Buscar

Produção de Café em Minas Gerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
A manutenção da qualidade ambiental e dos ecossistemas têm se tornado em uma preocupação crescente e que afeta todas as áreas da produção humana, especialmente a agroindústria.
Aos recursos naturais como a água e o solo também devem ser somados os recursos biológicos da parte viva (biótica) dos ecossistemas da biosfera terrestre. A manutenção das espécies aí existentes e o equilíbrio nos seus números pode ser essencial quanto a manutenção da qualidade e quantidade da produção e das condições de trabalho, entre outros.
Portanto, como exemplo introdutório nesta disciplina, você deverá procurar um exemplo de como pode ser feita a equalização entre a produção agroindustrial (esteio essencial da economia brasileira) com a necessidade de se manter os recursos naturais e minimizar os impactos aos ecossistemas. Recomenda-se em especial sites como os da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para procurar alguns destes exemplos de produzir com controle dos impactos e maximização dos recursos.
Assim, a partir do exemplo que você escolher, responda no espaço abaixo, as seguintes questões:
- qual tipo de produto agropecuário foi o escolhido?
- que região este produto apresenta a maior produção?
- qual o tipo de ecossistema que é mais comum ou dominante na região de maior produção?
- esse produto é nativo ou é importado nesta região?
- quais as características físicas do meio que permitem o plantio deste produto?
- que tipo de recomendações são feitas para garantir a qualidade ambiental? Ela envolve espécies das comunidades locais?
Embase sua resposta na sua pesquisa e nas leituras recomendadas.
Sua resposta
- Produto: café (Coffea arábica). - Região de maior produção: Minas gerais (53% da produção em 2016). - O ecossistema mais comum é o cerrado. - É um produto importado, sendo originário do oriente médio. - Localizado em altitudes entre 800 e 1250 metros, com estações do ano bem definidas. - Uma das recomendações é evitar o plantio em áreas de encostas dos morros, ou então utilizar técnicas de curva de nível para evitar erosão, e a manutenção de faixas de mata nativas para proteção de áreas de nascentes e servir de abrigo para espécies de animais insetívoros. 
Enviado em: 08/04/2021 20:06
Padrão de resposta esperado
- Produto: café (Coffea arábica).
- Região de maior produção: Minas gerais (53% da produção em 2016).
- O ecossistema mais comum é o cerrado.
- É um produto importado, sendo originário do oriente médio.
- Localizado em altitudes entre 800 e 1250 metros, com estações do ano bem definidas.
- Uma das recomendações é evitar o plantio em áreas de encostas dos morros, ou então utilizar técnicas de curva de nível para evitar erosão, e a manutenção de faixas de mata nativas para proteção de áreas de nascentes e servir de abrigo para espécies de animais insetívoros.

Continue navegando