Buscar

Extensoes de Arquivos de Imagens

Prévia do material em texto

Extensão de Arquivos de Imagens 
Imagens são conteúdos que chamam a atenção de muitas pessoas nos dias atuais, principalmente quando se trata de Marketing e existem diversos tipos de imagens na internet em diferentes formatos que muitas pessoas sequer conhecem. 
Quando salvamos qualquer tipo de imagem em nosso computador, nos deparamos com o nome do arquivo, seguido de um ponto final e uma sigla após o ponto, nunca damos muita importância, porém cada uma tem sua devida importância. 
Os tipos de formato de imagem são: 
JPEG: O formato mais comum de imagem utilizado na internet. Tem um fácil manuseio e facilmente podemos ajustar o tamanho da imagem como acharmos necessário e a sua qualidade, além de deixar o arquivo com um tamanho pequeno, ideal para sites da internet. 
WEBP: Seu formato de imagem, foi criado pelo Google no ano de 2010, seu objetivo maior é comprimir os arquivos, porém mantendo sua qualidade. Ele une a capacidade de compressão do JPEG, a animação e suporte do GIF e a transparência do PNG. 
Se converte uma imagem JPEG para WEBP o tamanho do arquivo reduz gradativamente, sem perder sua qualidade. Essa extensão de arquivo de imagem é vista como o formato do futuro, mais ainda está longe de superar a popularidade do JPEG. 
GIF: Os Gifs são formatos de imagens muito conhecidos atualmente, principalmente no que diz respeito aos famosos memes da internet. Foram os primeiros tipos de imagem de alta compreensão, o que possibilita um rápido download por reduzir o tamanho de suas imagens. 
Apesar de fazerem muito sucesso com suas mídias não estáticas, os gifs possuem uma limitação de cores de apenas 256, isso acaba fazendo a imagem perder muito detalhe. Por mais que elas possibilitem transparência (canal alpha), essa transparência tem muitas limitações e apresentam serrilhamentos (quando os pixels ficam muito expostos e parece que existe um erro na imagem). Porem são bastante recomendados para o Marketing Digital por conta de suas animações. 
PNG: O PNG é uma versão mais atualizada dos Gifs. Em 1995 o algoritmo de compactação do GIF (LZW) foi patenteado. Então a Adobe dona de seus direitos, resolveu investir nisso, para quem sabe criar uma versão do GIF ainda melhor. 
Apesar de não ter animações como os Gifs, o PNG tem suas vantagens, possuir uma variação de cores infinitas em relação aos Gifs, também possui o canal alpha adicional, possibilitando inclusive variações de opacidade o que evita imagens serrilhadas e expande as possibilidades de aplicação da imagem, além de seu algoritmo gerar imagens de altíssima qualidade e um tamanho razoável para os padrões atuais de internet. 
PSD: Essa extensão é criada dentro do Adobe Photoshop, muito utilizada por designer para manter a estrutura original da imagem, essa extensão permite que as camadas, máscaras e esquema de cores ficam preservadas, permitindo uma edição avançada. 
PDF: Também criado pela Adobe em 1993 o PDF é bastante conhecido por ser o armazenador de documentos que funciona, em todos sistemas operacionais, independentemente de seu tamanho. 
Os PDF’s são muito versáteis pois podem armazenar bitmaps, vetores, textos, podem ter diversas páginas, são muito utilizados também para fazer impressões e Ebooks. 
BMP: O Bitmap antigamente era a extensão de imagem mais encontrada na internet, porém perdeu seu espaço, para extensão JPEG por suas taxas de compreensão dos arquivos serem muito baixas, o que deixava os arquivos bastante pesados. 
TIFF: Essa extensão de imagem é semelhante ao PDF, porém com a finalidade de usar arquivos que serão impressos, assim como o PDF ele mantem a resolução, possibilita inúmeras paginas e camadas, porém seu formato é mais pesado. 
EXIF: Seu formato muito parecido com o TIFF, suporta até 48 bits de cores. Suas extensões são comuns em câmeras digitais que gravam informações técnicas sobre a imagem. E isso é bastante importante para fotógrafos profissionais, que através do formato da foto, observa as condições de captura da mesma. Suas imagens tem uma ótima qualidade e quem costuma usar essa extensão, não se preocupa com o tamanho final do arquivo de imagem. 
SVG: A extensão de imagem SVG não tem vínculo com nenhuma empresa e os navegadores da web mais modernos, conseguem reconhecer seu formato vetorial, por conta disso é muito utilizado no desenvolvimento de websites e blogs, além do mais ele pode ser animado através da linguagem de programação HTML 5.0. O SVG é interessante para usar na criação de ícones em sites ou na criação de logos. 
RAW: Essa extensão de arquivo de imagem, é capturada a partir de câmeras digitais, que não tem tratamento ou compressão, suas imagens deixam pequenos detalhes e grande profundidade. A partir disso os profissionais responsáveis pela edição, usam um software para edita-la e deixar a imagem como desejar. 
São arquivos grandes e são exclusivamente usados por fotógrafos profissionais, Canon e Nikon são marcas de câmera fotográficas que trabalham com essa extensão. 
EPS: A última extensão de imagem citada é o EPS, que foi substituída ao longo dos anos pelo PDF, porem ainda é utilizada para criação de gráficos vetoriais, com cores solidas. Porem entre os dois tipos de extensão de imagem, a maioria opta pelo PDF. 
Todos têm sua devida importância independente do seu tamanho e funcionamento, basta analisar qual irá suprir suas necessidades de acordo com seus objetivos.

Continue navegando