Buscar

estudos de fisiologia humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Considerando as células eucariontes animal, existem vários componentes celulares que se fazem presentes que auxiliam no funcionamento dos tecidos, órgãos e sistemas corporais. Assim, escolha a alternativa que esteja totalmente correta em relação aos componentes celulares. 
a) Membrana plasmática, citoplasma que contêm citoesqueleto, organelas (núcleo, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, mitocôndria e peroxissomos), centríolos, proteassomos, cílios e flagelos.
 b) Membrana plasmática, citoplasma que contêm somente organelas (núcleo, complexo de Golgi, lisossomos, mitocôndria e peroxissomos) e centríolos. 
c) Citoplasma que contêm citoesqueleto, organelas (núcleo, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, mitocôndria e os peroxissomos), centríolos, proteassomos, cílios e flagelos. 
d) Organelas (núcleo, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, mitocôndria e os peroxissomos).
 e) Membrana plasmática, citoplasma que contêm citoesqueleto, centríolos, proteassomos, cílios e flagelos. 
Acredito que você já tenha ouvido algumas dessas frases em algum momento da sua vida: “sente-se corretamente com a coluna ereta”, “se você ficar sentado por muito tempo sentirá dor na coluna”, “evite ficar muitas horas em pé”. Saiba que essas frases fazem todo sentido quando estudamos a coluna vertebral. Preparado para se aprofundar nessa temática importantíssima para a sua formação como fisioterapeuta? Os fisioterapeutas de uma clínica especializada no tratamento de desordens da coluna vertebral tinham como ação contínua a realização de reuniões para discussões e debates sobre os casos atendidos na sua clínica. Na primeira semana de estudos, eles debateram sobre as principais disfunções/lesões que acometem as colunas cervical e torácica, como elas estão tão prevalentes atualmente e quais as possíveis causas responsáveis pela geração dessa demanda. O caso do paciente Marcelo, paciente jovem com 35 anos de idade, foi apresentado destacando o seu estilo de vida sedentário e o tempo de trabalho sentado em frente ao computador. As discussões sobre os elementos importantes da anatomia e da fisiologia articular tomaram o centro do debate, tendo em vista, a importância em se restabelecer a normalidade das funções desses segmentos. Seguindo o foco central da discussão dessa temática, alguns pontos foram muito questionados e focaram basicamente em duas perguntas: quais seriam os elementos anatômicos presentes nas colunas cervical e torácica? Como estes segmentos se movimentam e são regulados? A busca por rememorar esses conceitos fundamentou-se na necessidade de conhecimento da fisiologia articular para que assim o paciente tenha como resultado final a devolução da função. Baseado nessas diretrizes de discussão, vamos ajudar o fisioterapeuta do Marcelo a estabelecer como esses segmentos são compostos e funcionam fisiologicamente?
As vértebras cervicais possuem algumas peculiaridades:
C1, ou atlas, não possui processo espinhoso ou corpo vertebral e tem apenas duas massas laterais que se conectam pelos arcos anterior e posterior;
Articula-se com os côndilos occipitais (articulações atlantoccipitais) e com C2 (articulações atlantoaxiais laterais).
Vértebra C2, ou áxis, tem o processo odontoide ou dente do áxis projetado a partir do corpo vertebral e atua como pivô para movimento de giro do atlas e do crânio.
De C3 a C7, o corpo vertebral assume morfologia menor e mais largo laterolateralmente, com forame vertebral grande e triangular, presença de forame transversários nos processos transversos (exceto em C3) para passagem dos vasos e plexos simpáticos, as faces articulares tem direção superoposterior e inferoanterior e, os processos de C3 a C5 são pequenos e bífidos e o de C7 o mais proeminente.
Acidentes automobilísticos são frequentes e possuem como característica a alta energia cinética gerada pela colisão.É comum jovens terem como resultado da colisão, a fratura do processo odontóide, que ocorre pelo movimento de flexão e extensão exagerada. Esse tipo de fratura geralmente está associada a lesões neurológicas e pode ser de alta gravidade e até mesmo fatal
As vértebras torácicas, evidenciadas na Figura 1.3, têm como características únicas a articulação com costelas por meio das duas fóveas do corpo vertebral e dos processos transversos.O forame vertebral é circular e menor, os processos transversos são longos e fortes, direcionados posterolateralmente, faces articulares direcionadas posterior e lateralmente e o processo espinhoso inclinado posterioinferiormente.
De maneira geral, as articulações da coluna vertebral são compostas pelos corpos vertebrais com discos intervertebrais e ligamentos e com funções antagônicas de estabilização, absorção de impacto e movimento. O disco intervertebral é formado por um anel fibroso (lamelas concêntricas de fibrocartilagem) e núcleo pulposo (massa central gelatinosa), ausente da articulação de C1 e C2. O disco intervertebral está representado na Figura 1.4. As articulações dos arcos vertebrais, por meio dos processos articulares superior e inferior das vértebras adjacentes, são sinoviais planas, cobertas por cápsula articular fina e frouxa, estabilizada pelo sistema ligamentar e pela movimentação que ocorreconforme a disposição e o formato das faces articulares. Os movimentos comuns da coluna vertebral são: flexão, extensão, flexão lateral para a direita, flexão lateral para a esquerda, rotação para a direta e rotação para a esquerda.

Outros materiais