Buscar

Atividade - Declaração de direitos do homem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direito das relações étnico-raciais
PROFESSOR: José Vicente
ALUNO: Gevanildo Novais (8232)
TEMA: Fundamentos da igualdade presentes na Declaração dos direitos do homem e do cidadão, de 1789, na França.
O objetivo deste trabalho é analisar os fundamentos da igualdade, ou não discriminação, presentes na Declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1789, verificando quais foram os argumentos e fundamentos para a revolução que culminou na derrubada da monarquia, juntamente com a nobreza e o clero, e consequente, na ascensão da burguesia.
O primeiro fundamento da igualdade apresentado na presente declaração é o conhecimento, já no preâmbulo aquela assembleia considera a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem como as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos Governos.
O artigo primeiro afirma que os homens nascem e são livres e iguais em direitos. Homens aqui no sentido restrito mesmo do termo, uma vez que mulheres e crianças não estavam contempladas nessa declaração de igualdade. Posteriormente, essa declaração inspirará a Declaração universal dos direitos humanos, essa muito mais abrangente.
O direito à igualdade, presentes nesse documento, é marcadamente de segunda dimensão, ou de exigência de uma prestação positiva do Estado, no sentido de promover os direitos sociais, econômicos e culturais.
O direito de terceira dimensão, que exigem prestação positiva do Estada, ou seja, de fazer algo em benefício do cidadão, é ainda incipiente nessa declaração. Marcadamente presente na ideia de fraternidade.

Outros materiais