Buscar

A5 SERVIÇO SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE / FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A5 SERVIÇO SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE - SERVIÇO SOCIAL
GABARITO 
PERGUNTA 1
1. Ana Claudia foi recém contratada para trabalhar em um Centro de Referência Especializado da Assistência Social no município de Salvador – BA. Nos primeiros meses de atuação profissional nesse espaço sócio ocupacional, Ana Claudia foi surpreendida com a informação de outra colega, também assistente social, de que somente os profissionais de psicologia são responsáveis por desenvolver os relatórios que dizem respeito aos atendimentos interdisciplinar, cabendo aos assistentes sociais apenas concordar com essa sistematização e assinar os relatórios produzidos. 
Diante do contexto narrado, qual deverá ser a postura de Ana Claudia? 
	
	
	Ana Claudia deverá se posicionar contrária à assinatura dos pareceres emitidos por outros profissionais e propor uma reunião em equipe para alinharem a condução do trabalho a partir da resolução 557 de 2009. 
PERGUNTA 2
1. Luciane é assistente social e depois de 04 anos de formada conseguiu se inserir em um espaço sócio ocupacional para atuar como assistente social, devido sua aprovação em um concurso público. Assim que ela tomou posse, começou a se deparar com várias questões que são inerentes ao exercício profissional, um deles é o conhecimento dos instrumentais técnicos que são privativos do profissional assistente social.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os instrumentos de trabalho privativos dos/as assistentes sociais:
Relatórios, pareceres e laudos sociais.
 
PERGUNTA 3
1. O relacionamento da teoria e da prática nas discussões em equipes interdisciplinares permite um processo contínuo de reflexão-ação que traz, subjacente, o ato avaliativo. Para tanto, é pertinente e indispensável que os profissionais dessas equipes de trabalho, privilegiem em suas discussões de casos e/ou procedimentos o uso dos recursos teóricos para subsidiar suas ações de modo reflexivo e crítico.
Ao desenvolver a prática de se apropriar das teorias nos trabalhos em equipe, os profissionais estarão produzindo novos:
Conhecimentos.
PERGUNTA 4
1. Os/as assistentes sociais atuam na prática com profissionais das mais distintas áreas da ciência e do saber, tais como advogados, pedagogos, psicólogos, médicos, engenheiros etc. A lei que regulamenta a profissão estabelece que a emissão de relatórios, perícias entre outros documentos em matéria de serviço social é privativo do assistente social. Considerando a crescente demanda para que assistentes sociais atuem em equipes interdisciplinares, o CFESS instituiu uma resolução que normatiza e orienta a emissão de documentos pelos assistentes sociais.
Qual das alternativas indica corretamente essa resolução? 
resolução 557, de 2009.
PERGUNTA 5
1. Todo profissional de serviço social necessita apresentar conhecimento a respeito da legislação que regulamenta a profissão juntamente com o código de ética profissional. Deve compreender que tais orientações de ordem profissional, tem por objetivo dirigir sua intervenção baseada na ética profissional. Desse modo, esse conjunto de regulamentação guia o sentido político do fazer profissional. BRASIL. Lein°8662 de 07 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm acesso em: 08/05/2020.CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993. Brasília-DF. 
Com base nessa informação, assinale a opção que diz respeito ao projeto ético político do Serviço Social.
	
	
	O projeto ético político da profissão está vinculado ao projeto de transformação da sociedade. 
PERGUNTA 6
1. O lugar destinado ao assistente social para realização dos atendimentos sociais aos seus usuários precisa ser dotado de espaço satisfatório, pois é voltado à realização das intervenções de atendimentos individuais e/ou coletivas. Esse espaço é definido de acordo com a característica do tipo de atendimento que o programa e/ou serviço desenvolve para a população. Além disso, é basilar que se tenha armários exclusivos para o arquivo dos prontuários das pessoas atendidas, e que esse arquivo seja de manejo tão-somente dos profissionais afim de garantir o sigilo. CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Dispõe sobre a resolução 493 de 2006 Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao_493-06.pdf acesso em: 05/05/2020. 
Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde à resolução relativa ao tema apresentado:
2. resolução 493 de 2006
PERGUNTA 7
1. A profissão do Serviço Social teve sua regulamentação em 1993, através da lei n° 8662. Ela diz respeito de quais são as atribuições que são privativas dos assistentes sociais, e que ele deverá desenvolver nos espaços sócio ocupacionais, além de apresentar quais as competências que o profissional possui, além de mencionar outras providências a respeito do exercício profissional do Serviço Social no Brasil. BRASIL. Lein°8662 de 07 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm acesso em: 07/05/2020.
Considerando as informações acima, avalie as seguintes afirmações:
I. Poderão exercer a profissão do Serviço Social os possuidores de diploma de curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido. 
II. Permite-se o exercício da profissão do Serviço Social sem prévio registro nos Conselhos Regionais de Serviço Social. 
III. Constitui-se atribuição privativa no exercício da profissão, a elaboração de relatórios, laudos e pericias em matéria de Serviço Social. 
IV. Permite-se ao assistente social no exercício da profissão desenvolver suas atividades com o mínimo de duração de trabalho de 40 horas semanais. 
É correto apenas o que se afirma em: 
I e III, apenas.
PERGUNTA 8
1. A profissão do Serviço Social se coloca na cena contemporânea enquanto uma profissão que representa uma categoria profissional, sendo o assistente social considerado o trabalhador da categoria, ou seja, vendem sua força intelectual de trabalho para manter a sua subsistência. Esses profissionais possuem uma formação acadêmica considerada generalista, e que permite a eles atuarem em vários espaços ocupacionais. No entanto, essa atuação, mesmo sendo generalista, principalmente em equipe interdisciplinar, exige que o/a assistente social saiba quais são os instrumentos dos quais ele pode se apropriar no exercício de sua atividade, assim como deve saber quais instrumentos não são de sua atribuição utilizar.
 
Em relação aos instrumentais de trabalho do/a assistente social, analise as afirmativas assinalando com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
 
( ) A escuta é um instrumento do assistente social, visto que é por meio dela que o/a profissional terá condições de captar as reais necessidades sociais do sujeito em atendimento.
( ) A terapia cognitiva comportamental, realizada de forma individual com o sujeito atendido, é um dos mais importantes instrumentais que o assistente social possui para subsidiar seu fazer profissional.
( ) A linguagem se torna um dos importantes instrumentos a subsidiar o assistente social na elaboração de outros instrumentais como: relatórios, pareceres, atendimento e entrevista.
(	) A observação se configura como um importante instrumento profissional, que também é usado na composição de outros instrumentais, permite ao assistente social ter mais segurança na condução dos casos.
V-F-V-V
PERGUNTA 9
1. A trajetória histórica da elaboração do projeto ético político profissional dos/as assistentes sociais brasileiros, teve início a partir dos anos 80, quando profissão iniciou seu processo de amadurecimento acadêmico. Nesse momento, a área assume a teoria social crítica e desenvolve um Programa de Pós-Graduação em strictu sensu. No ano de 1993 se consolida por meio da promulgação do código de ética profissional, que estabelece várias orientaçõeséticas, além de outros princípios que são considerados fundamentais.
Considerando os princípios mencionados, assinale a alternativa que indica um dos princípios que norteiam a ética profissional.
	Liberdade enquanto valor ético e central.
PERGUNTA 10
1. Helenice está iniciando seu primeiro estágio curricular em Serviço Social, e sua supervisora de estágio lhe informou que é fundamental a leitura de vários documentos próprios da profissão. Após a leitura das resoluções, ela irá apresentar documentos específicos daquele espaço ocupacional. O primeiro documento que ela começou a ler foi sobre a resolução do CFESS, que determina como deve ser a conduta dos/as profissionais diante do sigilo nos registros de atendimento dos casos.
Tendo esses documentos em consideração, assinale a alternativa que define um material técnico sigiloso:
	
	
	Material técnico sigiloso diz respeito às informações que devem ser mantidas em sigilo por comprometer a vida das pessoas e ainda provocar outros danos como exposição de suas necessidades.