Buscar

Conhecimento Científico, IES e Orientação Acadêmica

Prévia do material em texto

Acadêmico: Ana Caroline de Lara Aparecido (2618390)
Disciplina: Perspectivas Profissionais (GTU100)
Avaliação: Avaliação I - Individual ( Cod.:668332) (peso.:1,50)
Prova: 28434421
Nota da Prova: 8,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada Questão Cancelada
1. O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
 b) Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
 c) Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
 d) As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
2. As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
 b) Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
 c) Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
 d) Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
3. Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
( ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
( ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
( ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - F - F.
 d) V - V - V - F.
4. O orientador tem a função de acompanhar, orientar e mostrar o caminho que o aluno deve seguir, sugerir textos, acompanhar os métodos, técnicas e problemas da pesquisa realizada pelo acadêmico. No entanto, o professor orientador não irá desenvolver o trabalho para o acadêmico, a sua função é orientá-lo. No que tange à figura do orientador e do acadêmico iniciante na carreira acadêmica, naquilo que diz respeito ao papel fundamental do professor, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As linhas de pesquisa não são importantes para que o acadêmico se defina com relação à atuação do seu professor orientador.
 b) Os orientadores somente utilizam a força de trabalho dos alunos pesquisadores para obterem mais resultados em pesquisas que já desenvolvem.
 c) O acadêmico deve buscar um professor que o oriente, principalmente sobre a escolha do tema e na execução do projeto.
 d) Professores e acadêmicos sempre trabalham em parceria, através de objetivos muito claros e definidos sem qualquer tipo de discórdia.
 Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Delimitação do tema.
 b) Justificativas.
 c) Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
 d) Resultados e discussões.
 *Observação: A questão número 5 foi cancelada.
6. Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Objetivos específicos.
 b) Resultados e discussão.
 c) Justificativa.
 d) Cronograma.
7. Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade.
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamentos conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
8. A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
 b) A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
 c) A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
 d) A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modosigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
9. Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos.
( ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta.
( ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
( ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V - V - F.
 d) F - F - V - V.
10.Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
 b) As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
 c) O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
 d) A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.

Continue navegando