Buscar

Estudo de caso - cenários socioeconomicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso - Cenários Socioeconômicos
Comportamento do consumidor
É sabido que nossas decisões de consumo são guiadas pela escassez e pela necessidade, e no que se refere a teoria da utilidade: quanto mais se consome de um bem, maior é a utilidade total. A teoria busca comparar e classificar as escolhas de cada bem, cada pessoa vai pagar por um produto ou serviço se aquilo lhe trouxer satisfação. Quanto maior a satisfação, maior o valor que a pessoa vai querer pagar. Isso significa dizer que, de acordo com a teoria marginal, um produto passa a custar menos a partir do momento em que ele se torna muito abundante, fazendo com que a sua utilidade marginal diminua. Se lhe perguntássemos hoje: o que você prefere ganhar de presente? Uma garrafa cheia de água potável ou uma pedra de diamante? Provavelmente a sua resposta, assim como a de grande parte das pessoas questionadas, seria: uma pedra de diamante.
Contudo, é neste ponto que chegamos no conceito da Teoria da Utilidade Marginal: quanto menor a quantidade de um determinado bem, maior será a tendência de supervalorizarmos o mesmo, atribuindo-lhe valor pela sua escassez.
Perceba que no exemplo da água e do diamante, mesmo a água sendo valiosa em razão da sua utilidade, não lhe damos a importância que lhe cabe, pois temos uma quantidade enorme à nossa disposição. No entanto, se formos para o meio do deserto e oferecermos a uma pessoa um saco de diamantes ou um copo de água, é muito provável que o indivíduo escolha a água.

Continue navegando