Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

M.A.F. sexo masculino, 70 anos, refere há 30 dias tosse seca, em crises, e há uns 10 dias com secreção amarelada. Neste período discreta sensação de dispneia aos grandes esforços, com dor ventilatória dependente no 1\3 inferior do hemotórax direito. Nega febre. Refere ainda anorexia e perda de 3 kg nestes últimos 30 dias. Tabagista há 50 anos. 
Exame Físico: Peso 50 kg, altura 1,70. Bom estado geral. Cianose de extremidades +\4
1) Quais os sintomas relevantes neste caso? 
Tosse seca a 30 dias, secreção amarela a 10 dias, anorexia, dor no 1/3 no hemotórax direito, dispneia, anorexia
2) Correlacione os sintomas apresentados com algumas estruturas do sistema respiratório tais como: traqueia, diafragma, pulmões, pleuras e etc
Traqueia> tosse e secreção, diafragma> ventilação dependente, pulmões> dispneias, pleura> dor ventilatoria
3) Correlacione os sintomas atuais, com prováveis já existentes.
Fumante> dispneia por obstrução dos alvéolos, tosse 
O paciente foi medicado e houve melhora clinica por uns 7 dias, mas após esse período, retorna com os mesmos sintomas, e recorda se que há uns 60 dias teve um engasgo enquanto se alimentava. Assim o médico realizou a hipótese diagnostica de aspiração de corpo estranho. Na radiografia de tórax : opacidade do lobo inferior direito, por obstrução provavelmente de um brônquio. 
4) Quais os segmentos comprometidos? 
Os segmentos do lobo inferior direito, que são > basilar: medial, lateral, anterior, posterior e o superior
5) Qual o provável brônquico obstruído? 
Bronquiolo lobar inferior direito
6) Explique através da anatomia porque nas aspirações de corpos estranhos, há o comprometimento do pulmão direito. 
Porque o brônquio direito é mais verticalizado do que o esquerdo 
7) Sabendo se que o paciente é um tabagista de longa data, e que provavelmente tem DPOC ( doença pulmonar obstrutiva crônica ), como poderia estar a capacidade vital numa prova de função pulmonar? 
Comprometida, pois o lóbulo inferior direito esta obstruído, diminuindo, assim, a capacidade inspiratória que é agravada pelo uso de tabaco há 50 anos. Consequentemente obstrui os brônquios (aumentando o volume residual) e destruindo os alvéolos diminuindo a hematose 
*volume residual = volume do ar que permanece no pulmão ao fim de um expiração máxima
8) Se pudéssemos aferir o volume residual, como estaria? 
Aumentado, pois os brônquios obstruídos não conseguem expirar o ar da mesma maneira
9) Na primeira consulta foi notado cianose de extremidades. Qual a relação desse achado clinica com a fisiologia respiratória? E provavelmente com a fisiopatologia?
A falta de oxigenação aumenta a concentração de gás carbônico, consequentemente torna as extremidades azul-arroxeada.
10) Houve, portanto, a necessidade de se retirar todo o lobo inferior direito, e após 3 dias do ato cirúrgico, o paciente referiu intensa dispneia, e o médico disse que havia tido um sangramento muito importante. Existe relação entre dispneia e essa perda de sangue? 
Tem relação, pois há menos hemácias para transportar oxigênio 
11) Foi realizado um novo rx de tórax para a paciente, e percebeu se que a cúpula diafragmática direita estava bem mais alta do que a esquerda, que muito provavelmente foi devido a lobectomia inferior direita. Mas percebeu ainda que poderia ter lesionado um nervo que fez com que o diafragma ficasse paralisado. Qual foi o nervo lesionado?
Nervo frênico – ramo do nervo vago(10)
12) Após um período o paciente retorna ao consultório, já com boa melhora clínica, sem mais o corpo estranho que foi retirado por broncoscopia, e refere ter parado de fumar há uns 30 dias, e que houve um aumento da secreção pulmonar. O médico explicou que isso era de se esperar, porque estava relacionado aos cílios brônquicos. Assim, como você poderia explicar esse aumento de secreção pós cessação do tabagismo, com os cílios brônquicos? (essa resposta está na microscopia eletrônica dos cílios brônquicos )
Devido ao uso excessivo do tabaco os tecidos sofreram metaplasia transformando o tecido epitelial pseudoestratificado ciliado para cubico simples, como parou de usar tabaco o tecido retornou ao original que secreta muco e transporta partículas pelos cílios

Mais conteúdos dessa disciplina