cava inferior é forçado pela contração atrial a passar pela valva tricúspide enchendo o ventrículo direito, este bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões. Nos pulmões ocorrem as trocas gasosas, ou seja, a saída de CO2 do sangue para os pulmões que será eliminado pela respiração e a entrada de O2 para suprir todas as células do corpo (Circulação Pulmonar)
Logo após, o sangue é levado até o átrio esquerdo pelas veias pulmonares. A contração do átrio esquerdo força o sangue a passar pela valva mitral para o ventrículo esquerdo. Com sua contração, o sangue passa pela válvula aórtica, chegando à artéria aorta que percorrerá todos os sistemas (Circulação Sistêmica)
O suprimento de sanguíneo nutritivo do coração é realizado pelos vasos sanguíneos coronários. As artérias coronárias principais originam-se dos seios aórticos na porção inicial da aorta ascendente e irrigam a superfície do coração, seus ramos penetram desta à massa muscular cardíaca. O sangue venoso retorna através das veias coronárias, a maioria das quais desemboca no seio coronário
EXPLICAÇÃO: 
Do lado direito do coração circula sangue venoso, rico em gás carbônico e do lado esquerdo do coração, circula sangue arterial rico em oxigênio.
 A circulação pulmonar, consiste no bombeamento desse sangue venoso do ventrículo direito para os pulmões, através do tronco pulmonar se ramificando em artéria pulmonar direita e esquerda, nos pulmões temos a chamada hematose, que é a troca desse gas carbônico por novo oxigênio. Esse sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo através das veias pulmonares, portanto a circulação pulmonar tem inicio no vetriculo direito, passagem pelos pulmões e termino no átrio esquerdo. Por conta da respiração pulmonar as artérias pulmonares, são as únicas artérias do corpo, que conduzem sangue venoso e as veias pulmonares saõ as únicas veias do corpo que conduzem sangue arterial. 
Esse sangue oxigenado do lado esquerdo do coração, sera bombeado através do ventrículo esquerdo na artéria aorta que se ramifica e distribui esse sangue oxigenado para todos os órgãos e tecidos do corpo humano, que vao realizar respiração celular, que é a captação desse oxigenado e a liberaco do gas carbônico nas veias . Todo esse sangue venoso que é produzido no metabolismo celular retorna ao átrio direito, através das veias cavas superiores e inferiores, portanto a circulação sistêmica tem inicio no ventrículo esquerdo e passagem por todos os órgãos e tecidos do corpo e termino no átrio direito. 
MOSTRAR A IMAGEM

Continue navegando