Buscar

Educação Postural

Prévia do material em texto

Educação Postural
A.V.D.s
 Atividades da Vida Diária são os atos básicos que realizamos visando sobrevivência, cuidados com o nosso corpo, gesto e atitudes próprios do meio em que vivemos e que possibilitam a nossa interação social.
Alimentar-se
Ir ao banheiro
Mexer no celular
Arrumar-se e cuidar da higiene pessoal
Cozinhar
Vestir-se
Tomar banho
Andar e transferir
Arrumar a casa
Trabalhar
Estudar
Evolução?
Postura e qualidade de vida..
Determinadas atividades, ao serem repetidas por várias horas e dias, podem causar má postura. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, esses vícios acabam modificando as estruturas da coluna e trazendo problemas no corpo de forma geral. Por isso, é importante conhecer a educação postural.
Essa é uma metodologia que ensina quais são as maneiras corretas de se locomover ou mesmo de ficar parado em pé, sentado ou deitado. É uma forma de garantir tanto a consciência corporal quanto manter o corpo saudável.
Considerada uma das principais estruturas do corpo humano a coluna vertebral é a segunda causa de queixas de dor nos consultórios médicos, atrás apenas da dor de cabeça. De acordo com números da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial teve ou vai ter um episódio de dor na coluna ao longo da vida. As causas são diversas e podem variar conforme a faixa etária.
A principal causa de incapacidade para exercer afazeres diários é a lombalgia. E isso se explica em boa parte pela sua altíssima prevalência: oito em cada dez pessoas no mundo um dia vão reclamar de incômodos na coluna e 55% apontarão sua queixa para a porção mais baixa da espinha dorsal.
De acordo com a investigação, entre todos os métodos testados, apenas os exercícios se mostraram capazes de diminuir, isoladamente, o risco de um desconforto lombar aparecer (em 35% para ser exato).
Fatores que influenciam a postura
os valores hereditários e familiares;
doença;
Saúde mental, psicológica.
Cotidiano e suas atividades;
Personalidade;
Idade;
os hábitos;
o exercício físico.
 Tribastone,2001
Cargas aplicadas à coluna vertebral
Produzidas :
Peso do corpo
Força muscular
Força ligamentos
Cargas externas
Coluna vertebral
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
A coluna é um dos componentes do sistema axial, e seu comprimento é de cerca de dois quintos da altura do corpo. Ela apresenta curvaturas, não sendo completamente retilínea. No plano sagital, há quatro curvaturas: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea.
→ Componentes da coluna vertebral
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Sete vértebras cervicais: proporcionam suporte à cabeça;
Doze vértebras torácicas: garantem suporte para a cavidade torácica e estão conectadas às costelas;
Cinco vértebras lombares: garantem suporte para a cavidade abdominal e também proporcionam movimento entre a parte torácica e a pelve;
Sacro: é formado por cinco vértebras fundidas e une a coluna à cintura pélvica;
Cóccix: é constituído por quatro vértebras e garante o suporte do assoalho pélvico.
Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto. Ele está localizado na parte anterior da estrutura. Na parte posterior da vértebra, encontra-se o arco, o qual é formado pelo pedículo direito e esquerdo e pela lâmina direita e esquerda. O arco e a parede posterior do corpo formam o forame vertebral, canal por onde passa a medula. Os processos vertebrais são pontas ósseas que saem das lâminas.
Qual sua função?
A coluna vertebral é um importante eixo de sustentação que garante uma postura adequada, permite que o peso do corpo seja sustentado e protege a medula espinhal e raízes nervosas. Ela também constitui uma importante base para estruturas como costelas e músculos. Apesar de o movimento entre as vértebras ser pequeno, quando analisamos a coluna vertebral como um todo, vemos que elas permitem importantes movimentos, como os de inclinação, flexão lombar e rotação cervical.
Como praticar educação postural?
Para sentar-se ao computador
A maneira correta é sempre encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão. Não se pode cruzar as pernas e tem que posicionar os ombros levemente para trás, evitando aquela postura de corcunda.
Além disso, é interessante considerar a distância dos olhos ao computador e altura da mesa. A tela do equipamento deve estar a uma distância de pelo menos um braço esticado (ou 45 cm). O computador também precisa estar posicionado logo à sua frente, na altura dos seus olhos. Isso ajuda a evitar que você abaixe ou levante a cabeça toda vez que precisar olhar para a tela.
Para garantir que o equipamento fique na posição ideal, será necessário utilizar uma mesa apropriada. Caso não seja possível, coloque abaixo do computador alguns livros ou compre acessórios para suporte capazes de garantir a altura adequada.
Para deitar-se no sofá
A maneira correta de se sentar no sofá é manter o tronco levemente inclinado para trás e o pescoço alinhado ao tronco. Para isso, você pode utilizar uma almofada.
Para dormir
A melhor posição para dormir é de lado e utilizando dois travesseiros: um baixo para apoiar a cabeça e outro para colocar entre as pernas, adequado à altura do quadril. Dessa forma, a coluna mantém a sua curvatura natural e fica mais confortável.
Usar o celular
Manter na altura dos olhos de modo a não inclinar a cabeça (como se observa na imagem). A cabeça tem um peso e quanto maior a flexão realizada na região maior será o peso (no caso da flexão o sobrepeso está na região posterior).
Fica a dica!?
Referências Bibliográficas:
 Tribastone,F. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados à Reeducação motora Postural, Ed. Manole, SP, 2001.
 
 
 Oliver,J. Cuidados com as Costas: Um guia para terapeutas Ed.Manole,SP ,1999.

Continue navegando