Buscar

Exercício - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 202001618054)
	Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses.
( ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos.
( ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução.
( ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação.
( ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
	
	V, V, V, F.
	
	F, V, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	V, F, F, V.
	
	V, F, V, V.
	 2a Questão (Ref.: 202001788026)
	O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
	
	interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
	
	primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
	
	Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
	
	contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
	
	subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
	 3a Questão (Ref.: 202001593824)
	Podemos definir a Sociedade da Informação como:
	
	Uma proposta multidisciplinar com influencia em diferentes áreas de pensamento, que integra as tecnologias de informação e comunicação visando a cooperação e compartilhamento do conhecimento;
	
	O crescente uso das tecnologias pelas organizações para disseminação de conhecimento e informação;
	
	Uma proposta política de utilização da internet como ferramenta de educação, produção e disseminação da informação
	
	Uma organização de empresas independentes que visa a unificação dos padrões de comunicação a nível internacional;
	
	A dinâmica de interação entre pessoas e empresa através das ferramentas de rede social;
	 4a Questão (Ref.: 202001618483)
	Correlacione corretamente a definição ou característica a um dos conceitos: Seus nativos utilizam as TIC para comunicação, atividades financeiras e econômicas, lazer, interação, enfim, tem naturalidade e espontaneidade no uso das novas tecnologias.
	
	geração digital
	
	revolução digital
	
	imigrantes digitais
	
	negócios digitais
	
	Internet
	 5a Questão (Ref.: 202002180846)
	Para compreender a exclusão digital é fundamental situá-la na perspectiva de seu lugar na dinâmica de cada sociedade e do sistema internacional, como um elemento no conjunto de bens e serviços que determinam a qualidade de vida, a desigualdade social e as chances de desenvolvimento econômico. (SORJ, Bernardo. brasil@povo.com - A luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Disponível em:
< http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001346/134613por.pdf >. Acesso em: 20 de mar.2015.)
· Marque a opção que não está de acordo com o enunciado da questão.
	
	
A exclusão digital não possui forte correlação com as outras formas de desigualdade social.
	
	Não são poucos os que argumentam que o problema da exclusão digital é irrelevante ou secundário, já que as novas tecnologias seriam um luxo de uma sociedade consumista e que a desigualdade deve ser combatida nas carências de alimentação, habitação, saúde e emprego.
	
	O combate à exclusão digital deve ser concomitante e articulado ao conjunto do elenco de políticas sociais de luta contra a desigualdade social.
	
	A exclusão digital possui forte correlação com as outras formas de desigualdade social, e em geral, as taxas mais altas de exclusão digital encontram-se nos setores de menor renda.
	
	As novas tecnologias não são uma panacéia para os problemas da desigualdade, elas constituem hoje uma das condições fundamentais da integração na vida social.
	 6a Questão (Ref.: 202001790624)
	"a ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um "agir profissional" correto e adequado para com a sociedade em que se insere e, no mais das vezes, materializa-se por meio de regras, expressas em códigos de ética, orientadores da conduta profissional de um dado segmento".
Refletindo sobre o conceito, marque a alternativa que representa uma ação que respeita a ética profissional:
	
	Interferir no trabalho de terceiros em TI sem autorização.
	
	Proteger empregadores que não têm conhecimento técnico da área de TI e mantém relação baseada apenas em confiança com seus colaboradores.
	
	Não revelar informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais.
	
	Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
	
	Utilizar ou copiar software sem direito ou autorização para tal.
	 7a Questão (Ref.: 202001793369)
	A convergência tecnológica e a telefonia móvel aumentam a procura por desenvolvedores de aplicativos móveis, tanto em design como na produção de games. Assinale a alternativa que mostre porque o desenvolvimento de conteúdo para aparelhos móveis cresce assustadoramente:
	
	A profissionalização das empresas e o aumento da importância da tecnologia como área estratégica dentro do negócio são os principais fatores para o crescimento do mercado
	
	A necessidade de mudança de uma postura ativa para uma postura passiva
	
	O profissional da área de TI necessita fundamentalmente desenvolver suas competências técnicas, não sendo importante desenvolver habilidades pessoais e sociais, tais como empreendedorismo, inovação e boa relação interpessoal
	
	Determinismo com foco na Ciência
	
	Determinismo com foco na Sociedade
	 8a Questão (Ref.: 202001716537)
	A SBC está trabalhando na constituição de um Conselho Nacional de Auto-Regulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de Ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político. Fonte: http://www.sbc.org.br, acessado em 17/10/2010 De acordo com cenário idealizado pela SBC para o exercício das atividades de Informática no País, assinale a opção INCORRETA:
	
	Desvalorização do diploma de cursos superior como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica e indicador de elevado potencial de competência profissional
	
	Uso do controle de qualidade de produto para garantia da satisfação do consumidor
	
	Competência profissional e posse do conhecimento como principais diferenciais a serem utilizados pela Sociedade e pelas empresas na contratação de serviços profissionais
	
	Os conhecimentos obtidos através da experiência em atividades da área conferem competência para exercer uma profissão, independente da formação acadêmica
	
	Regime de liberdade ao trabalho na profissão de Informática em todo o País
	 9a Questão (Ref.: 202001716523)
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamandode Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas:
I. Infra-estrutura e acesso: facilidades coletivas e individuais de acesso local a baixo custo;
II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base nas sentenças acima assinale a alternativa CORRETA:
	
	Nenhuma sentença está correta.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	 10a Questão (Ref.: 202001616477)
	Analise as sentenças abaixo sobre sustentabilidade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Atualmente, é mandatório que o profissional da área de TI compreenda os conceitos de desenvolvimento sustentável e TI Verde, conhecendo as melhores práticas e experiências e aplicando-as em seu exercício profissional;
II. Segundo Takahashi (2009), as práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis: incrementação tática, estratégico e "a fundo";
III. O conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em TI está relacionado à capacidade de uma organização gerir seus ativos tecnológicos de forma eficaz, buscando o equilíbrio sócio-econômico-ambiental.
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	Todas as sentenças estão corretas.

Continue navegando