Buscar

Material TUBOS

Prévia do material em texto

É de suma importância conhecer antecipadamente as pressões que serão submetidas os tubos, porque servirão de parâmetro para a seleção e indicação do tipo de tubo utilizado. Num conduto hidráulico, devido às diferentes cotas em que são instalados, decorrente do perfil topográfico, têm-se, como conseqüência, diferentes pressões ao longo deste conduto. Assim, é comum utilizar para cada trecho um tipo de tubo com material compatível à pressão submetida.
Na irrigação e no abastecimento de água é comum utilizar tubos com materiais... seja ele( PVC, polietileno, ferro galvanizado, ferro fundido, etc.) cada qual com suas particularidades e resistências às pressões. Lembrando que, deve-se selecionar para uso aquele que tenha um melhor custo benefício, e que seja adequado a pressão de trabalho.
Policloreto de Vinila (PVC)
O PVC rígido é o material adequado para o transporte de água, pois evita contaminações externas e previne perdas por vazamento, devido à fácil e eficiente soldagem entre os tubos e as conexões. Ocupa lugar de destaque no saneamento e irrigação.
Principais características do PVC
Durabilidade: Produtos confeccionados a partir do PVC têm vida longa
Não inflamável: devido ao cloro existente em sua molécula, o PVC não se queima com facilidade nem inflama sozinho
Estável quimicamente: De uma maneira geral o PVC tem boa resistência a ácidos e bases o que viabiliza a sua utilização na industria médico/hospitalar, alimentícia e industrial
Recuperação de energia: o PVC tem um alto valor energético
Fácil de processar: trabalhando com equipamentos adequados, o PVC pode ser transformado em materiais termoplásticos (injeção, extrusão, calandragem, sopro e etc…)
Fácil de reciclar: Devido ao fato de ser uma resina termoplástica o PVC é 100% reciclável. 
Propriedades de barreira: baixa permeabilidade ao oxigênio e ao gás carbônico o que viabiliza sua aplicação na indústria de alimentos.
De acordo com os tipos empregados teremos características diferentes:
Estabilizantes: protegem o PVC contra a degradação do calor e da luz.
Plastificantes: dão ao PVC flexibilidade.
Lubrificantes: os internos reduzem a viscosidade do PVC fundido. Os externos impedem a aderência e retardam a solidificação.
Cargas: melhoram as propriedades mecânicas e reduzem o custo.
Pigmentos: dão ao PVC a coloração desejada, a opacidade e a proteção contra os raios Ultra Violetas.
O PVC pode ser rígido ou flexível, opaco ou transparente, brilhante ou fosco, colorido ou branco. Estas características são obtidas com a utilização de plastificantes, estabilizantes térmicos, pigmentos e outros aditivos usados na sua formulação.

Continue navegando