Buscar

Aprendizagem colaborativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os problemas atualmente encontrados na gestão pública poderiam ser sanados por meio da Gestão do Conhecimento?
A solução para a um bom desempenho administrativo ocorre quando cada um dos seus membros toma o seu lugar apropriado, o seu lugar real e assume o seu papel cuidando da parte que lhe cabe. As mudanças são necessárias, até porque é preciso acompanhar a evolução natural que ocorre em todos os setores da vida. As empresas públicas e privadas e os processos de trabalho também, e os gestores devem estar preparados a fim de organizar, planejar minuciosamente cada movimentação para alcançar o melhor desempenho possível em cada setor. Apesar de todos esses avanços nada substitui o elemento humano. O mundo espera muito das pessoas, porém as pessoas exigem muito do mundo. O cultivo de um ambiente democrático favorável ao respeito praticado por todos deve ser um princípio a ser seguido, é necessário aceitar ser a mediação da transformação do ambiente de trabalho, pois sem essa aceitação as mudanças não ocorrerão.
Quando se trata de desenvolvimento institucional, um dos itens que se pode identificar são as mudanças que os próprios membros da administração percebem como necessárias para torná-la mais capaz de atingir seus objetivos e cumprir sua missão. 
Quais os desafios presentes no setor público que dificultam o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento?
Os desafios enfrentados pela administração pública no cenário atual são muitos buscando se adaptar as transformações do cenário sem perder a qualidade dos serviços ofertados de forma racional e organizada. O mundo do trabalho, se transformou, estabelecendo novos padrões de tecnologia, presencia-se um redirecionamento marcante nos alicerces tecnológicos em todos os setores e que evolvem significativos problemas econômicos, sociais e políticos. Num mundo altamente competitivo que exige dos profissionais um constante aperfeiçoamento e conviver com os valores da nova ordem mundial. Como em tudo, existem os prós e contras dos modismos sociais e econômicos e deve-se saber conviver com eles. A velocidade com que as informações, os saberes, os conhecimentos circulam é a mesma velocidade que os profissionais necessitam para acompanhar o mercado. A diversidade dos recursos colocados à disposição pode ser uma ferramenta bastante eficaz na preparação de profissionais para a competição em nível mundial. Nesse caminho é necessário criar uma alternativa civilizatória, onde liberalismo, individualismo, egoísmo, sejam substituídos por solidariedade, humanismo, pacifismo, civismo, preocupação com a coletividade. 
Como superar as barreiras existentes ao desenvolvimento da Gestão do Conhecimento nas instituições públicas, levando em conta as características dessas organizações?
Uma organização reflete as políticas que pratica, desde o cuidado com o tratamento com os clientes até o cuidado com que trata seus funcionários, seja ela pública ou não. As boas relações são importantes para poder alcançar os objetivos, nesse contexto está o conhecimento, é através dele que a administração poderá racionalizar a oferta de serviços em todos os setores da administração, manter as relações sociais, suas crenças, os conhecimentos, os valores, os desejos, as intenções, as expectativas, as esperanças, os sentimentos, os pensamentos, os compromissos mútuos, os diálogos paralelos e invisíveis etc.

Outros materiais