Buscar

Técnico em enfermagem advance documentário envelhescência 4

Prévia do material em texto

Técnico em enfermagem – advance – documentário envelhescência
7- O que significa ser um "ageless" (sem idade), segundo a antropóloga
Mirian Goldenberg?
Resposta: que aqueles com 60, 70, 80 anos uma geração de indivíduos que está quebrando tabus, preconceitos relacionados ao corpo como a personagem do documentário Judith que fez sua primeira tatuagem aos 72, e agora já apresenta mais de 60 pelo corpo, etc. É uma geração que envelheceu mas continua com projetos, namorando, viajando, trabalhando. A diferença é que essa geração está inventando uma nova forma de envelhecer, assim como inventou uma nova forma de ser jovem no século passado.
 
8- O que é vitalidade, de acordo com o filósofo Mario Sergio Cortella?
Qual a diferença entre jovialidade e vitalidade?
Resposta: Para Mário Sérgio Cortella, as pessoas que chegam na velhice devem ter como base que, " uma velhice que seja vibrante, não só brilhante, não só radiante, não tem idade nem um tipo de barreira" pois segundo ele o limite é a própria pessoa que construí, apenas si mesmo pode saber o seu limite, até onde você pode chegar.
A jovialidade é o oposto da tristeza, ela expressa a alegria no comportamento das pessoas, também um comportamento de vida, onde pessoas que sabem desfrutar a vida de maneira natural e espontânea, sem precisar de estímulos externos, pois se sentem bem com o que tem. Exemplo uma pessoa que com o decorrer do tempo contínua se mantendo jovial, mesmo com a velhice chegando esta contínua fazendo coisas como se fosse jovem, namorando, mostrando que não é tarde para fazer uma tatuagem, mesmo que seja uma pessoa idosa. 
A vitalidade é o termo usado para aquele que tem vida, que tem disposição, energia. Podemos ter como exemplo pessoas que vão chegando na velhice, e mantém suas atividades físicas, ainda tem disposição para estudar, praticar esportes radicais, etc.

Continue navegando